Hoje, dia 1º de fevereiro, é comemorado o dia do publicitário. Neste post você irá conhecer um pouco sobre a profissão, as áreas de atuação, ambiente de trabalho, entre outras características de quem escolhe o curso de Publicidade e Propaganda! 🙂
O publicitário atua criando campanhas e ferramentas estratégicas para a venda de produtos e serviços. Há um grande foco na apresentação de uma marca ou empresa para potenciais consumidores. Ele é responsável, portanto, pela imagem que se passa ao consumidor, está voltado para as estratégias de marketing.
Alguns dos serviços desenvolvidos pelo publicitário:
- Criação de slogans e identidade visual de uma empresa ou marca
- Desenvolvimento de materiais de propaganda, como outdoors e folhetos
- Produção de conteúdos de campanhas em diversos canais de comunicação, como TV, rádio e internet
O curso
A grade curricular possui disciplinas voltadas para formação humanística, como Filosofia e Sociologia, além das específicas, como Fotografia Publicitária, Comunicação Visual e Direção de Arte. Além disso, há as matérias voltadas para estratégia, como Planejamento de Mídia, Psicologia do Consumo, Linguagem e Criação Publicitária.
Algumas áreas de atuação
-
Agências de publicidade
-
Emissoras de TV e rádio
-
Empresas públicas e privadas
-
Personalidades que precisam de assessoria
Características do profissional
O profissional de Publicidade e Propaganda deve ser criativo, estar por dentro das novidades (atualidades) e gostar de estudar os perfis comportamentais, afinal as estratégias de propaganda deverão atrair os diferentes tipos de pessoas. Conhecer memes, assistir filmes, séries, saber discutir as polêmicas são importantes características do publicitário.
Com as mídias sociais cada vez mais em ascensão no mercado, o marketing digital tem ganhado abrangência, portanto, capacitar-se à habilidade de comunicação via internet agrega valor ao profissional.