Seria tão bom saber como melhorar a concentração, não é mesmo? Afinal, quem nunca ligou o computador para estudar e depois de 5 minutos estava no Facebook? Ou pegou o celular para ver a hora e terminou nos stories do Instagram? Quando a gente senta para estudar ou fazer qualquer outra atividade que exige concentração, fica fácil se distrair. Às vezes, até arrumar o quarto parece mais atraente!
Porém, manter o foco é necessário não apenas para que você consiga ser mais produtivo e manter o seu cronograma de atividades em dia, como também para realizar suas tarefas com qualidade.
Mas, afinal, como melhorar a concentração? Existem algumas boas práticas que você pode adotar em seu dia a dia para dedicar melhor a sua atenção ao que é realmente necessário e alcançar melhores resultados em seus estudos e atividades.
Nós separamos 13 dicas para você! Bora conferir?
Dicas de como melhorar a concentração para estudar
Autoconhecimento, resolver distrações externas e ficar offline, são algumas estratégias importantes começar a manter o foco. A seguir, veja todos as 13 dicas de como melhorar a concentração nos estudos!
1. “Conhece-te a ti mesmo”
Como já dizia o filósofo Sócrates, o autoconhecimento é fundamental para diversos aspectos da sua vida: para saber como lidar com diferentes situações, quais são os seus limites e muito mais. E isso não é diferente para você que quer saber como melhorar a concentração!
Não entendeu qual é a relação entre a concentração e o autoconhecimento? Nós explicamos: muitas distrações podem ter causas internas. Se você é uma pessoa muito ansiosa, por exemplo, pode ser difícil manter o foco com tantas preocupações rondando a sua mente.
Se você se conhece, fica mais fácil entender o que pode fazer para lidar com essas questões internas. Voltamos ao exemplo da ansiedade: algumas técnicas de respiração podem te ajudar a se manter mais focado no presente. Além disso, você pode procurar um tratamento psicológico, por exemplo, que te ajudará a ter uma rotina mais saudável.
2. Resolva as distrações externas
Não são apenas as questões internas que podem estar afetando a sua concentração. É comum nos depararmos com diversos aspectos do ambiente que distraem a nossa atenção.
Se o seu ambiente de estudos está desorganizado, por exemplo, pode ser um aspecto negativo para a sua concentração. Lembre-se de que muitas coisas entulhadas e fora do lugar podem te atrapalhar. Então, tente manter sua mesa de estudos sempre limpinha e somente com o necessário.
Também fique atento ao barulho. De repente, o local em que você está se dedicando para as suas atividades não seja o mais apropriado por conta dos sons que podem tirar a sua atenção.
Até mesmo a decoração pode te afetar! Por isso, procure por um lugar em que você esteja confortável, que tenha uma boa iluminação e que você se sinta estimulado para desenvolver as suas atividades.
3. Fique offline
Nós sabemos que o celular é uma grande fonte de distração. Por isso, o ideal mesmo é que ele fique no modo avião ou longe quando você tiver que estudar ou se dedicar a qualquer outra atividade específica.
Nós não estamos dizendo que a internet também não sirva para você estudar! Pelo contrário, por aqui encontramos muitos materiais que podem nos ajudar a aumentar nossos conhecimentos.
Porém, lembre-se sempre de ter moderação e manter o foco!
4. Estabeleça um objetivo
Para ter sucesso nos estudos ou em qualquer outra atividade, você precisa ter em mente qual é o seu objetivo. Não adianta nada aplicar todas as técnicas que citarmos aqui para saber como melhorar a concentração se você não sabe onde quer chegar e o que vai alcançar com isso. Afinal, o seu objetivo é o que te motivará a estudar ou desenvolver suas outras tarefas!
Por isso, antes de começar a estudar, por exemplo, entenda o que você precisa aprender e quebre os assuntos que precisam ser abordados em sua rotina. Planeje o que você deverá estudar em cada dia, incluindo os horários, as disciplinas e os assuntos que você deverá aprender.
5. Faça pausas
Por mais empolgado que você esteja com os estudos ou o trabalho que está desenvolvendo, não se esqueça de fazer pausas.
Levante, saia um pouco do ambiente, tome uma água ou, até mesmo, use essa pausa para checar as redes sociais. Porém, controle o tempo da pausa para que ela não dure mais do que o necessário.
Uma boa dica é aplicar a técnica Pomodoro em sua rotina de estudos! Assim você mantém o equilíbrio, dedicando o tempo necessário para o que deve estar em foco e não se esquecendo das pausas, que também são importantíssimas para que você mantenha um bom nível de produtividade.
6. Use a música a seu favor
Muitas vezes, ouvir música pode te ajudar a se concentrar! Mas atenção, não vá colocar aquela música que te deixa super animado, com vontade de cantar ou dançar, hein? O ideal é que você coloque músicas calmas e, de preferência, em outros idiomas. Assim, você tem menos chances de perder a sua concentração focando na letra.
Além disso, se você estiver em um local público, estudar com fones de ouvido pode te ajudar a passar a mensagem para outras pessoas de que aquele não é um bom momento para conversar!
7. Estude em blocos
Ao invés de estudar tudo de uma vez, “quebre” os estudos em blocos. Isso te ajuda a dar uma sensação boa de tarefa cumprida ao fim de cada módulo concluído, o que acaba te motivando ainda mais para estudar o que falta.
Essa é uma boa dica para você que está procurando saber como melhorar a concentração! Afinal, você evita a frustração por sentir que não está dando conta do que precisa estudar e passa a enxergar cada dia com um objetivo próprio a ser alcançado.
E-BOOK GRATUITO
Saiba como ter uma rotina de estudos produtiva para manter a motivação e passar no curso dos sonhos!
8. Coloque um fim
Lembra quando falamos do cronograma de estudos na dica lá de cima? Então, vamos reforçar a importância dele aqui!
Para todo dia de estudo, estipule um horário para terminar. Isso te ajuda a entender como otimizar o tempo que você tem e, consequentemente, manter o foco. Afinal, não terá como deixar para fazer depois o que você precisa cumprir em seu cronograma.
9. Mantenha os lanchinhos por perto
Tenha comidas nutritivas em sua mesa de estudos para beliscar. Sentir fome é um grande motivo para desconcentração e pode tirar todo o seu foco ter que parar os estudos em um momento inapropriado para ir à cozinha.
Alguns alimentos que ajudam durante os estudos são: nozes, amêndoas e até chocolate, desde que seja o amargo. Mas lembre-se: evite comer muito antes de estudar para não dar aquela famosa vontade de tirar uma soneca.
10. Utilize recompensas
Para se manter motivado e, consequentemente, melhorar a sua concentração, você deve se oferecer algum tipo de recompensa. Por mais esquisito que soe, isso vai dar “o gás” que você precisa para focar nos estudos.
Por exemplo: determine que após terminar o capítulo X, você poderá se sentar um pouco no sofá e assistir um episódio da sua série favorita. A ânsia por ter esse momento de descanso pode te motivar a estudar sem interrupções.
11. Durma, durma e durma!
Não adianta dormir pouco e depois tomar litros de cafeína: seus estudos não vão ser produtivos como você desejava.
Por isso, respeite as horas de sono recomendadas! Durma de 7 a 9 horas por noite para acordar renovado e pronto para “mergulhar” no planejamento do dia.
12. Beba água
Beber água beneficia a atividade cerebral e aprimora a capacidade de completar tarefas de forma mais rápida. Por outro lado, a desidratação pode gerar enxaqueca, estresse e dificultar o foco nos estudos.
Então, antes de estudar, coloque na sua mesinha uma garrafa de água fresca para você ter sempre ao seu alcance. Manter-se hidratado irá aumentar o seu nível de concentração!
13. Seja flexível
Nós falamos sobre a importância do cronograma para ter uma boa produtividade. Porém, não deixe que o seu planejamento te domine!
Se você acha que deve ficar mais tempo estudando uma matéria ao invés de adiantar para a próxima, dê tempo ao tempo. O plano de estudos deve auxiliar sua rotina, mas o nível de aprofundamento de cada assunto é você quem determina.
Se não está confiante, continue onde achar pertinente e depois, aos poucos, você vai ajustando seu planejamento.
E aí, gostou das nossas dicas sobre como melhorar a concentração? Quer saber como ser ainda mais produtivo? Confira 6 metodologias de estudo que podem te ajudar a ter uma aprendizagem mais rápida e eficaz!
Este artigo foi produzido pela equipe do QG do Enem.