O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado para conceder financiamento a estudantes em instituições privadas de ensino superior.
Basicamente, funciona assim: o estudante recebe uma ajuda para pagar a faculdade. O valor financiado é repassado diretamente para a instituição de ensino. No prazo previsto no contrato, o aluno deverá devolver esse valor e quitar a dívida. Essa quitação acontece por meio do boleto FIES.
Vale ressaltar que o estudante pode começar a pagar o boleto (e quitar a dívida) já durante a faculdade ou deixar para fazê-lo após se formar.
Como a questão do boleto Fies ainda preocupa e causa muitas dúvidas entre os alunos, preparamos este artigo para que você entenda tudo sobre o assunto!
Como funciona o pagamento do Fies?
O pagamento do Fies é feito via boleto, que começa a ser emitido pela Caixa Econômica logo no mês seguinte ao término do curso.
Recentemente, foram implementadas mudanças no programa. O novo FIES foi dividido em três categorias. A primeira categoria é chamada apenas de Fies. Já a segunda e a terceira fazem parte do P-Fies. A divisão ficou assim:
- Modalidade I: opção livre de juros voltada para estudantes cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos por pessoa. O limite de renda do aluno será respeitado, havendo diminuição de encargos.
- Modalidade II do P-Fies: opção se destina aos estudantes cuja renda familiar não ultrapasse cinco salários mínimos por pessoa.
- Modalidade III do P-Fies: opção destinada aos estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste cuja renda familiar não ultrapasse cinco salários mínimos por pessoa.
Na modalidade I (Fies), há uma chamada e, posteriormente, abertura para lista de espera. Para o P-Fies (modalidades II e III), há apenas uma chamada.
Além disso, enquanto na modalidade I o estudante fica totalmente livre do pagamento de juros, no P-Fies essa taxa será determinada pelo banco responsável pelo financiamento.
Como imprimir o boleto Fies?
O boleto Fies é emitido pela Caixa Econômica. Portanto, o estudante pode solicitar a emissão do documento em qualquer agência dessa instituição financeira, bem como retirá-lo via internet — basta fazer seu login no site da Caixa.
Como emitir a 2ª via do boleto Fies?
Para emitir a 2ª via do boleto Fies, há duas maneiras:
- Entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa Econômica;
- Emitir por meio do Sifesweb.
O contato com a Central de Atendimento é feito por meio do número 0800 726 8068. Escolha a opção 8 e aguarde ser atendido.
A maneira mais fácil e rápida, no entanto, é pela internet. Após fazer seu login no Sifesweb, siga estes passos: Contrato FIES > Contrato > Boleto(s) em aberto. Basta ter seu cadastro no sistema!
Quando começa o pagamento do FIES?
O pagamento do Fies deverá começar no mês seguinte ao término do curso. Os graduados que conseguirem um emprego formal terão desconto automático (no limite de 10% da renda) da dívida na folha de pagamento.
É importante lembrar que, para os contratos firmados até 2017, os estudantes têm ainda um período de carência de 18 meses, ou seja, após se formar, durante um ano e meio precisam pagar apenas parcelas trimestrais referentes aos juros.
Desde 2018, no entanto, vários mudanças foram efetuadas, e os novos contratantes não têm direito ao benefício citado acima.
Durante o curso, aqueles que são beneficiados pelas modalidades II e III (P-Fies) devem efetuar um pagamento trimestral referente ao juros.
O pagamento das parcelas mensais, referentes à quitação da dívida em si, começa apenas após a faculdade, nos termos que explicamos acima.
Lembrando que, se o seu contrato não contemplar o financiamento de 100% da mensalidade, o valor restante deverá ser pago por você, mensalmente, para a própria instituição de ensino.
Observação: o valor dos juros e outras questões referentes ao pagamento serão estabelecidas pelo seu contrato.
Qual é a forma de pagamento do Fies?
O pagamento do Fies pode ser efetuado por boleto ou débito automático na sua conta corrente. Os termos e as condições podem variar de acordo com o edital (lançado a cada semestre) e o seu contrato.
Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o boleto Fies? Agora é se preparar para conseguir uma vaga na universidade e aproveitar os benefícios do programa. Se estiver procurando dicas para o Enem que vem aí, comece conferindo nosso artigo sobre como se dar bem no exame!