Você nunca parou quieto. Desde pequeno, seja em casa ou na escola, se recorda de ser um “furacão”. Sempre teve facilidade para pensar e fazer mil coisas ao mesmo tempo.
Na escola, podem até ter suspeitado que você tinha TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Porque seu comportamento perturbava quem estava próximo.
Pode ser que sim, que você tenha sido diagnosticado como um hiperativo. Ou pode ser que não, que tenham dito aos seus pais que você apenas era uma criança agitada, “que precisava de limites”.
Pois bem, talvez você fique feliz em ouvir isso: existe um talento pessoal, uma característica de personalidade, chamado ATIVAÇÃO, que se não devidamente conhecido, pode ser muito confundido com a hiperatividade.
Veja só: “Quando podemos começar”? Essa é a sua pergunta. Você é impaciente pela ação. Até entende que o debate, a análise e a reflexão são importantes, mas quer passar logo por tudo isso e partir para a ação. Só a ação é real, pode fazer as coisas acontecerem, só ela leva à execução. Do seu ponto de vista, pensamento e ação não são coisas opostas. Penso, logo existo, logo faço. Assim é você. Você tem que agir logo. Tem que dar o próximo passo. Se acertar, ótimo, se errar, aprende e segue em frente. Isso não te assusta. Isso te estimula.
Pensar e fazer mil coisas ao mesmo tempo, o que para algumas pessoas é uma tortura, é sua maneira natural de ser. Sua ativação pode ser física ou mental. Mas é real. Você nunca desacelera.
Identificou-se? Pois isso é ATIVAÇÃO. Um talento que pode dificultar a convivência, na infância, mas que se devidamente compreendido e colocado em ação na profissão certa, pode te levar a ser uma potência de trabalho.
Há profissões fantásticas, em que um dos talentos fundamentais é ter ATIVAÇÃO. Quer ver alguns exemplos? Trabalhar na bolsa de valores. Ou profissões em que é preciso viajar, ter ideias, tomar decisões rápidas. Perfeito!
Agora, imagine uma profissão em que a base é o estudo, o pensamento e a reflexão. Um pesquisador ou um psicólogo. Podem esses profissionais terem a ATIVAÇÃO como seu talento principal? Claro que não!
Está na hora de escolher seu curso universitário? Dúvidas? Busque ajuda, descubra seus pontos fortes e se ATIVAÇÃO for um deles, encontre a sua área de sucesso. Isso se chama Gestão de Talentos. O grande segredo de quem acerta em cheio na decisão profissional.