Se você utiliza as redes sociais, já deve ter visto ou usado os filtros que alteram nossa imagem, não é? Muitos são divertidos, mas muitos, também, definem um padrão de beleza. Por isso, separamos o tema “A manipulação de imagem nas redes sociais e seus malefícios à saúde mental“ para o Desafio #vem1000 de hoje.
Veja, a seguir, uma redação comentada sobre esse assunto:
Exemplo de redação sobre o tema: A manipulação de imagem nas redes sociais e seus malefícios à saúde mental
A aclamada série “Black Mirror”[1] ficou marcada pelo viés na profundidade de questionar determinados comportamentos na sociedade, como no episódio na qual há uma crítica sobre as relações das redes sociais e a necessidade de engajamento através de manipulações visuais. Esse cenário tem origem inegável do discurso capitalista globalizado responsável por uma padronização, maléfica à saúde. Assim, os fatores que influenciam na solidificação dessa realidade, pode-se destacar a modernidade líquida juntamente aos veículos midiáticos.[2]
Em primeiro plano, a perspectiva de lucro somada a teoria do filósofo Zygmunt Bauman resulta no quadro de preocupação estética na internet para se encaixar na normatividade.[3] Isso ocorre pela fluidez das perspectivas na sociedade contemporânea, sendo uma busca incessante pelo ideal de beleza de um padrão que é vendido, valorizando modificações para alcançar o perfeccionismo imposto. Exemplo claro desse fato é a tendência dos filtros popularizados que modifica rosto ou corpo, sendo prejudiciais e como efeitos a competição exacerbada, ansiedade, depressão.[4]
Em segunda instância,[8] o sistema econômico que preza o capital aliada à mídia tem como consequência a alteração da imagem no meio cibernético para prestígio social. Tal pensamento ocorre pela fetichização da estética transformando em mercadoria, sendo a internet seu meio de propagação. Ilustra-se esse paradigma na frase do sociólogo Émile Durkheim, “O homem mais do que um formador da sociedade, é um produto dela”,[5] pode ser aproximada a essa realidade, pois a sociedade é moldada pelas concepções individualista, e a influencia midiática é o reflexo do pensamento coletivo.
Diante do exposto, é importante perceber o processo de manipulação de imagem causada pelo avanço capitalista no tecido social. Portanto para solucionar, o Ministério da Educação e Cultura, por meio de projetos socioeducativos em propagandas de panfletos, alertar sobre o paradigma dos malefícios da constante manipulação com a finalidade de reduzir o ideal de modificação. Desse modo, a implantação do processo citado pode ser amenizada e o episódio da série supracitada ser futuramente apenas ficção.[6][7][9]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [9] Demonstrou bom domínio da norma culta.
Competência II: compreender a proposta
- [2] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [6] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [1] Ótimo argumento, muito bem!
- [3] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.
- [4] Muito bem! Esses dados deram credibilidade a seu argumento.
- [5] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [8] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [7] Fale como a ação pode ser executada.
Comentário final
Sua redação está ótima! Leia mais artigos, revistas e periódicos para ter mais profundidade nos temas e continue treinando!
Nota: 960
Quer escrever sobre o tema “A manipulação de imagem nas redes sociais e seus malefícios à saúde mental” e receber o seu texto corrigido? Então, escolha o seu plano da Imaginie e envie a sua redação para um de nossos corretores.