Escolher uma profissão é uma decisão muito importante, mas que também pode se tornar difícil e angustiante. Afinal, como decidir o que vamos exercer ao longo da vida se, às vezes, não conseguimos nem mesmo escolher um filme para assistir na sexta à noite?
Não existe uma receita pronta para você fazer a melhor escolha possível. Porém, existem, sim, algumas dicas para você saber como escolher a profissão certa. E nós separamos 8 delas aqui hoje, confira!
Índice
- Analise suas possibilidades
- Acompanhe de perto as áreas que te interessam
- Pense em suas habilidades e talentos
- Analise o que é realmente importante para você
- Pense no mercado de trabalho
- Reflita sobre seu estilo de vida
- Reflita sobre quais assuntos te interessam
- Faça orientação vocacional
1. Analise suas possibilidades
Na época de vestibular, muita gente carrega o enorme peso nas costas de que a escolha do curso da faculdade determinará o que será feito para o resto da vida.
Calma! É verdade que o seu curso pode ser definidor para sua profissão. Mas isso não é uma regra!
Como assim?
Ao optar por um curso, pensamos em como é o trabalho de um profissional da área baseados no que conhecemos sobre ela. Porém, não podemos deixar de levar em consideração que estamos vivendo em um mundo cada vez mais em expansão e reinvenção!
Sendo assim, muitos profissionais usam a criatividade para adaptar a formação profissional a um tipo de trabalho que os façam mais feliz ou traga mais retorno financeiro, por exemplo.
Isso quer dizer que você pode fazer um curso de história, mas lá na frente não ser necessariamente um professor ou pesquisador, por exemplo. Você pode trabalhar em alguma outra área em que essa formação é útil, talvez de uma forma que você nem imagina. Pegue como exemplo pessoas que criam canais no YouTube para falar sobre assuntos que dominam e fazem disso uma profissão!
Por isso, entenda que quando escolhe um curso, você opta por um certo leque de opções de trabalho. O que isso significa? Que existem opções de trabalho dentro de uma área e no futuro não sabemos qual delas nos aguarda!
Sofremos por ansiedade por querermos antecipar o futuro, mas não temos controle sobre ele. O que podemos fazer é buscar autoconhecimento para entender qual área mais combina com a gente e tomar melhores decisões que impactam nosso futuro.
Além do mais, busque conhecimento sobre os cursos e as possibilidades diversas de trabalho! Como, por exemplo: quem faz psicologia pode futuramente trabalhar em um consultório, em escolas, em hospitais, em empresas,etc…
Conhecer bem sobre os cursos e as áreas de atuação auxilia muito em sua decisão e pode te ajudar a ficar menos ansioso.
2. Acompanhe de perto as áreas que te interessam
Se você quer ser médico, já se imaginou fazendo plantões aos finais de semana, atendendo pacientes em estado grave, trabalhando em ambientes hospitalares?
Uma boa dica para você que quer saber como escolher a profissão certa é conversar com um profissional já formado e que trabalha na área que você pensa em atuar. Se possível, acompanhe um dia de trabalho dele!
Encarando o dia a dia de frente, você conseguirá ter uma melhor noção — menos romantizada e mais realista — sobre como a rotina profissional funciona. Isso poderá te dar mais certeza sobre o que fazer!
3. Pense em suas habilidades e talentos
As pessoas costumam te procurar para resolver algum tipo de problema? Qual seria? Seria para desabafar ou planejar uma festa? Você é bom em decorar ambientes? Nas viagens com amigos, sempre é o que faz um roteiro e programação completa?
Várias situações no seu dia a dia te dão pistas sobre suas habilidades e talentos, o que pode te ajudar — e muito! — na escolha da profissão certa.
Pense se você já passou por alguma situação em que foi elogiado pelo que fez, teve muita facilidade ou se sentiu muito bem ao completar uma tarefa.
Muitas pessoas pensam que ter talentos é somente saber tocar um instrumento, atuar ou cozinhar, por exemplo. Na verdade, talentos também envolvem uma série de outras habilidades. Veja alguns exemplos:
- saber ouvir o outro sem julgamentos;
- analisar problemas complexos e encontrar soluções;
- ter organização;
- saber planejar;
- saber liderar trabalhos em grupos;
- fazer contas matemáticas com facilidade;
- escrever bem;
- falar bem e transmitir ideias de forma clara, etc.
Quais são os seus talentos? Já parou para pensar? Reflita e pergunte para pessoas próximas que te conhecem bem. Tudo isso te auxilia a se conhecer melhor e a entender em que lugar você se encaixa!
4. Analise o que é realmente importante para você
Quais são os seus valores? Você preza por estabilidade ou você precisa sempre de novas aventuras?
Pensar nas coisas que mais importam para você faz a diferença na hora de escolher uma profissão. Afinal, suas escolhas dizem respeito ao que você valoriza: se é um salário alto ou se é ter tempo para família, poder viajar, trabalhar em casa, ajudar em uma causa social, trabalhar por um bem maior ajudando pessoas…
Nem sempre o dinheiro ficará em primeiro lugar. Muitas pessoas acabam pensando apenas na questão financeira, mas você não pode se esquecer de analisar outros fatores também. Trabalhar com o que não gosta por dinheiro pode trazer consequências muito negativas para sua vida, principalmente para sua saúde!
E também está tudo bem se você tem como objetivo ter um salário alto e escolher uma profissão pensando nisso. Apenas tenha consciência de tudo que envolve essa escolha!
Além disso, é totalmente possível fazer algo que se ama e ganhar bem por isso. Até por que, quando você ama uma profissão, dará o seu melhor por aquilo. Consequentemente, será bom e reconhecido por isso!
5. Pense no mercado de trabalho
Nossa 5º dica sobre como escolher a profissão certa é: pesquise sobre o mercado de trabalho, quais são as formas de ser remunerado por determinada profissão, áreas em ascensão recentemente e previsões por especialistas. Informações como essas podem te auxiliar na decisão!
Porém, vale ressaltar que as coisas mudam muito rapidamente! Então não se prenda a apenas essas informações.
Você pode entrar em um curso que está em alta no mercado e, quando se formar, o “bom” período ter passado. Por outro lado, pode se formar em uma área que está com um mercado complicado, mas que você ama tanto que exerce sua profissão com excelência e alcança excelentes resultados!
Por isso, não se baseie apenas nas informações relacionadas ao mercado de trabalho. Ele é um fator a ser considerado, mas não pode ser o único.
6. Reflita sobre seu estilo de vida
Hoje, mais do que nunca, trabalhar é um estilo de vida. Estamos sempre conectados, trabalhamos mais horas por dia e sempre temos que nos atualizar sobre a área que escolhermos.
Então, se você quiser ser um profissional atualizado, terá que continuar lendo livros, artigos, indo a eventos e cursos sobre a sua área mesmo depois de formado. Afinal, seu trabalho será grande parte da sua vida e é bem provável que você passará a maior parte do seu dia trabalhando.
Isso quer dizer que é importante alinhar seu trabalho a seu estilo de vida para que você seja uma pessoa realizada e satisfeita com a profissão escolhida. Pense nas seguintes situações:
- se você odeia ficar o dia inteiro em um escritório, imagine trabalhar com isso?
- Agora, se tem pavor de hospital, como vai trabalhar em um?
- Não gosta de ler, mas está cogitando ser jornalista ou escritor?
Incoerência em nossas escolhas e nossos estilos de vida podem levar a sofrimento futuro!
7. Reflita sobre quais assuntos te interessam
Pensar sobre o que você gosta é muito importante para escolher a profissão certa. Para isso, pense em situações como:
- quando você vai a uma livraria, qual seção de livros escolhe?
- qual tipo de assunto te chama mais atenção?
- você gosta de conversar sobre quais temas?
- o que chama sua atenção e te gera curiosidade?
Compare os assuntos que você gosta com a grade de matérias dos cursos que você tem em mente ou pesquise quais cursos falam sobre esses assuntos que geram curiosidade. Isso pode te ajudar muito!
8. Faça orientação vocacional
Caso você ainda sinta dificuldades para escolher uma profissão ou queira ter mais certeza sobre sua decisão, o teste e a orientação vocacional são fundamentais! Assim, você consegue entender quais são as melhores opções de trabalho e cursos para você.
Atualmente, existem plataformas que oferecem esses serviços e te ajudam a escolher a sua profissão de sucesso por meio de um processo de autoconhecimento.
Então, conferiu as nossas dicas sobre como escolher a profissão certa e quer fazer um teste vocacional? Conheça o programa QueCurso!