Você já deve ter ouvido falar, visto no jornal ou até mesmo em séries sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), não é mesmo?
Na redação comentada que trouxemos para você hoje, abordamos o tema “Os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil”. Continue a leitura para conferir!
Exemplo de redação sobre o tema: Os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil
No livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, Machado de Assis retrata as dificuldades enfrentadas por uma personagem com deficiência. Análogo a isso, na contemporaneidade, muitos indivíduos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA)[1] também sofrem com a exclusão social, haja visto o preconceito e a falta de qualificação adequada de muitos educadores. Logo,[2] evidencia-se a necessidade de mecanismos para solucionar essa problemática.[3]
Nesse contexto, a discriminação é um dos fatores que dificulta a inclusão plena dos autistas. Sob essa óptica, segundo o filósofo Nietzsche, o conceito de “homem” está ligado às convenções sociais e deve ser preenchido por padrões. Tal pensamento comprova as ações preconceituosas de boa parte da população,[4] visto que os cidadãos com TEA não se encaixam nas exigências de “normalidade” da sociedade. Dessa forma, é imprescindível a atuação governamental para reverter esse impasse, visto que pode gerar transtornos psicológicos no indivíduo, como depressão, devido ao isolamento.[5]
Ademais,[6] a carência de capacidade técnica para os profissionais de Educação[7] é um dos entraves para a socialização dessas pessoas com deficiência. Nesse viés, de acordo com o relato do cartunista Rodrigo Tramonte, durante o próprio período escolar, havia grande dificuldade de aprendizagem, pois ps[8] professores não conseguiam identificar a necessidade especial do autista.[9] Comparado a esse exemplo, nota-se que, na realidade brasileira, esse problema persiste, o que impossibilita o desenvolvimento cognitivo e a inserção dessas pessoas na comunidade. Desse modo, são fundamentais medidas para proporcionar essa qualificação profissional.[10]
Portanto, faz-se necessário que o Governo crie campanhas de orientação sobre o autismo[11] e implemente-as em todas as esferas sociais, por exemplo, nas escolas e na mídia, por meio de rodas de conversa, de palestras e de propagandas publicitárias, a fim de gerar maior entendimento para a população sobre esse transtorno e a importância da inclusão das pessoas portadoras no âmbito social. Além disso, esse Órgão, por uma ação do Ministério da Educação, deve proporcionar cursos de capacitação para educadores, com o intuito[14] de prepará-los para possíveis situações envolvendo alunos especiais e, consequentemente,[12] desenvolver a inteligência desses indivíduos de forma segura. Assim, o Brasil incluirá plenamente os autistas e terá um futuro com histórias diferentes da relatada por Machado.[13]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [7] Insira uma vírgula.
- [8] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção! “os”
- [14] Parabéns pelo seu excelente domínio da norma culta, que pode ser comprovado pelo conhecimento das regras gramaticais e pelo vocabulário formal e adequado que você utilizou.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Muito bem! Essa citação foi muito bem relacionada ao tema.
- [3] Você demonstra ter compreendido a proposta de redação ao apresentar o recorte temático na introdução.
- [10] Pesquise informações em jornais, dados estatísticos e materiais elaborados por autoridades no assunto para fundamentar seu ponto de vista. Uma dica muito importante para escrever um texto é ler sobre o assunto antes de inciá-lo. Sei que irá pensar: “no dia da prova não poderei fazer isto”, mas é durante o treino que irá formar seu repertório sociocultural. Por isso, informar-se previamente sobre os temas é fundamental para chegar na prova com uma bagagem contundente. Muito bom, mas você precisa relacionar mais detalhadamente os conhecimentos de seu repertório sociocultural, argumentar de forma clara e objetiva a temática em questão
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [4] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante e retira um possível caráter clichê do texto. Parabéns!
- [5] Coloque um dado mais elaborado neste parágrafo. Os dados estatísticos dão credibilidade aos argumentos. Busque ler jornais para assimilar informações de assuntos variados.
- [9] Ótimo argumento, muito bem!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [2] Bom uso do conectivo!
- [6] Bom uso do conectivo!
- [12] Parabéns! A adequação no uso dos conetivos e a utilização de sinônimos, proporcionaram uma leitura agradável da sua redação.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [11] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.
- [13] Parabéns! Você demonstra conhecer o que é necessário para elaborar uma boa proposta de intervenção. Isso pode ser comprovado pela resolução de todos os problemas apresentados no desenvolvimento. Muito bom, compreendeu a temática em questão, elaborou argumentos relevantes, e trouxe os elementos essenciais que enriqueceram o seu texto.
Comentário final
Excelente redação, usou diversificados recursos coesivos ao longo do texto, soube argumentar a proposta temática em questão, relacionou os assuntos entre todos os parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão, e a elaborou detalhadamente a proposta de intervenção, com todos os elementos necessários e com vários detalhes. Repertório sociocultural muito bom, mas é necessário argumentar melhor os seus conhecimentos de mundo, relacionar as questões a serem elaboradas com as suas vivências, não trouxe dados ou fatos estatísticos no seu texto, é importante selecionar as suas ideias com argumentos que comprove, que sejam bem detalhados, isso mostra o entendimento da temática, quanto mais elaborado for, maior será a nota, e cuidado com o uso de vírgula, vocabulário da norma culta impecável, isso enriqueceu o seu argumento. Foram poucos deslizes, mas é preciso tomar cuidado. Parabéns, continue com foco!
Nota: 920
Agora estamos esperando você! Escreva sobre “os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil” e envie a sua redação para a correção da Imaginie!