A área da educação é uma das mais importantes do país. É através dela que os alunos aprendem o conhecimento técnico para ingressar no mercado de trabalho. Do mesmo modo, os alunos que frequentam as escolas aprendem noções de convívio em sociedade e princípios que são capazes de formar cada um individualmente.
Para que todo o mecanismo de uma instituição de ensino dê certo, muitos profissionais estão envolvidos. A atuação ocorre desde a formação direta em sala de aula, como no caso dos professores, até os bastidores, com a equipe de administração e coordenação.
Na escola, o pedagogo é um dos profissionais com mais possibilidades de atuação. Seu trabalho começa no magistério, lecionando na Educação Infantil (pré-escola) e no Ensino Fundamental (primeiro ao quinto ano).
Mas, para além da sala de aula, o pedagogo é também um especialista capaz de atuar na gestão escolar. Sendo um conhecedor em educação, ele opera diretamente em todos os processos que envolvem a aprendizagem.
O papel do pedagogo na gestão escolar
No processo de direção, suas atribuições englobam desde funções para o desenvolvimento dos alunos até formas de melhorar a organização e o cotidiano da instituição.
As principais atividades do pedagogo como gestor são:
- elaborar o calendário escolar e o planejamento de ensino;
- organizar as turmas e as aulas;
- coordenar os conselhos de classe;
- organizar as reuniões com os pais;
- acompanhar e aprimorar a qualidade de ensino;
- coordenar e adquirir os materiais didáticos.
Vale destacar que, apesar da formação desse profissional, é preciso considerar a dinâmica de cada instituição, ajustando e fazendo a aplicação do método de acordo com essas diretrizes.
Funções de liderança na prática
Profissionais que atuam diretamente como gestores, seja no âmbito organizacional ou pedagógico, desenvolvem papéis de liderança importantes. Nesses casos, juntamente da implementação de planos de aprendizagem, eles serão responsáveis pela coordenação e pelo desenvolvimento dos colaboradores.
Na prática, os planos que envolvem o ensino devem ser feitos através de orientações pedagógicas, ou seja, é preciso que o gestor faça a avaliação do ensino e ajuste os mecanismos de acordo com a realidade e a capacidade dos estudantes, lembrando sempre de respeitar e atuar de acordo com as instruções do MEC.
A fim de melhorar o ensino, o especialista em educação é orientado ainda a apoiar os professores e incentivar que eles busquem aprimoramento profissional, seja através de cursos ou novas dinâmicas escolares.
Outra responsabilidade do profissional está ligada à implementação de projetos educacionais que podem ir além da teoria aplicada e ensinada em sala de aula. Isso permite que os professores desenvolvam com alunos competências como trabalho em equipe, habilidades sociais e resolução de conflitos.
A gestão de uma escola deve ainda se manter atualizada quanto às ferramentas que facilitam o dia a dia e o ensino dos alunos, como o uso de novas tecnologias e a inclusão dos estudantes.
A importância da formação acadêmica
Independentemente da área de atuação escolhida, o especialista que busca trabalhar com educação precisa ter o conhecimento necessário e a formação de acordo com o que o mercado de trabalho necessita.
Por isso, ao se preparar para a carreira, é preciso compreender a fundo todos os processos educacionais. Nesse caso, a faculdade de pedagogia é o caminho ideal, oferecendo bases sólidas para que o profissional atue tanto na sala de aula quanto na gestão escolar.
Foto do post: iStock