O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), antecipou no dia 09 de fevereiro de 2022, o resultado do Enem 2021, que seria divulgado no dia 11 de fevereiro. Se você ainda tem dúvidas sobre como acessar o resultado do Enem, siga a leitura até o final!
Como acessar o resultado do Enem 2021?
Quer descobrir como acessar o resultado do Enem 2021? Bora lá! Há duas formas: pelo site do Inep e pelo aplicativo oficial do Exame.
Para conferir seu desempenho no Enem pelo endereço do Inep, basta acessar este site e clicar em “Página do Participante – Entrar com gov.br”. Depois, é necessário preencher seu CPF no campo indicado, clicar em “Avançar”, colocar sua senha e clicar em “Entrar”.
Para não restar dúvidas sobre como acessar o resultado do Enem, montamos um passo a passo para você. Confira abaixo:
- Acessar o site do Inep;
- Entrar na Página do Participante;
- Informar CPF e senha nos campos indicados.
Se você não se lembrar da senha cadastrada, fique tranquilo! O sistema do Inep permite o registro de uma nova chave de segurança. Para tanto, em vez de digitar sua senha após preencher seu CPF, você deve clicar em “Esqueci minha senha”.
Dessa forma, você vai abrir uma nova página, onde é possível decidir a melhor opção para recuperar sua senha, sendo elas: validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular. Feito isso, você deve seguir as orientações indicadas na tela, ok?
Os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e estão inscritos no Enem 2021 como treineiros vão receber as notas do Enem 2021 no dia 11 de abril, juntamente com a vista pedagógica da redação.
Como é calculada a nota do Enem?
Agora que você já sabe como acessar o resultado do Enem, vamos explicar como funciona o algoritmo utilizado na correção do Exame: a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
De forma resumida, a TRI é um método de avaliação que não considera apenas o número total de acertos em uma prova, mas também a proficiência do aluno. Ficou confuso? Deixa que a gente explica!
Enquanto os cartões de resposta são corrigidos, o algoritmo da TRI divide as questões do Enem em três níveis: fácil, médio e difícil. Ao contrário do que acontece em sala de aula, onde os professores determinam a dificuldade de cada questão, é o aluno quem determina quais questões são mais fáceis e mais difíceis.
As questões com mais acertos são consideradas fáceis, enquanto as questões com menos acertos entram no grupo das difíceis. Pela mesma lógica, as questões de nível médio têm, mais ou menos, 50% de acerto e de erro.
Nesse sentido, se você acertar muitas questões difíceis e errar muitas questões fáceis, o algoritmo da TRI vai entender que você chutou e não vai computar a pontuação cheia do enunciado. Sem contar que as questões não valem a mesma pontuação, que varia conforme o grau de dificuldade apresentado.
Por esse motivo, não adianta comparar a quantidade de questões que você acertou com a de outros candidatos. Lembre-se que, mais do que avaliar o número total de acertos, a TRI avalia o padrão de cada participante.
Saiba como usar a nota do Enem 2021 para entrar na faculdade
Os estudantes que realizaram o Enem 2021 podem utilizar a nota do Exame para conquistar uma vaga no ensino superior.
Mas como fazer isso? Veja as possibilidades abaixo:
Sisu
A nota do Enem 2021 pode ser utilizada na inscrição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2021/1. O Sisu seleciona estudantes de todo o Brasil, com base na nota do Enem, para instituições públicas de ensino superior.
Para conseguir uma vaga pelo Sisu, você deve atingir a nota de corte do curso desejado, na universidade pretendida. Essa nota varia de acordo com a quantidade de vagas ofertadas pela instituição em questão e a quantidade de concorrentes.
Dessa forma, a nota de corte sempre corresponde à nota do último colocado na fila para ocupar uma vaga. Portanto, alcançar a nota de corte de um determinado curso significa superar a nota da última pessoa que se classificou na lista pelas vagas disponíveis.
Prouni
O Governo estabelece alguns requisitos básicos para participar do Prouni, sendo o primeiro não ter diploma universitário. Além disso, o candidato deve atender a pelo menos uma das condições abaixo:
- Ter cursado todo o ensino médio em escola pública (ou, havendo cursado em rede privada integral ou parcialmente, tê-lo feito na condição de bolsista);
- Ser pessoa com deficiência (PcD);
- Ser professor efetivo da rede pública buscando um curso de licenciatura.
Além disso, para disputar a bolsa integral (100%), a renda familiar do candidato não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo por pessoa. Para uma bolsa parcial (50%), exige-se que a renda máxima da família seja de 3 salários mínimos por pessoa.
Fies
Existem duas modalidades de cadastramento para o Fies: o Fies e o P-Fies. Essa classificação serve para dividir os estudantes nas respectivas categorias de acordo com a sua renda.
Sendo assim, está apto a participar do Fies, na primeira modalidade, o estudante com renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Essa opção é totalmente livre de juros.
Já na segunda modalidade, o P-Fies, pode participar o estudante com renda familiar mensal superior a três e inferior ou igual a cinco salários mínimos por pessoa.
Cumpridos os requisitos relacionados à renda familiar, pode se candidatar ao processo seletivo do Fies o estudante que:
- tenha feito alguma prova do Enem a partir de 2010;
- tenha obtido, no exame, nota igual ou superior a 450 pontos;
- não tenha zerado a redação do Enem;
- seja contemplado com uma bolsa de 50% do Prouni que não tenha condições de pagar a outra metade das mensalidades do curso.
O candidato que estiver apto a participar e for selecionado firmará um contrato de financiamento com uma agência financeira, que repassará diretamente para a instituição de ensino o valor total ou parcial da mensalidade.
Outras possibilidades
Você também pode usar a nota do Enem 2021 para estudar em Portugal ou aplicá-la para uma instituição de ensino superior (pública ou privada) que usa a nota do Exame para substituir ou complementar o próprio vestibular.
Como entender a média final do Enem 2021?
Com o resultado do Enem em mãos, você terá acesso às notas alcançadas em cada área do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, a nota da redação, que varia entre zero e mil, também será disponibilizada. Para saber sua média final, basta somar as cinco notas individuais e dividir por cinco.
E aí, gostou de saber mais sobre como acessar o resultado do Enem? Agora, confira algumas dicas para escolher a profissão certa!