Desde a divulgação dos resultados do Enem 2019, uma série de polêmicas, dúvidas, ansiedades e medos rondam os estudantes do Brasil inteiro.
Mas, afinal, o que está acontecendo? Com tantas notícias e novas decisões da justiça, fica difícil acompanhar todas as movimentações.
Por isso, preparamos uma linha do tempo que será atualizada com todas as informações que você precisa para se acalmar e não perder nenhuma data. Confira e compartilhe!
17 de janeiro
Divulgação dos resultados
A divulgação do resultado do Enem 2019 foi realizada no dia 17 de janeiro, 2 meses após a aplicação do Exame, pela página do participante.
Os candidatos puderam conferir as notas referentes às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
#erronoenem
Já no dia da divulgação das notas, a #erronoenem ganhou popularidade no Twitter após estudantes começarem a divulgar um possível erro nas notas. Pessoas que acertaram muitas questões relataram tirar notas muito baixas e começaram a cobrar um posicionamento do Inep quanto a um possível problema na correção das provas.
@g1mg @g1 @recordtvoficial @recordtvminas @band @mgtv_tvglobo @otempo @Estadao
Erro em mais de 160 notas do Enem em Viçosa – MG, que destoam MUITO no número de acertos corrigido por gabarito oficial. Todas as provas feitas no mesmo local!
E aí, @inep_oficial ??#erronoEnem pic.twitter.com/NIUM7sfo2F
— carol (@anacmart1) January 17, 2020
18 de janeiro
Causa do erro
No dia seguinte à divulgação das notas, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, fez uma coletiva de imprensa e apontou que houve uma falha da gráfica que imprimiu os Exames. De acordo com ele, as correções de parte das provas foram feitas com base em gabaritos de cores relacionadas a outras provas, o que explica as notas tão abaixo do esperado.
Email para reclamações
Ainda no dia 18, o Inep disponibilizou um email para os estudantes que acreditavam que tinham inconsistências na nota. O canal de atendimento ficou aberto para novos emails até as 10 horas de segunda-feira, dia 20.
20 de janeiro
Correção das notas
No dia 20 de janeiro, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou um vídeo junto ao presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmando que todas as notas foram revisadas e foram encontradas inconsistências nas pontuações de 6.000 pessoas.
De acordo com o Ministro, todas as notas já haviam sido corrigidas e os estudantes poderiam conferi-las na Página do Participante do Enem.
Além disso, Weintraub afirmou, no vídeo, que a abertura das inscrições para o Sisu permaneceria no dia 21 de janeiro, mas que o prazo para o encerramento mudaria: passaria do dia 24 para o dia 26 de janeiro.
Aos participantes do Enem 2019. O @inep_oficial avaliou todas as notas, e cerca de 6000 apresentaram inconsistências. Ninguém será prejudicado! O Sisu abrirá amanhã e terá mais dois dias além do previsto, ou seja, vai até domingo (26). Novamente, pedimos desculpas pelo susto. pic.twitter.com/ckAGaQonXI
— Inep (@inep_oficial) January 20, 2020
21 de janeiro
Abertura do Sisu
No dia 21 de janeiro, as inscrições para o Sisu foram iniciadas como previsto pelo cronograma inicial.
No entanto, diversos candidatos do Enem ainda reclamavam de possíveis erros nas notas do Enem.
22 de janeiro
Recomendação do MPF
No dia 22 de janeiro, o Ministério Público Federal fez uma recomendação ao Ministério da Educação (MEC) para que as inscrições do Sisu fossem suspensas.
Além disso, o MEC já estava sendo acionado na justiça desde o dia 17 de janeiro por ações coletivas e individuais referentes ao Enem 2019.
Porém, as inscrições para o Sisu permaneceram abertas e o cronograma não foi modificado.
24 de janeiro
#erronosisu
No dia 24 de janeiro, a #erronosisu entrou para os Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil. Após o erro no Enem, estudantes estavam relatando um problema no sistema usado para a seleção de estudantes com base no Exame.
Os participantes contaram sobre casos em que a nota de corte, ou seja, a nota mínima necessária para conseguir uma vaga, subiram ou caíram bruscamente de um dia para o outro — o que é um acontecimento totalmente incomum.
Ainda no dia 24, o Ministro da Educação publicou um vídeo em seu próprio twitter afirmando que o sistema estava funcionando corretamente e que não havia erros.
Suspensão do Sisu?
No dia 24 de janeiro, o MPF pediu a suspensão do Sisu, ProUni e Fies à justiça por conta dos erros do Enem. A ação pedia a revisão dos gabaritos de todos os candidatos que compareceram ao Enem 2019 e previa uma multa diária de R$ 10 milhões caso as medidas não fossem acatadas.
25 de janeiro
Justiça Federal de São Paulo entra na treta
No dia 25 de janeiro, a Justiça Federal de São Paulo determinou que a divulgação dos resultados do Sisu, que seria feita no dia 28 de janeiro, fosse suspensa até a resolução dos problemas com as notas do Enem. O prazo para o cumprimento da decisão era de 5 dias, sob pena de multa diária de R$10 mil.
A decisão foi tomada com base em um pedido da Defensoria Pública da União (DPU).
26 de janeiro
Encerramento do Sisu
Apesar das ações judiciais, o cronograma do Sisu se manteve e as inscrições para o sistema se encerraram no dia 26 de janeiro, como previsto.
Recurso negado
Ainda no dia 26 de janeiro, a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora Therezinha Cazerta, recusou um recurso da Advocacia Geral da União (AGU) contra a suspensão do resultado do Sisu, já que isso prejudicaria as inscrições do ProUni e do Fies também.
A defesa alegou que os erros das notas já haviam sido corrigidos, mas o TRF-3 afirmou que a divulgação dos resultados do Sisu no dia 28, como previsto no cronograma, sem solucionar, de fato, os problemas com as notas, é um risco para a política educacional no Brasil.
27 de janeiro
Suspensão do ProUni
No dia 27 de janeiro, o MEC informou, em nota, que as inscrições para o ProUni, que estavam previstas para iniciarem em 28 de janeiro, estavam suspensas por conta da suspensão da divulgação do resultado do Sisu. Confira a nota na íntegra:
“O Ministério da Educação (MEC) informa que, por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, estão suspensas as inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) previstas para iniciarem nesta terça-feira, 28 de janeiro.
O Tribunal indeferiu a liminar (decisão provisória) apresentada pela União contra a decisão de suspensão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado do Sisu é condição necessária para inscrição no Prouni e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
No entanto, os estudantes poderão consultar informações referentes às 251.139 bolsas relativas ao primeiro processo seletivo do Prouni de 2020 no site do programa (siteprouni.mec.gov.br). Os cronogramas definitivos dos programas de acesso à educação superior serão publicados após decisão final da justiça.
Assessoria de Comunicação Social”
Universidades suspendem divulgação de resultados
Algumas universidades que não utilizam o Sisu, mas usam a nota do Enem para o processo seletivo de novos estudantes, informaram que a divulgação de resultados relacionados ao vestibular 2020/1 está suspenso após a decisão do TRF-3.
Elas informaram que os resultados serão divulgados assim que o problema com as notas do Enem for resolvido.
É o caso das seguintes universidades:
- Unifesp;
- UFPA;
- UFSC (no caso das vagas suplementares para estudantes negros).
28 de janeiro
Resultado Sisu + Inscrições ProUni
A divulgação dos resultados do Sisu foi liberada e, portanto, o cronograma do ProUni não foi alterado. Fique atento aos prazos!
Sigam e fiquem atentos ao nosso Instagram (@imaginieedu) que assim que tivermos notícias para vocês divulgaremos por lá e atualizaremos aqui, ok?