Já conhece a parceria entre Imaginie e Guia do Estudante? Toda semana tem proposta de redação nova e as primeiras pessoas que se cadastrarem ganham uma correção gratuita. O tema dessa semana já está no site. Fique de olho!
“Grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas, sempre atraíram grande atenção do público. Em 2016, o Brasil foi escolhido para representá-la. No entanto, a luxuosidade do evento se contrasta com as precárias condições sociais passadas pelos cidadãos e o crescente desgaste ambiental, provocando protestos das mais diversas camadas sociais.
Nas últimas semanas, a dívida acumulada levou o Rio de Janeiro a decretar estado de calamidade pública. No entanto, vultosas quantidades de dinheiro foram destinadas para os Jogos Olímpicos, tornando o evento desse ano como um dos mais caros na história. Isso ocasiona menor investimento público em setores essenciais à vida social, como o da saúde, educação e segurança, afetando principalmente a comunidade carente, que não possui recursos para atendimentos eficazes em redes privadas.
Diante disso, grande parte da população se mostra revoltosa. Vê-se, principalmente em redes sociais, reuniões entre grupos populacionais que têm como objetivo apagar a tocha, à medida que ela percorre o país, que dialoga com a recente manifestação de policiais ocasionada pela falta de pagamento e de estrutura, destaque nos grandes jornais internacionais. Essas medidas têm por objetivo chamar a atenção da mídia para os problemas socioeconômicos por que passa a atual população brasileira.
Essa indignação também afeta grandes esportistas internacionais, vista na recente recusa de virem ao Brasil em razão da precária situação ambiental passada pela cidade sede, sobretudo revelada na poluição marinha. Esse problema, provocado pelo despreparo estadual na gestão de recursos, agravar-se-á devido à grande quantidade de resíduos provenientes de pessoas atraídas pelos jogos, podendo provocar problemas irreversíveis ao ecossistema marinho.
Diante disso, é necessário entender que o país tem outros desafios a vencer, como a baixa escolaridade média, a falta de creches e a grande crise político-financeira que atinge a todos os habitantes. A vinda das Olimpíadas apenas resultará no repasse de verbas para a manutenção e funcionamento do evento e na dissimulação da real situação brasileira pela massa informacional.”
Análise da proposta:
A proposta de redação pede a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Rio 2016 – O legado Olímpico. Esse gênero de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações e o objetivo central é convencer o leitor de seu ponto de vista.
A estrutura do texto dissertativo-argumentativo deve possuir: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução o candidato deve contextualizar o tema abordado e já assumir um ponto de vista. No desenvolvimento, apresentar os argumentos. Para construir argumentos sólidos e difíceis de serem refutados é necessário estar por dentro do assunto, por isso é importante acompanhar o noticiário, ler revistas, jornais e sites de notícias. Ao concluir, o estudante também precisa apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos e que seja possível de ser realizada.
Fuga ao tema, desrespeito aos direitos humanos e descumprimento do gênero dissertativo-argumentativo podem anular a redação do ENEM. Não cometa esse erro!
Análise da redação do aluno:
O estudante deve ficar atento e não deixar de elaborar a proposta de intervenção. É importante também que ele revise as características do gênero argumentativo para saber o que escrever em cada parte e os elementos de coerência e coesão para estruturar e organizar bem o texto.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: O estudante cometeu alguns desvios ortográficos que devem ser evitados.
Exemplo: “Isso ocasiona menor investimento público em setores essenciais à vida social, (1) como o da saúde, educação e segurança, (2) afetando principalmente a comunidade carente, que não possui recursos para atendimentos eficazes em redes privadas.”
– (1) Sempre que destacar, enumerar um elemento ou sequência, usa-se os dois pontos, vírgula ou travessão.
– (2) O verbo no gerúndio é para expressar ação simultânea, não ação sequencial. O modo verbal que prevalece no discurso é o presente do indicativo e o pretérito, para relacionar fatos do argumento. Não deixe de estudar as características do gênero argumentativo.
Exemplo: “Diante disso, grande parte da população (3) se mostra revoltosa.”
– (3) O correto é: mostra-se. É importante estudar as regras de colocação pronominal: ênclise, próclise e mesóclise.
Exemplo: “Essa indignação também afeta grandes esportistas internacionais, vista na recente recusa de virem ao (4) Brasil em razão da precária situação ambiental passada pela cidade sede, sobretudo revelada na poluição marinha.”
– (4) Sempre que um período for composto por coordenação ou subordinação usamos a vírgula entre as orações ou conjunção se for o caso. Para identificar a oração, localize o verbo ou a locução verbal, pois formam o núcleo da oração.
Exemplo: “Esse problema, provocado pelo despreparo estadual na gestão de recursos, agravar-se-á devido à grande quantidade de resíduos provenientes (5) de pessoas atraídas pelos jogos, podendo provocar problemas irreversíveis ao ecossistema marinho.”
– (5) “[…] que serão atraídas […]” Quando a ação é hipotética, usa-se o modo verbal no subjuntivo.
Competência II – Compreender a Proposta: O parágrafo de introdução é uma breve apresentação sobre o tema. É importante fazer a contextualização, usando um fato histórico, citação de autoridade de conhecimento. Mas também é importante expor o ponto de vista, a tese que será defendida ao longo do texto deve ficar explícita na introdução.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
Exemplo: “Nas últimas semanas, a dívida acumulada levou o Rio de Janeiro a decretar estado de calamidade pública. No entanto, vultosas quantidades de dinheiro foram destinadas para os Jogos Olímpicos, tornando o evento desse ano como um dos mais caros na história.”
– Sempre que defender o ponto de vista na argumentação procure citar exemplos de fatos concretos, dados estatísticos, retirados de fontes sérias que validem o argumento. Como a prova do Enem cobra temas da atualidade é muito importante que você leia jornais, revistas ou sites de notícias. Isso irá te ajudar muito na hora da construção de seus argumentos. Deve-se evitar argumentos óbvios, desgastados. Também é necessário trazer uma provocação ao debate.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
Para evitar repetição de ideias, palavras. Sempre que precisar retomar ou antecipar uma palavra, ideia dentro do argumento, recorra a um elemento de coesão (pronomes, conjunções, pronomes, advérbios etc). Esses conectivos têm por função evitar repetições que comprometem a qualidade do texto. Veja nossa dica sobre coesão e coerência.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
O parágrafo de conclusão é para apresentar uma solução para o problema abordado nos argumentos anteriores. Como mudar essa situação? Quem e como poderá mudar? Quem será o público-alvo dessa intervenção? Ao responder a essas questões, você estará apresentando a solução efetiva para o problema. Não deixe de apresentar uma proposta de intervenção e lembre-se: sua proposta precisa respeitar os direitos humanos.