Assim que as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrem, começa a maratona para acompanhar as mudanças na nota de corte até o dia em que o resultado final é divulgado.
Na primeira edição do Sistema em 2021, estudantes do Brasil inteiro podem se candidatar a vagas em universidades públicas do dia 6 a 9 de abril.
Mas é importante ter algumas estratégias em mente para não dar bobeira e garantir sua vaga. Afinal, essa semana pode definir os seus próximos anos!
Pensando nisso, separamos 5 dicas que você deve utilizar no Sisu para garantir uma vaga no curso e na universidade dos seus sonhos. Bora conferir?
1. Pense bem em suas prioridades
Na hora de fazer a inscrição do Sisu, você poderá escolher duas opções de curso. Até 2019, se você fosse aprovado apenas em sua segunda opção, poderia fazer a sua matrícula e optar por ficar na lista de espera da primeira opção.
Porém, a partir de 2020 essa regra mudou: os candidatos que passarem em qualquer uma das opções de curso não podem ficar na lista de espera da outra opção.
Portanto, é fundamental que você analise muito bem as suas prioridades e defina apenas as opções que você realmente quer e pode cursar.
Afinal, se você for classificado em uma opção de curso que não deseja tanto assim, não poderá optar por ficar na lista de espera e ser convocado nas próximas chamadas.
Por outro lado, se você não for classificado em nenhuma das opções do Sisu, poderá optar por ficar na lista de espera de uma delas e, se sobrar vagas, ser convocado nas chamadas seguintes.
Às vezes, é mais viável para você esperar para ficar na lista de espera do seu curso dos sonhos, se você analisar e acreditar que há chances de ser convocado nas próximas chamadas, do que ir para um curso ou universidade que não queria tanto assim.
2. Veja a nota de corte dos últimos anos
A segunda das nossas dicas para o Sisu é: pesquise a nota de corte do seu curso e universidade dos últimos anos.
Isso não quer dizer que a nota de corte permanecerá a mesma neste ano, muito pelo contrário! Porém, você terá uma base para consultar e analisar as suas possibilidades de curso, universidade e modalidade (ampla concorrência ou cotas).
Para te ajudar nessa tarefa, nós preparamos um infográfico com as notas de corte mínimas e máximas dos cursos mais procurados. Aproveite para baixar gratuitamente!
3. Acompanhe a classificação parcial diariamente
Todos os dias, a partir do segundo dia de inscrição, você poderá acompanhar a classificação parcial — com a nota de corte — de cada uma das suas opções. Essa informação é atualizada uma vez por dia.
E por que é importante acompanhar a classificação parcial todo dia? Bom, a nota de corte pode — e provavelmente vai — aumentar ou diminuir todos os dias.
Se você deixa para se inscrever apenas no último dia, você deixa de ver essa flutuação das notas e, portanto, não consegue pensar estrategicamente sobre qual será a sua opção final, que será a única válida para o resultado do Sisu.
Acompanhando as classificações parciais, você pode analisar se vale a pena permanecer com determinada opção ou alterá-la, por exemplo, caso veja que a nota de corte está subindo muito ao longo da semana.
Além disso, se optar por mudar as suas opções ao longo da semana, você ainda consegue ver a sua classificação parcial e a sua probabilidade de ser aprovado. Se deixar para fazer a mudança apenas no último dia, essa análise fica mais difícil.
Portanto, não deixe para analisar os seus resultados no Sisu apenas no último dia, ok? Analise ao longo da semana e pense estrategicamente sobre as suas opções de curso.
4. Pesquise sobre a quantidade de chamadas realizadas nos últimos anos
Algumas universidades costumam convocar novos estudantes até mesmo o meio do semestre após a chamada regular. Portanto, mesmo que você não seja aprovado na chamada regular, pode ser que haja a possibilidade de ser classificado na segunda, terceira, quarta, quinta, sexta chamada…
É muito importante, porém, analisar se a sua nota está próxima à nota de corte, entender quantas chamadas costumam ser feitas pelo curso em questão (você pode encontrar essa informação no site da universidade) e observar quantos pontos abaixo da nota de corte da chamada regular estão as chamadas seguintes.
Assim, você consegue ter uma ideia, mais segurança e pensar estrategicamente sobre a possibilidade de optar pela lista de espera de um curso que deseja muito entrar, ao invés de ser aprovado na chamada regular de outro curso que não deseja tanto assim.
É importante ressaltar, porém, que essa escolha deve ser feita com muita cautela. Afinal, optar pela lista de espera é como um jogo no escuro: não há nada garantido.
Para se sentir mais confortável, procure conversar com veteranos do curso. Você pode encontrar grupos no facebook, por exemplo, e procurar por pessoas dispostas a te ajudar com algumas informações.
5. Pense na viabilidade da sua escolha
Por fim, a última das nossas dicas para o Sisu é: analise bem a viabilidade das suas opções de curso. Afinal, não vale a pena optar por um curso que você não conseguirá fazer por motivos como distância, infraestrutura, etc, só porque a sua pontuação está acima da nota de corte da classificação parcial.
Se isso acontecer, pode ser que você seja aprovado e não possa fazer o curso. Assim, você não conseguirá nem mesmo entrar na lista de espera de um curso para o qual seria possível fazer.
Por outro lado, também não vale a pena optar por um curso que você não quer tanto assim. Afinal, trata-se de uma escolha grande e, apesar de não ser tão definitiva assim — está tudo bem trocar de curso caso você perceba que o que está fazendo não é o ideal para você —, é importante fazê-la de forma consciente para evitar o máximo de transtornos possível.
E aí, gostou das nossas dicas para o Sisu? Aproveite essas estratégias para se sair bem no Sistema e entrar no seu curso dos sonhos. Ah, e que tal conferir quais as outras possibilidades que você tem utilizando a sua nota do Enem? Veja aqui!
[Material Gratuito]
Quer se planejar de uma forma mais eficiente? Baixe o planner de estudos da Imaginie e organize a sua rotina para conquistar a sua vaga dos sonhos!