Ao construir uma redação, é preciso ficar atento a detalhes importantes, como a boa articulação entre as partes do texto: a chamada coesão textual.
Afinal, é hábito da banca avaliar de forma mais rígida se o aluno atende aos requisitos das competências 3 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) e 4 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação).
Por isso, é preciso reforçar um aspecto importantíssimo na redação: a retomada de ideias. Para te ajudar nesse processo, a equipe da Imaginie preparou um conteúdo completo sobre o assunto, com 8 dicas práticas. Continue lendo e confira!
8 dicas para retomar ideias na redação
Confira nossa lista com 8 dicas imperdíveis para retomar as ideias em sua redação.
1. Atente-se ao planejamento e organização do texto
Quando as ideias são apresentadas de forma clara e objetiva, a redação possui uma sequência de desenvolvimento que obedece às regras de coesão e coerência. Por isso, você deve estruturar bem seu raciocínio para que o texto seja facilmente compreensível.
2. Retomada não é repetição de informações
Você deve reiterar as ideias, ou seja, demonstrar o propósito de terem aparecido no texto, reafirmá-las, por exemplo, com o objetivo de comprovar, comparar ou exemplificar algo.
3. Coesão diz respeito à boa ligação entre as orações de um período
Isso quer dizer tanto os períodos do parágrafo quanto os parágrafos do texto como um todo. Observe se essas relações estão bem estabelecidas na redação.
Lembre-se: as suas orações e parágrafos devem conversar entre si, mantendo uma linha de raciocínio clara. Para isso, você pode usar conectivos diversos.
4. Não faça períodos muito longos
Os períodos não devem passar de 3 linhas. Mais do que isso compromete a clareza do raciocínio apresentado e indica pouca capacidade de uso das expressões coesivas.
5. Seja capaz de modalizar o discurso
Modalizar o discurso nada mais é do que adaptá-lo a um propósito específico, evitando generalizações e mantendo a assertividade.
Observe as duas orações abaixo, que podem aparecer no parágrafo de desenvolvimento de um texto:
“Percebe-se, portanto, que é preciso investir em setores que gerenciam os recursos destinados à saúde.”
“Percebe-se, portanto, que há uma falta de investimento em setores que gerenciam os recursos destinados à saúde.”
Repare que a primeira opção é um esboço de proposta no meio da argumentação. Já a segunda alternativa, ao ser reelaborada, passa a ser fundamentação do argumento, problematização, sendo, portanto, a mais adequada para o parágrafo de desenvolvimento.
6. Tenha linearidade de pensamento
“Fez as malas, despediu-se de todos e partiu.”
Repare que as ideias possuem um encadeamento lógico: algo começa, desenvolve-se e acaba (ou, em casos específicos, continua em processo). Na redação, o mesmo deve ser observado com a sua tese: é preciso que cada argumento que a sustenta tenha início, meio e fim.
Atenção às sequências temporais: “Antes não havia nem mesmo um projeto, hoje já é considerado o mais importante recurso disponível.” Os indicadores de passagem de tempo podem ser usados para ilustrar mudanças e, desse modo, auxiliar o desenvolvimento.
7. Considere a qualidade e não quantidade.
O excesso de informações não é considerado uma vantagem. A competência 3 pede “seleção” de ideias, já que devem ser relevantes e apresentadas de forma aprofundada. Portanto, escolha falar sobre aquilo que você sabe desenvolver bem.
Isso nos leva de volta à dica 1: o esqueleto de um texto é fundamental para evitar que você se perca nos argumentos e acabe apenas despejando informações, em vez de elaborá-las de forma concisa e clara.
8. Tenha um repertório diversificado de conectivos
Um bom conhecimento de conectivos é fundamental para não repeti-los ao longo do texto. Por exemplo, há inúmeras conjunções adversativas. Estude-as para variar entre os parágrafos.
Além disso, é importante conhecer bem a função desses conectivos para não usá-los de forma equivocada e comprometer o sentido que se quer passar. Por exemplo, temos a conjunção “portanto”, cujo sentido é de conclusão ou consequência de algo citado anteriormente, e “por tanto”, que indica valor ou quantidade. Exemplos:
“Não tinha dinheiro, portanto, não foi ao show.”
“Por tanto insistir, acabei aceitando o pedido.”
Como retomar a tese da redação?
Em um texto dissertativo-argumentativo como o do Enem, é esperado que o aluno use o espaço da conclusão para recuperar os argumentos desenvolvidos ao longo do texto e apresentar a sua proposta de intervenção.
Para isso, os estudantes podem se valer de algumas estratégias coesivas, como o uso de conectivos de conclusão. Alguns dos mais comuns são “portanto”, “logo”, “assim”, “dessa maneira” etc.
Para retomar a tese, porém, é fundamental que o conteúdo da redação seja coerente. Desse modo, o candidato pode reafirmar uma verdade já desenvolvida — sem, é claro, repetir com as mesmas palavras o que foi dito na apresentação da tese, durante a introdução.
Uma dica é começar o parágrafo de conclusão usando estruturas que remetem ao desenvolvimento. Alguns exemplos são “Diante do exposto”, “Com base nesses argumentos”, “A partir do que foi discutido”, etc. Desse modo, a tese pode ser reafirmada — e, como está embasada, é entendida com mais clareza.
E as citações?
Para os alunos que usam citações na redação, a retomada dessas frases na conclusão pode ser uma estratégia interessante para deixar o texto bem amarradinho. Além de ser uma técnica para retomar a tese da redação, também mostra aos avaliadores que aquele texto se manteve coerente.
Nesses momentos, é fundamental que você não faça a mesma citação duas vezes. Ao resgatá-la, use uma paráfrase e se atenha à ideia geral do texto citado — assim, você demonstra que soube interpretar o trecho e aplicá-lo a um contexto diferente do original, outra competência bem importante.
Lembre-se: as citações são uma maneira de mostrar o seu repertório sociocultural, mas seu texto não deve se basear exclusivamente nelas. Por isso, ao retomá-las, deixe claro para os avaliadores que você as leu de forma crítica.
Agora que você já sabe como retomar as ideias do seu texto, que tal começar a praticar? Conheça os planos da Imaginie e tenha redações Enem corrigidas em até 24 horas úteis, além de monitorias sempre que precisar!
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