Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Como aprofundar sua argumentação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema, não será considerado digno da nota máxima se os argumentos não tiverem a adequada profundidade de reflexão e de desenvolvimento. Por essa demanda ser fundamental, elaboramos este post com dicas sobre como aprofundar sua argumentação, para que, assim, você fique mais perto de conseguir a tão sonhada nota 1000! Confira 😉

Primeiramente, é importante que saibamos o conceito de argumentação. Segundo o dicionário Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis, argumentar é:

  • Apresentar fatos, provas ou argumentos, tirar as consequências de um princípio ou fato; concluir, deduzir.
  • Argumentar com a história. Servir de argumento, prova ou documento.
  • Chamar à discussão; provocar controvérsia; altercar, brigar, discutir.
  • Expor como argumento; aduzir, alegar.
  • Apresentar ou enunciar argumentação sobre algum assunto.

Vejamos então alguns desses conceitos separadamente, para dar profundidade a eles. Percebe o que se pretende aqui? Explicar melhor algo que só foi citado. Já guarda aí essa definição!

No primeiro tópico, disse-se que na argumentação é preciso apresentar fatos, provas. O propósito é que, com isso, sejam comprovadas as suas ideias sobre o tema. Observe o parágrafo a seguir, de um texto sobre o tema do Enem 2017, Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil:

Outro aspecto a ser discutido são os cursos de licenciatura, voltados para a formação do profissional que atuará como professor, que apresentam uma defasagem no ensino de metodologias que respeitem a condição de pessoas com deficiências, como os surdos. [1] Devido a isso, os docentes não são aptos a atender às necessidades específicas desses alunos, o que acaba os desmotivando. Como consequência disso, as taxas de evasão escolar crescem. [2] Em 2010, o Censo apresentou dados que apontam que 61% das pessoas com deficiência com 15 anos ou mais não possuem o ensino fundamental completo ou não tiveram acesso a qualquer nível de instrução. [3] Tal problemática representa um grave retrocesso.

Note que, segundo o autor do texto, no tópico em negrito, de número [1], há um problema relacionado à formação dos profissionais da educação, que não são capacitados efetivamente para garantir a inclusão dos surdos nas escolas. Em itálico, marcado pelo número [1], ele destrincha o porquê disso ser um problema ao trazer as consequências para o contexto em discussão. Inclusive, mostrar a relação causa-consequência é uma forma de argumentação também definida pelo significado da palavra (tirar as consequências de um princípio ou fato).

Até aqui, porém, são só opiniões deste autor. São válidas, pois, conseguem mostrar ao leitor de forma coerente como se dá o problema, mas o argumento não pode ser considerado completo por não haver, ainda, a comprovação dessa relação. Isso é feito no último período do parágrafo, marcado em negrito e numerado [3]. Ao trazer o dado do Censo 2010, de que 61% das pessoas com deficiência com 15 anos os mais não possuem ensino fundamental completo ou não tiveram acesso a qualquer nível de instrução, comprova-se, finalmente, a argumentação pretendida. Agora, sim, podemos afirmar que foram apresentados fatos e provas.

E por que esse processo é tão importante?

Bom, o descritor da competência III define que o participante deve demonstrar na redação a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Direcionar a produção por meio de causas, consequências e explicações, por exemplo, são formas de defender a tese e, principalmente, convencer o leitor de que ela é válida.

Temos 3 dicas básicas para você aprofundar sua argumentação:

  • Use dados;
  • Referencie situações conhecidas;
  • Selecione argumentos mais fortes.

Sabemos que é difícil gravar dados estatísticos sobre os vários assuntos cogitados como tema do Enem. Seria, inclusive, inviável tentar decorá-los. Mas você pode, pelo menos, tentar alguns mais gerais. Por exemplo, tenha como “carta na manga” algum dado geral sobre educação, outro sobre saúde e outro sobre meio ambiente. Além disso, você pode usar os que são disponibilizados nos textos motivadores da proposta de redação. Te ensinamos AQUI como se apropriar de informações dos textos de apoio sem cair no senso comum.

Se não tiver dados, tudo bem! Por que não contar um fato, noticiado, como exemplo para elucidar sua tese? Desde já, comece a prestar atenção nas notícias do jornal e ler reportagens, por exemplo. Assim, você conseguirá, com propriedade, descrever uma situação em seu texto para comprovar o que você tem a problematizar a respeito.

Além disso, dentre as opções de explicação dos argumentos que você tem, procure escolher aquela que for mais impactante. Você terá mais chance de convencer o leitor quanto mais grave demonstrar que o problema é. Por exemplo, sabemos de uma das consequências do uso do cigarro são as doenças respiratórias que podem causar. Porém, seja mais específico: elas doenças podem levar à morte. Grave! Agora apresente dados ou exemplos que comprovem.

De forma geral, a regra é sempre questionar ao máximo se todo o seu argumento é auto-explicativo no texto. Assim, não haverá brechas para que o corretor veja falhas na sua argumentação.

Lembrando que para ser capaz de escrever um bom texto e, inclusive, demonstrar as habilidades citadas acima, é preciso ter um bom repertório sociocultural. Te ensinamos como aprimorá-lo AQUI.

Compartilhe conosco suas dúvidas! Até a próxima e bons estudos 😉

VEJA TAMBÉM: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS PREPOSIÇÕES

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter