Comece por aqui!
Nossa cultura nos induz a pensar que a genialidade é para poucos, eleitos pela vida como mais inteligentes, dotados de um “dom especial”, que raras pessoas têm. Então a esmagadora maioria já cresce sabendo que não é um gênio. Não nasceu predestinado para isso.
A “gestão de talentos”, uma das mais modernas ferramentas utilizadas hoje no mercado de trabalho, fez este conceito cair por terra. De acordo com a filosofia dos talentos pessoais, todos, isso mesmo, TODOS NÓS, possuímos talentos fantásticos, mas que, por não serem conhecidos, muitas vezes passam despercebidos, e são até considerados defeitos.
Você já pode ter ouvido falar que todo gênio é “meio esquisito”. Sim, porque a genialidade nos torna diferentes da mesmice, da maioria. E ser diferente, para nossa sociedade tão massificada, é ser estranho, fora de padrão.
Portanto, este é o primeiro ponto da genialidade, vai se acostumando com isso: se você colocar seus talentos pessoais a seu favor na profissão certa, tem grandes chances de ser muito bem sucedido, de ser considerado esquisito por muitos e de ser motivo de muita inveja.
Pois o talento pessoal, usado na potência máxima, incomoda. Primeiramente, porque você se destaca. Naturalmente. Em segundo lugar, porque pode tornar-se aquele “nerd” que faz mais que os outros, o workaholic que trabalha mais do que todo mundo, o “obcecado por trabalho” que coloca sua profissão em primeiro lugar. Simplesmente porque você vai amar fazer o que faz.
Quer ver um exemplo de um talento que quase ninguém sabe? INDIVIDUALIZAÇÃO. São as pessoas que conseguem perceber, detectar as qualidades únicas de cada pessoa. Ficam impacientes com generalizações, com rotulações e “tipos”, porque sabe que cada um é único e especial. Você se concentra nas diferenças dos indivíduos e não julga, consegue valorizar cada um como é. Compra o presente de aniversário certo para cada pessoa e acerta nas opiniões que dá quando alguém lhe pede um conselho. Sabe como cada um gosta de ser tratado, ouve as histórias individuais e constrói uma imagem certa sobre as pessoas.
Isso é um super talento, em um mundo em que quase ninguém observa e entende as pessoas. Existem profissões fantásticas, cuja característica mais importante é ter este talento. A excelência vem de colocar o talento certo na profissão certa!
Assim como este talento, existem mais de 30 outros, que você nem deve imaginar que possam ser potenciais. Mas são tão importantes como a arte de Van Gogh!
Momento de decisão profissional? Conheça seus talentos pessoais, escolha uma profissão em que sejam utilizados na potência máxima! E prepare-se para, quem sabe, ser taxado de fanático por trabalho, esquisito, obcecado. Porque você vai amar o que faz! E o sucesso será certo. Isso é pura gestão de talentos!