O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de qualificação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861 (14 de abril de 2004). O exame é componente curricular obrigatório para alunos concluintes dos cursos que serão avaliados e é um requisito para a emissão do histórico escolar e do diploma. No histórico escolar é registrada a condição de regularidade somente se o aluno realizar a prova do ENADE, ou seja, se ele não fizer o exame, não poderá colar grau e não terá o diploma expedido.
O exame tem como objetivo avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
A partir do resultado da prova é divulgado o boletim de desempenho do estudante, relatório do curso, relatório da área, relatório da instituição e resumo técnico. Todos esses relatórios ficam disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Mas porque o resultado do ENADE é tão importante para as universidades?
O bom desempenho do estudante na prova do ENADE influencia na nota que o curso e a instituição receberão, ou seja, uma nota baixa pode depreciar o valor do curso e, principalmente, da instituição de ensino. Cursos que obtiveram nota abaixo de 3 (três) pontos podem sofrer sanções como, abertura de novas vagas, impedimento de realizar novos contratos de programas como Prouni, Fies e Pronatec. E os alunos também são afetados, pois o diploma de graduação é menosprezado no mercado de trabalho.
A prova do ENADE é composta por cinco questões discursivas e trinta e cinco questões objetivas e é realizada todo ano. A divulgação do conjunto de cursos participantes do ENADE é feita pelo INEP alguns meses antes da realização da prova. A cada ano são avaliadas diferentes áreas do conhecimento, definido por meio de um rodízio, que se repete trienalmente.
As notas do exame variam de 1 a 5. O critério adotado define que as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias, a nota 3 é considerada satisfatória (atende a expectativa do INEP/MEC), enquanto 4 e 5 indicam níveis mais elevados de qualidade.
Quer preparar seus alunos para a prova do ENADE?
Entre em contato conosco. A Imaginie oferece soluções que podem te ajudar a resolver este problema.
Para mais informações entre em contato conosco.