🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Síndrome do Desânimo Existencial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você conhece estudantes assim?

Ela chega de mansinho, na infância. Persistente, se fortalece na pré-adolescência. Vitoriosa, explode na adolescência.

A criança que entra na escola encontra desde muito cedo um ambiente que reproduz a competitividade de nossa sociedade: padrões bem claros de comportamento, estética e valores vão sendo discretamente impostos, no convívio com os colegas. Ali começa a se estabelecer que o certo é ser “normal”: bom em todas as matérias, ser o melhor da turma, ser magro, bonito, ter cabelo “bom”, ser popular, querido por todos. Isso sim é ser uma pessoa de sucesso.

Embora a criança não compreenda racionalmente nada disso, devagar vão se incorporando em seu inconsciente todas essas “verdades”. Está plantada a semente da frustração. Porque ninguém consegue atender a todos esses padrões,  a esse modelo “ideal” de existir.  A criança aprende desde muito cedo a competir, comparar, buscar ser o que lhe parece certo. Cresce nesse meio engessado, em que não pode ser ela mesma, e aprende a camuflar sentimentos, a mascarar sua forma de ser e sentir, para se encaixar no modelo vigente – tudo para ser “normal”!

No período do Ensino Fundamental cada criança segue da maneira que dá conta, atendendo à pressão. Muitas são comunicativas por natureza e tornam-se populares. Outras, introspectivas, sentem que são inadequadas. Muitas têm facilidade com os estudos e sentem-se vitoriosas. Outras já manifestam não gostar dessa ou daquela matéria e vão apresentando dificuldades. Muitas sentem-se bonitas, bem-sucedidas, admiradas. E outras tantas totalmente inadequadas.

Como nessa época a escola é o local de maior socialização, é ali que vão se estabelecendo todos os paradigmas. No ambiente escolar a criança vai se sentindo bem ou mal. E os resultados dessas experiências vão se incorporando à sua personalidade: sucesso ou fracasso.

A pressão nos estudos aumenta. O currículo educacional rígido imposto pela realidade acadêmica atende ao perfil de alguns pré-adolescentes, mas agride a forma de ser de outros tantos. Porque não respeita a diversidade, não considera as individualidades, os talentos pessoais, os potenciais diferenciados. Existe um padrão único considerado ideal, e quem não se encaixa nele vai sentindo que é fracassado.

E chega o Ensino Médio! Carregado de expectativas e receios. Mostra-se ao aluno a necessidade de foco total, de garra, concentração e estudo, para a conquista do grande objetivo: entrar na Universidade. Uma época que necessita de um jovem seguro, tenaz, resiliente e que suporte tamanha pressão. Mas, como resultado de uma história que começou lá na infância, muitos se sentem exatamente ao contrário disso: incompetentes, inadequados, complexados, vulneráveis, frágeis.

Assim, no período fundamental da vida, em geral no terceiro ano do Ensino Médio, está preparado o terreno para a explosão da “Síndrome do Desânimo Existencial”.  Forjada na história de vida que transformou muitas crianças com imensos potenciais em adolescentes que sentem-se incompetentes.“Síndrome do Desânimo Existencial” é um termo que criamos para designar um comportamento emocional que, em nosso trabalho de oito anos com adolescentes em fase de decisão profissional, detectamos ser cada vez mais frequente: jovens que chegam ao final do Ensino Médio com seu estado emocional totalmente comprometido.

Pressionado por tantas demandas, acadêmicas, sociais, pelas expectativas familiares, e sem perceber valor em tudo isso, o jovem, frustrado por sentir-se “desencaixado do modelo vigente”, começa a desanimar-se. Desiste do esforço dos estudos, muitas vezes tranca-se em seu quarto, deixa de socializar-se, isola-se. Muitos entram em depressão.

Pais e escolas, que trabalharam ao longo de anos para levar o jovem a ser bem sucedido nesta sua primeira decisão de vida, o caminho profissional, sentem-se impotentes para ajudá-lo. O que fazer?

Os resultados de nosso trabalho de orientação profissional não nos deixa dúvidas: é absolutamente fundamental oferecer aos estudantes destas novas gerações um sentido para seus estudos e para suas vidas. Eles precisam saber pelo que estão lutando. Precisam de uma missão de vida. Precisam dar significado a tanto esforço no Ensino Médio.

Então, surge a importância vital de oferecer ao estudante um processo em que ele descubra quem é, conheça seus potenciais, suas habilidades, seus pontos fortes e um caminho profissional que dê sentido aos seus estudos. Afinal, “se você não sabe pra onde ir, qualquer caminho serve”. E “qualquer caminho” é algo muito vago pra justificar tanto esforço.

As escolas estão cada vez mais envolvidas pelo desafio de cumprir o currículo acadêmico, a fim de levar o aluno a estar preparado para os vestibulares e ENEM. E paradoxalmente, cada vez têm menos condições de dedicar-se a orientar seus estudantes na questão da decisão profissional. Fica então um “buraco”, um vácuo que precisa ser preenchido por uma boa experiência: a escolha bem sucedida do curso universitário. É esse quesito que determina o sentido, ou a falta dele, na motivação para os estudos.

Tão importante quanto oferecer um excelente currículo acadêmico, é proporcionar a cada estudante uma oportunidade de reflexão sobre seu futuro profissional. Assim, sabendo onde quer chegar, o aluno pode se motivar para os estudos. E com certeza pode-se ajudar o jovem fragilizado pelo seu histórico de vida, a enfrentar e superar a “Síndrome do Desânimo Existencial”.

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter