A versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 acabou no domingo, dia 24 de janeiro de 2021. Agora, milhares de estudantes aguardam quando sai a nota do Enem. Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para fazer a prova, porém houve um recorde de estudantes que desistiram de comparecer ao Exame.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a divulgação dos resultados oficiais acontecerá em março de 2021.
Quer saber quando sai a nota do Enem e outros detalhes sobre o Exame? Então, continue a leitura deste artigo!
Quando sai a nota do Enem 2020?
O resultado do Enem 2020 será divulgado no dia 29 de março de 2021. Muitas pessoas perguntam sobre o horário em que o resultado sairá, mas o Inep não divulga a hora em que solta as notas.
Por isso, é importante ter paciência até lá e, principalmente, no dia, já que é muito comum o sistema ficar sobrecarregado pelos milhões de acessos simultâneos.
Mas vale ressaltar que o Inep divulgou, no dia 27 de janeiro, o gabarito oficial dos cadernos de provas da versão impressa do Enem 2020.
Assim, você já pode conferir as respostas corretas em cada uma das 4 provas objetivas, mas saiba que o Inep não aceita recursos contra as questões.
Como acessar a nota do Enem?
Na data estipulada de quando sai a nota do Enem, você já pode acessar o resultado do Exame por meio da Página do Participante. Para fazer o login e acessar o seu boletim, basta informar o seu CPF e a senha que você cadastrou quando fez a inscrição para o Exame.
Como saber a nota do Enem antes da data oficial?
Enquanto você aguarda quando sai a nota do Enem, daqui a dois meses, você pode verificar quantas questões acertou pelo gabarito do Exame na própria Página do Participante.
Além disso, se você guardou o rascunho da sua redação, não é necessário esperar até março para saber qual será a sua nota!
Basta adquirir seu pacote de correções e enviar a sua para a Imaginie. Nós fazemos a correção da sua redação em um processo similar ao do Enem e, assim, você consegue saber qual será a sua nota aproximadamente.
Como a nota do Enem é calculada?
Para calcular a nota das provas objetivas, o Inep usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que tem o objetivo de analisar o desempenho dos participantes não apenas quantitativamente, mas também qualitativamente.
Sendo assim, um fator de grande importância no cálculo da nota é a coerência das respostas do participante.
Ou seja, se você errou grande parte das questões fáceis e acertou as difíceis de determinado tema, o sistema calcula que provavelmente tenha sido “chute”.
Já a redação segue um processo de correção que envolve, no mínimo, 2 corretores. Eles avaliam seu texto com base em 5 competências, definidas pelo próprio Enem. São elas:
- Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa;
- Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
- Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Neste ano, o tema da redação foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, e a equipe da Imaginie fez uma live comentando tudo sobre o que você poderia ter abordado ou não na sua redação.
Como saber a média do Enem 2020?
Quando sai a nota do Enem muitos candidatos ainda ficam confusos para saber como ela é calculada.
Pois, além da TRI, também é feita uma média com a soma de todas as notas divididas por 5 (quantidade de provas). Veja um exemplo:
Linguagens e Códigos: 750
Redação: 960
Ciências Humanas: 700
Ciências da Natureza: 650
Matemática: 670
Primeiro, será feita a soma de todas as notas, depois esse total será dividido pela quantidade de provas, que são 5. Portanto, a nota do exemplo é 746.
Agora, só com esse número não é possível dizer se você foi bem ou mal no Enem, certo? Pois isso depende de vários fatores, por exemplo, do curso e da universidade que você quer entrar.
Em cursos mais concorridos, a nota de corte costuma ser mais alta que em outros não tão procurados.
Uma boa ideia é dar uma olhada nas notas de corte dos anos anteriores para você ter uma noção sobre a possibilidade de conseguir a vaga dos seus sonhos.
O que fazer com o resultado do Enem?
Você pode usar a sua nota do Enem para entrar em uma universidade pública, com o Sisu, conseguir uma bolsa em uma universidade privada, com o ProUni, financiar o seu curso, com o Fies, e até mesmo estudar em Portugal!
Além disso, existem muitas universidades públicas e privadas que utilizam o resultado do Enem em um programa próprio para substituir ou complementar o vestibular tradicional e fornecer bolsas, por exemplo.
Esperamos que você tenha sanado suas dúvidas de quando sai a nota do Enem! Aproveite para conferir nosso próximo artigo para saber quais faculdades que aceitam a nota do Enem!