Hora de decisão profissional, hora de pensar sobre isso. São três caminhos distintos, que muitos não valorizam no momento da escolha, mas que podem dar rumos totalmente diferentes para uma carreira.
Hoje existem cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogos. Todos são cursos de graduação, porém cada um deles com características e formatos diferentes, que atendem diferentes necessidades.
Cursos Tecnólogos (tecnológicos)
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cursos tecnológicos são sim cursos superiores. Mas com uma duração menor (entre 2 e 3 anos) do que os cursos de bacharelado e licenciatura.
Esse tipo de curso é mais indicado para quem já tem certeza de que tipo de trabalho deseja fazer. Por exemplo, se você quer trabalhar na área de meio ambiente, com foco em tratamento de resíduos sólidos, melhor fazer um curso de gestão ambiental, do que partir para um bacharelado em biologia.
No entanto, se você ainda não decidiu que área seguir dentro da profissão escolhida, melhor optar por bacharelados e/ou licenciaturas.
Bacharelado
O bacharelado é a formação superior com duração que varia entre 4 e 6 anos. Estuda sobre tudo dentro da área escolhida, conferindo um conhecimento genérico sobre todos os assuntos.
Esse tipo de curso é ideal para jovens que ainda não conhecem o mercado de trabalho ou que ainda têm dúvidas de que tipo de função querem exercer. Oferece a possibilidade de ter contato com inúmeras áreas de atuação da profissão e, por ter um tempo de duração mais longo, não exige que o aluno decida qual área seguir desde o início do curso.
Não permite que o profissional siga a carreira de professor.
Licenciatura
Os cursos de licenciatura têm a mesma duração dos de bacharelado e conferem boa parte do currículo do bacharel. No entanto, os profissionais formados nestes tipos de curso são aptos a ministrarem aulas na educação infantil, no ensino fundamental e ensino médio.
A diferença curricular entre licenciatura e bacharelado é a presença de matérias de cunho pedagógico no primeiro caso (licenciatura).
E, lembre-se: em todos os três casos você poderá optar por alguma pós-graduação ou especialização posteriormente, e tornar-se um profissional mais qualificado. 🙂
Qual é seu caso? Dúvidas? Oriente-se, faça Orientação Profissional. Investimento pra vida toda!11