Ibope: Corpo de Bombeiros é a instituição mais confiável do Brasil
No topo desde 2009, o Corpo de Bombeiros manteve o primeiro lugar em 2014 como a instituição mais confiável do País. É o que conclui o Índice de Confiança Social (ICS) – Instituições referente ao ano passado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).
Segundo o Ibope, as 18 instituições avaliadas no ICS pertencem tanto à esfera pública quanto à privada, além da sociedade civil, e buscam representar diversos setores do Brasil. O índice registrou oscilação positiva para 13 delas.
Em 2014, o Corpo de Bombeiros manteve-se na liderança do ranking com 73 pontos, quatro a menos que no ano anterior. […]
O índice também mediu a confiança da população nas pessoas e na sociedade em geral (ICS – Pessoas e grupos sociais). A sondagem entrevistou 2.002 moradores de 141 municípios do País, durante o período de 18 a 21 de julho de 2014.
(Disponível em: http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2015/07/ibope-corpo-de-bombeiros-e-a-instituicao-mais-confiavel-do-brasil)
[…] hoje eu quero falar dos outros heróis, os heróis do silêncio, aqueles que não são conhecidos, mas que existem e fazem parte de nossas vidas, e sem eles não sobreviveríamos. Não arriscam suas vidas, mas dedicam suas vidas aos outros, as enfermeiras e enfermeiros que cuidam dos pacientes nos hospitais, principalmente daqueles que foram abandonados por suas próprias famílias. Das babás que tomam conta de nossos filhos dia após dia, dando uma educação que foi abandonada pelos pais. Os policiais e bombeiros honestos que cuidam de nossas vidas e patrimônio e que nunca aparecem nas manchetes dos jornais, ao contrário de seus colegas desonestos que desfrutam de uma vida cheia de luxo. Posso falar de todas as atividades de uma sociedade e em todas elas encontraremos heróis anônimos que fazem atos de bravura diariamente.
(IRIGOYEN, Ricardo. Disponível em: http://agenciario.com/colunistas.asp?cod_col=20&pNota=2756#.VnmOCU-nzd0)
Joanne Liu
A médica canadense é a presidente de uma das maiores organizações não governamentais do mundo, a Médicos Sem Fronteiras, da qual é parte há quase duas décadas. Sob sua liderança, a entidade conseguiu estar nos lugares certos e atuar de maneira decisiva em 2015 em grandes catástrofes, como o terremoto no Nepal e também o resgate de imigrantes e refugiados que cruzam o Mediterrâneo. A ONG vem ainda tentando se recuperar dos efeitos de um dos episódios mais graves da sua história: o bombardeio ao seu hospital em Kunduz, no Afeganistão, que foi realizado pelo exército dos Estados Unidos. O local era o único posto de atendimento médico de milhares de pessoas que vivem nessa região que hoje é palco de conflitos entre tropas americanas e afegãs e militantes extremistas do Taleban. O posicionamento de Liu frente a esse grave problema não poderia ter sido mais louvável. De maneira firme, cobrou providências do governo dos Estados Unidos, lembrando “que mesmo as guerras têm regras” e pontuando que o ato foi uma violação da Convenção de Genebra.
(Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/10-pessoas-que-fizeram-a-diferenca-em-2015/)
A partir dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
O reconhecimento e o posicionamento do cidadão diante de ações que trazem benefício a toda a sociedade.
CONCURSO PÚBLICO – CORPO DE BOMBEIROS DO PARÁ
- O candidato deverá formular texto com extensão mínima de 20 (vinte) e máxima de 30 (trinta) linhas.