Veja exemplo de redação da segunda aplicação do ENEM 2016: Caminhos para combater o racismo no Brasil.
Uma das principais metas do Brasil é, sem dúvida, combater o racismo. Embora esse índice tenha diminuído nos últimos anos, com o aumento de consciência populacional, ainda há muito a ser feito, pois é algo que percorre o Brasil desde o período colonial. A carência de professores na área de humanas em escolas públicas associada à propagação do racismo intrínseco da mídia, são alguns dos desafios.
A carência de docentes nas áreas de sociologia e filosofia ainda é muito vigente. Isso reflete diretamente na visão de mundo dos jovens, pois essas são matérias que trabalham vertiginosamente a cidadania desmistificando esta visão de diferentes raças, pois já foi comprovado que existe apenas uma raça, a diferença está na cor e nas diversas culturas, e são temas como esses que leva o indivíduo a despertar o senso crítico e aprender a respeitar o próximo. Segundo a antropóloga Yvone Maggie com o aumento da escolaridade há uma diminuição no preconceito.
Outro importante fator é a propagação de racismo na mídia, com as telenovelas. Em quase todas as novelas brasileiras o negro sempre é tratado com inferioridade diante dos brancos, pois a classe rica é sempre composta por brancos enquanto a classe pobre é vivida pelos negros, como se isso fosse algo banal diante da população e a mídia difunde o racismo de forma imperceptível.
Diante dos fatos mencionados medidas devem ser tomadas a fim de combater o racismo. Para isso, o governo precisa intervir diretamente na especialização e promover docentes para as escolas públicas. O Ministério da Educação deve atuar nas escolas, com eventos, palestras, promover projetos científicos que desperte a socialização com as diversas culturas, pois, segundo Paulo Coelho, só a educação pode mudar as pessoas. Ainda é necessário que a mídia pare de alienar as pessoas, buscando disseminar propagandas e telenovelas que tratem do racismo com seriedade, buscando apoiar a diversidade.