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Desafio #vem1000: Os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil [Redação pronta]

  • Sabrina Andrade
  • 27/07/2021
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Um dos maiores desafios da atualidade é proporcionar uma educação para todos, sem distinções, além de assegurar um trabalho educativo organizado e adaptado para atender às necessidades educacionais especiais dos alunos. 

Portanto, o aluno com autismo ou TEA (transtorno do espectro autista), apresenta características variadas que comprometem, desde as suas relações com outras pessoas até a sua linguagem, necessitando, assim, de apoio no seu processo de ensino-aprendizagem.

O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “Os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!

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Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu)

Exemplo de redação sobre o tema: Os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil

Desde o movimento intelectual que surgiu na Europa durante o século XVIII, o Iluminismo, que pregava a disseminação dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, entende-se que uma sociedade só progride quando um se comove com o problema do outro. Entretanto, ao observar os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil, percebe-se que o ideal de igualdade é contestado. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência governamental e a omissão das escolas colaboram para esse quadro. [1] [2]

Mormente, a inobservância do Governo é o principal fator responsável para a permanência da problemática. Tal fato ocorre porque as autoridades não se preocupam em conscientizar a população sobre as características dos indivíduos que possuem autismo e como se comportar na presença desses cidadãos. Sob esse viés, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, em sua obra ”Modernidade Líquida”, algumas instituições -dente elas o Estado- perderam o seu papel social e configuram-se como ”Instituições Zumbis” ao manter apenas a sua forma e encarregar a população a resolução de seus problemas. Nessa perspectiva, com a falta de investimento em campanhas de conscientização e adaptação dos ambientes públicos para receber pessoas com a síndrome, os autistas sofrem por não poderem sair de casa sem serem vítimas de algum desconforto, uma vez que, muitos possuem hipersensibilidade auditiva. [3]

Outrossim, a ausência escolar é outro fator primordial [5] para a temática [6]. Essa situação se deve porque muitos docentes não possuem capacidade didática para educar crianças que possuem autismo. Além disso, os estudantes não entendem o comportamento dos autistas, o que ocasiona a exclusão desses indivíduos portadores da síndrome. Segundo a filósofa judia Hannah Arendt, em sua teoria ”Banalidade do Mal”, o comportamento preconceituoso passa a ser realizado inconscientemente quando os indivíduos os normalizam. Logo, por consequência da falta do preparo escolar com a presença de profissionais qualificados para receber essas crianças, muitas sofrem preconceito dentro das escolas. [4]

Dessa maneira, medidas são necessárias para resolver o impasse. Portanto, o Governo Federal, como instância máxima da administração executiva, em parceria com a mídia, deve, por meio de um projeto social, elaborar uma propaganda educacional para os grandes canais de televisão, a fim de ensinar sobre o autismo para os cidadãos. Além disso, o Governo deve criar, dentro dos estabelecimentos públicos, locais adaptados para os autistas. Ademais o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, deve contratar profissionais que saibam ensinar as crianças autistas, além de ensinar os colegas de classe a se comportarem com os indivíduos com a doença. [7] [8]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [6] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [2] Você demonstra ter compreendido a proposta de redação ao apresentar o recorte temático na introdução.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [3] Ótimo argumento, muito bem!
  • [4] Coloque um dado mais elaborado neste parágrafo. Os dados estatísticos dão credibilidade aos argumentos. Busque ler jornais para assimilar informações de assuntos variados.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [5] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [7] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
  • [8] Parabéns! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção. O segredo é sempre voltar aos parágrafos de desenvolvimento e solucionar os problemas na ordem em que foram apresentados. Acima de tudo diga o que fazer, os meios para fazer e quem irá participar da proposta. Dessa forma, seu desempenho será um sucesso!

Comentários

Aconselho que você seja mais clara(o) com as propostas apresentadas na conclusão.

Nota: 1000

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Autor

  • Sabrina Andrade
    Sabrina Andrade

    Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

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