Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Adolescência: Entenda a temática da série da Netflix e saiba como citar a obra na redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A nova série da Netflix, Adolescência, foi ao ar em 13 de março de 2025 e rapidamente se tornou um grande sucesso, entrando para o ranking de mais assistidas da plataforma. Além de aclamada pelo público, a produção também recebeu a atenção da crítica e causou impactos internacionais.

Para se ter ideia da magnitude dessa repercussão, o governo do Reino Undo anunciou que a série será transmitida gratuitamente nas escolas de Ensino Médio em todo o país.

Dessa forma, a equipe da Imaginie construiu este conteúdo completo sobre a minissérie. Aqui, você conhece o enredo, entende os temas que a produção aborda e aprende a citar a série Adolescência nas redações de vestibular. Continue lendo e saiba mais!

Qual é a história da série Adolescência?

Com quatro episódios de aproximadamente 50 minutos, a série acompanha Jamie Miller (Owen Cooper), um jovem de 13 anos, e sua família a partir do momento em que ele é acusado de assassinar uma colega de escola. O drama, porém, não gira em torno do crime em si — dedicando a ele apenas alguns segundos. Aqui, o foco é tudo o que cerca esse crime.

Ao longo dos seus episódios, acompanhamos, primeiro, o momento da prisão de Jamie e o seu interrogatório inicial, ao lado de seu pai, Eddie (Stephen Graham). 

No episódio seguinte, os principais detetives do caso vão até a escola de Jamie, onde tentam falar com outros alunos que possam ter mais informações sobre a motivação desse crime. Lá, descobrimos não só que Jamie era vítima de bullying, mas também que fazia parte de comunidades incel.

O terceiro episódio é inteiramente dedicado à entrevista de Jamie com uma psicóloga infantil. Ela é a responsável por determinar o grau de autonomia e consciência de Jamie no momento em que ele comete o crime, avaliando se tal atitude foi premeditada. Ao longo dessa conversa, também temos acesso à mente desse adolescente e ao modo como ele enxerga o mundo.

Por fim, o último episódio da série mostra as repercussões da história para a família Miller — desde a dificuldade para viver um dia normal, até os sentimentos conflitantes de ter Jamie como parte dessa família. Em uma das cenas mais emocionantes da série, vemos a conversa entre os pais, Eddie e Manda (Christine Tremarco), que tentam entender a sua parcela de culpa na criação de seu filho.

Quais temas a série aborda?

Adolescência ganhou destaque mundial por abordar temas complexos de uma maneira nova e interessante. Confira, abaixo, dois dos principais assuntos da série.

Cultura incel

A cultura incel (abreviação de “involuntarily celibate”, ou “celibatário involuntário”) é um movimento online formato sobretudo por homens que se identificam como incapazes de estabelecer relacionamentos afetivos e sexuais. Como consequência, cultivam um intenso ressentimento contra mulheres e a sociedade em geral, considerando-se “excluídos” e promovendo discursos misóginos e, em alguns casos, de violência.

Essa cultura vem ganhando mais espaço com as redes sociais, uma vez que essas comunidades masculinas estão se fortalecendo e se popularizando. Diante de desafios sociais e econômicos enfrentados por homens mais jovens, esses grupos tendem a culpar as políticas igualitárias e as “minorias” por seu “fracasso”, reagindo violentamente contra o feminismo e a outros grupos.

Os incels também costumam ser adeptos ao chamado “movimento red pill”, referência à pílula vermelha do filme Matrix. Na produção cinematográfica, essa seria a pílula usada para despertar uma pessoa para as injustiças da sociedade. Na cultura incel, ela equivale à adoção da ideia de que 80% das mulheres são atraídas por apenas 20% dos homens, o que torna as suas chances de namoro menos favoráveis.

Os perigos desses pontos de vista são muitos e se manifestam de forma cada vez mais violenta. Em Adolescência, acompanhamos o ápice desse escalonamento de um sentimento de inadequação e de rejeição por uma mulher no protagonista, e podemos entender os impactos do discurso incel na vida não só de meninas e mulheres, mas dos próprios homens.

Feminicídio

O feminicídio é nome dado ao assassinato de uma mulher motivado por questões de gênero. De acordo com a ONU Mulheres, 60% desses crimes são cometidos por parceiros ou outros homens da família.

O crime de feminicídio está frequentemente ligado a contextos de violência doméstica, o que reflete a estrutura patriarcal da sociedade. No Brasil, em 2024, foram registrados 1.450 feminicídios e 2.485 homicídios dolosos (com a intenção de matar) de mulheres, de acordo com os dados divulgados pela Agência Brasil. 

Em Adolescência, Jamie é acusado justamente de assassinar uma colega de escola depois que ela recusou suas investidas amorosas. O crime pode ser categorizado como feminicídio, e a produção da Netflix aproveita essa oportunidade para debater os impactos da cultura machista na proteção de meninas e mulheres.

Por que Adolescência é uma série importante?

A minissérie da Netflix vem ganhando destaque por trazer à tona a cultura que leva aos crimes de ódio, deixando de lado a espetacularização do crime em si. Com o crescimento dos conteúdos de true crime (crimes reais) e os investimentos de grandes estúdios em produções cada vez mais focadas em assassinatos marcantes, Adolescência chama a atenção por ser impactante mesmo indo na direção oposta.

Ao tratar de temas que afetam a juventude, como a cultura incel, o bullying e a masculinidade tóxica, ela coloca em xeque o papel de diferentes fatores sociais na criação de meninos e homens. Além disso, debate com cuidado os impactos da ausência de uma cultura familiar mais forte e transparente.

A série também é importante por mostrar que a nossa sociedade não é “preto no branco”, e que pessoas são mais do que herois ou vilões. Jamie é um retrato de um jovem multifacetado, com amigos e uma família que o ama, mas também capaz de cometer um crime terrível — e o mesmo vale para os outros personagens.

Nesse sentido, Adolescência expande o debate sobre crimes de ódio e comunidades online, indo além do “certo” e do “errado”. Ao fazê-lo, nos lembra que problemas complexos também requerem soluções complexas, o que significa que é preciso analisar como nossas ações podem ter impactos positivos e negativos naqueles que nos cercam.

Como citar a série na redação?

A série Adolescência pode ser usada como pano de fundo para ilustrar uma série de problemas sociais, como o avanço das comunidades incel, sobretudo entre grupos jovens, e o feminicídio. Para isso, porém, é fundamental:

  • Conhecer dados relevantes sobre o assunto: Usar dados na redação é uma excelente maneira de demonstrar o seu conhecimento de mundo e reforçar a sua argumentação. Por isso, pesquise em fontes confiáveis e tenha em mente quais números contribuem para a sua tese.
  • Ler sobre a série: Após a sua estreia, diversos portais e personalidades divulgaram notícias, ensaios e opiniões sobre a série. Para expandir a sua interpretação e conhecer novos pontos de vista, lê-los é um ótimo primeiro passo.

Vale lembrar que citar séries e filmes na redação é uma excelente maneira de mostrar o seu repertório sociocultural. Além disso, demonstra uma capacidade de relacionar eventos cotidianos recentes com outras produções de ficção, o que implica um bom raciocínio lógico. 

Outra dica importante é não deixar de praticar. Para te ajudar a citar Adolescência nas suas redações, separamos alguns temas. Olha só:

  • Desafios para o combate à violência contra a mulher no Brasil (Enem 2015);
  • O impacto da internet na construção da identidade dos jovens (Unesp 2021);
  • A persistência da violência como característica da sociedade contemporânea (UERJ 2017).

Depois de praticar, você também pode ter a sua redação corrigida pela equipe da Imaginie! Aqui, você tem acesso a correções em até 24 horas, que destacam os pontos fortes e os pontos a melhorar do seu texto. Além disso, pode usar a nossa monitoria ilimitada e até participar de imersões temáticas. Conheça os nossos planos e saiba mais!

Foto do post: Divulgação/Netflix

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autores

  • Amanda Tracera

    Mestre em Letras, trabalha com conteúdo digital há 6 anos. É apaixonada por educação e tecnologia e passa o tempo livre com um livro nas mãos.

    View all posts
  • Beatriz Kalil Othero

    Jornalista formada pela UFMG, se interessa por temas como educação, ciência, tecnologia, e sociedade. Participou de reportagens premiadas pelo Sebrae em 2023, pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter