🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Entenda como a tecnologia pode contribuir para a educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A revolução digital e seu impacto na educação são assuntos cada vez mais recorrentes nas escolas. De um lado, uns argumentam a necessidade do uso das tecnologias para potencializar o aprendizado. De outro, há quem defenda que isso poderá favorecer a distração dos alunos — vamos combinar que fazê-los manter a atenção na aula tem sido um dos maiores desafios dos professores em sala.

Para colaborar nessa análise, o blog Imaginie foi atrás de algumas informações que poderão ajudar as escolas a compreender melhor esse desafio e pensar numa saída positiva, sobretudo, diante da cobrança de alavancar o desempenho no ENEM.

Busca (incessante) pelo foco dos alunos

Estudos já demonstraram que a atenção do aluno na aula pode ter a duração média de 10 a 20 minutos. Outro dado apresentado por Daniel Goleman, no livro “Foco”, também nos convida a uma séria reflexão: ao ler qualquer material, em média, temos de 20% a 40% de atenção, o que torna muito baixa nossa capacidade de assimilação. Adicione a essas duas percepções os fatores externos que podem atrair o foco dos estudantes em sala.

Ninguém nega que se trata de uma combinação desafiadora: cada vez menos atenção por parte dos alunos e muita cobrança por uma boa média geral dos estudantes na prova do ENEM. No entanto, os dados acima reforçam que vencer a distração e manter o foco deles é uma questão bem mais atrelada ao comportamento humano. Tanto que alguns especialistas defendem que estamos numa era da economia de atenção. Ou seja, disputamos o tempo todo a atenção das pessoas (e nós, educadores, estamos com esse desafio também).

Geração cada vez mais conectada

A consultora em tecnologia na Educação e palestrante Martha Gabriel escreveu um livro que traz perspectivas bem interessantes ao tema, intitulado: “Educ@r — A Revolução Digital na Educação”. Entre as informações trazidas por ela, destaca-se uma bem intrigante: há casos em que crianças de seis meses já interagem com tablets e, pasmem, fazem até selfies (aquele autoretrato). A escritora enfatiza que os mais novos chegarão à escola com essa atitude e, se não estivermos preparados, não saberemos como despertar o interesse deles.

Entende-se por não estar preparados, não somente a questão estrutural que é, sim, importante para que sejam incluídas as novas tecnologias na educação, mas principalmente a capacitação dos docentes para que usem esses dispositivos em apoio ao processo de aprendizagem e não sejam dominados por esses aparelhos. Até por conta disso, Martha defende que o foco das escolas não deve ser somente na ferramenta. Em outras palavras, se não houver um preparo de como os professores e alunos podem utilizar tecnologias com foco educacional, todo esse esforço pode não colaborar no desenvolvimento dos estudantes.

Criatividade para aliar educação e tecnologia

Buscar saídas inovadoras, que sejam adaptadas ao contexto da sua escola, é o primeiro passo para entender essa transformação da educação. Olha que exemplo interessante: valendo-se da tecnologia, uma escola procurou uma associação de idosos nos Estados Unidos para propor que estes falassem pela internet (por um canal de vídeo) com alunos brasileiros. A proposta partiu de fazer uma aula de inglês diferenciada, colocando os estudantes para treinarem o idioma. A iniciativa também colaborava com os idosos, muitas vezes, sozinhos e que gostam de compartilhar sua experiência de vida com outras pessoas. Bom para todo mundo, não é mesmo?

Há inúmeras oportunidades de aproveitar com criatividade o uso das tecnologias no ambiente escolar. É preciso, no entanto, investir em capacitação para que usemos esses dispositivos como aliados e não como adversários.

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter