Vai prestar o Enem? Então, você precisa saber como estudar atualidades! É necessário ter esse conhecimento, pois esse Exame cobra algumas questões sobre os principais acontecimentos no país e no mundo nos últimos períodos.
Dessa forma, buscar informações para saber o que acontece na sociedade é fundamental para conseguir uma excelente nota! Contudo, é importante que tais conteúdos sejam verdadeiros e veiculados em fontes confiáveis para não cair na armadilha das fake news.
Para ajudar você nessa tarefa, vamos mostrar porque tais temáticas são cobradas no Exame e 8 dicas de como estudar atualidades. Bora conferir?
Como as atualidades são cobradas no Enem?
Você já deve saber que o Enem não é um Exame que cobra apenas conteúdo, mas tem o objetivo de analisar como os estudantes conseguem relacionar as informações estudadas com tudo o que ocorre no mundo em que vivemos.
Dessa maneira, assuntos que abordam as atualidades podem ser cobrados nas questões objetivas de todas as áreas do conhecimento. Geralmente, elas aparecem por meio de um texto que contextualiza o assunto, antes da pergunta.
Outra forma em que elas aparecem é na prova de redação. Vale destacar que os temas da proposta tomam por base assuntos atuais e relevantes para a sociedade.
Por isso, é bom estar por dentro de tudo que está em alta para se preparar melhor para o Exame. Para ajudar você, preparamos uma lista com 8 dicas de como estudar atualidades.
8 dicas de como estudar atualidades para aumentar sua nota nos vestibulares
Como você pode ver, é muito importante estudar atualidades para fazer o Enem e outros vestibulares. Seguindo nossas dicas, você conseguirá se manter atualizado para garantir um ótimo desempenho nas provas e conquistar a tão sonhada vaga em alguma instituição de ensino superior.
1. Acompanhe as notícias pela TV
Uma das maneiras mais práticas de como estudar atualidades é acompanhando os programas de noticiários que são exibidos nos canais abertos ou a cabo. Todos eles são transmitidos nos mesmos horários, por isso é fácil de criar uma rotina enquanto você prepara seu café ou um lanche, por exemplo.
Além disso, existem diversos programas de debates, entrevistas e documentários que abordam os temas atuais mais relevantes para a sociedade. Eles contribuem muito para a construção e a formação da sua opinião.
Confira uma lista de programas para começar a buscar informações:
- A liga;
- Dossiê Globo News;
- Hora do Enem;
- Jornal da Cultura;
- Jornal Futura;
- Painel;
- Profissão Repórter;
- Provocações;
- Roda Viva.
2. Ouça programas de rádio e podcasts
Mesmo que muitas pessoas hoje não escutem rádio, ele ainda pode ser uma ferramenta bastante acessível e prática. Isso é possível já que todos os celulares possuem o aplicativo de rádio que não necessita utilizar internet para funcionar.
São muitos os programas e canais de rádio destinados às últimas notícias que acontecem no mundo. Além disso, é possível encontrar podcasts que abordam assuntos diversos ao utilizar outros aplicativos, por exemplo.
Você já escutou o Dá ideia? O Dá Ideia é um podcast quinzenal para você ficar por dentro dos assuntos da atualidade e saber como aplicá-los na redação do Enem. Por ele, você aprende e se prepara de forma divertida, enquanto está no trajeto do curso, na academia ou em outros lugares.
3. Leia os portais de notícias na internet
Diversos sites de divulgação de notícias na internet oferecem um volume muito bom de informação de forma gratuita e prática, necessitando somente de uma conexão com a internet.
Assim, você pode acessá-la pelo computador ou celular. Outra vantagem de se informar por esses portais refere-se à sua atualização, já que elas acontecem quase em tempo real com a notícia.
Alguns sites mais populares são: BBC, G1 e R7.
4. Leia a mídia impressa
Mesmo que os portais de notícias apresentem a vantagem de serem acessados a qualquer momento, os jornais, revistas e almanaques impressos também têm suas vantagens no momento de estudar.
Dessa forma, você pode verificar como são construídos outros pontos de vista sobre o mesmo tema. Além disso, o material impresso também traz outra diferença, que é o tratamento com maior profundidade sobre o assunto, contribuindo ainda mais para a sua construção de ideias.
5. Cuidado com as notícias falsas
Ao fazer pesquisas na internet sobre os temas que estão em maior destaque na sociedade, é importante que você tenha muito cuidado com as famosas fake news.
Por isso, verifique de qual fonte se trata aquela informação e, até mesmo, se ela procede ou não.
Uma ótima dica de como estudar atualidades longe de notícias duvidosas é sempre acompanhar páginas e portais reconhecidos. Isso é importante, pois elas têm o compromisso de informar a verdade aos cidadãos.
6. Acompanhe canais do YouTube voltados ao estudo
Assistir vídeos também pode ser uma ótima forma de estudar atualidades. São muitos os números de canais que disponibilizam vídeos curtos e gratuitos para que você possa se atualizar.
No canal da Imaginie, por exemplo, você fica por dentro de assuntos sobre gramática e português. Assim, você aprende sobre os diferentes gêneros textuais e vários outros conteúdos que vão ajudar você a mandar bem na hora de escrever a redação no Enem e outros vestibulares.
7. Estude interpretação de texto para conseguir entender as notícias
A sétima dica de como estudar atualidades é: estude interpretação de texto.
Os temas sobre atualidades vistos em portais e sites também podem requerer um bom entendimento sobre o que está sendo comentado.
Assim, quanto mais você souber interpretar e compreender textos, melhor será a sua nota.
8. Treine temas de redação
A nossa última dica de como estudar atualidades é treinar sobre os mais diversos temas que podem cair na redação Enem.
Isso é importante para que você não fique atrelado a apenas um eixo temático em suas práticas de escrita. De fato, um dos grandes erros dos estudantes é não entender qual é a proposta de redação realizada pelo exame. Por isso, muitos não conseguem entregar um texto satisfatório por não cumprirem suas exigências.
É aí que entra sua possibilidade de ter contato com diferentes propostas, praticar a interpretação de cada uma e escrever o texto.
Para isso, você precisará contar com uma plataforma de correção. Atualmente, existem no mercado muitas ferramentas acessíveis em que você encontrará várias propostas de redação sobre muitos temas para treinar.
Você pode fazer a sua redação, enviá-la para a plataforma e recebê-la corrigida de acordo com os critérios do Enem, por exemplo.
Tudo isso em um curto espaço de tempo. Você ainda terá acesso aos comentários de corretores especialistas sobre quais pontos precisa desenvolver mais na sua redação.
E aí? O que achou das nossas 8 dicas de como estudar atualidades? Agora, aproveite que você está com toda a motivação para estudar, leia nosso próximo artigo e veja como passar no Enem!