O vestibular da UERJ é conhecido por ser um dos que mais valorizam a literatura. A cada edição, os candidatos precisam estudar obras literárias específicas que aparecem em diferentes etapas do processo seletivo, desde os Exames de Qualificação até a prova de Redação na 2ª etapa do certame. Neste conteúdo, você confere quais são as obras obrigatórias da UERJ 2026, suas sinopses, a melhor forma de treinar sua escrita para a redação do vestibular carioca e o cronograma da prova!
Quais são as obras obrigatórias da UERJ 2026?
Para o vestibular de 2026, as leituras obrigatórias foram escolhidas por meio de consulta pública realizada pela UERJ. Confira cada obra e a fase em que será cobrada:
- 1º Exame de Qualificação: Amor, de Clarice Lispector
- 2º Exame de Qualificação: Senhora, de José de Alencar
- Prova discursiva de Língua Portuguesa e Literaturas (aplicada na 2ª etapa): O quase fim do mundo, de Pepetela
- Redação (aplicada na 2ª etapa): Hamlet, de William Shakespeare
O modelo adotado pelo vestibular permite que os candidatos tenham contato com diferentes estilos, épocas e tradições literárias, ampliando seu repertório sociocultural.
Quais as temáticas?
- Amor (Clarice Lispector): conto presente no livro Laços de Família, marcado pela introspecção e pela quebra da rotina da protagonista ao se deparar com o inesperado.
- Senhora (José de Alencar): romance que apresenta uma protagonista feminina ousada para o século XIX, ao comprar um marido em vez de se submeter às convenções sociais.
- O quase fim do mundo (Pepetela): distopia do escritor angolano que retrata um cenário de colapso social e humano, explorando temas universais em língua portuguesa.
- Hamlet (William Shakespeare): um dos clássicos mais conhecidos do teatro mundial, com reflexões sobre poder, vingança, dilemas morais e existenciais.
Na 2ª etapa, o Exame Discursivo será composto por uma redação – baseada na obra Hamlet – e por duas provas específicas relacionadas ao curso escolhido, sendo que uma delas terá peso 2. Nesta fase, para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, a obra obrigatória é O quase fim do mundo, de Pepetela.
Como funciona a redação UERJ 2026?
O gênero cobrado na redação da UERJ é o texto dissertativo-argumentativo em prosa, semelhante ao do Enem, mas com algumas particularidades.
O candidato deve apresentar uma tese clara sobre o tema proposto e desenvolvê-la de forma consistente, utilizando argumentos, exemplos e referências que dialoguem com o livro indicado para a prova (no vestibular 2026, será Hamlet, de William Shakespeare).
Assim, o estudante não deve resumir a obra, mas sim, interpretar suas questões centrais (como dilemas morais, poder, vingança, existência) e relacioná-las às questões propostas pela banca.
A UERJ valoriza textos bem estruturados, com introdução, desenvolvimento e conclusão, respeitando a norma-padrão da língua. O candidato precisa demonstrar capacidade crítica, clareza de ideias e coerência argumentativa, sempre mantendo o foco no tema proposto pela banca.
Como treinar a escrita para a redação UERJ 2026?
Para treinar sua escrita para a redação da UERJ, você pode contar com a Imaginie! Com foco no vestibular de 2026, nossa equipe pedagógica preparou diversos temas relacionados à obra Hamlet. Só na Imaginie, você tem acesso a:
- Temas exclusivos preparados por nossa equipe pedagógica
- Dezenas de temas oficiais da UERJ (Grade Antiga e Grade Nova)
- Mais de 1000 temas de diversos vestibulares, como Enem, Fuvest, Unicamp, Unesp e mais
- Correção feita por especialistas, baseada nos critérios oficiais do vestibular
- Feedback completo, com pontos fortes/fracos e sugestões de melhoria
- Monitoria ilimitada via chat para tirar dúvidas sobre a correção
- Pedido de reavaliação do texto
Escolha seu pacote preferido e adquira suas correções com cupom de desconto:
Cronograma da 2ª etapa da UERJ 2026
Passados os Exames de Qualificação, a 2ª etapa do vestibular se aproxima.
Os candidatos podem se inscrever até 3 de outubro, pelo site vestibular.uerj.br ou presencialmente no campus Maracanã.
A taxa de inscrição é de R$ 120, com isenção garantida para alunos da rede pública estadual, incluindo unidades da Seeduc, CAp-Uerj, Faetec e Cecierj/EJA.
A prova irá acontecer no dia 30 de novembro de 2025.
Foto do post: Divulgação/UERJ







