A biologia é uma das disciplinas que permeiam as suas provas que dão acesso ao Ensino Superior: Enem e demais vestibulares.
Essa matéria pode te ajudar a subir a sua média e a garantir sua vaga naquele tão sonhado curso.
Pensando nisso, acreditamos que saber como estudar biologia passa em primeiríssimo lugar por conhecer os assuntos que mais caem no Enem.
Sobretudo o que mais cai em biologia no Exame Nacional do Ensino Médio:
- Ecologia;
- Citologia;
- Fisiologia humana;
- Genética;
- Microbiologia;
- Biotecnologia;
- Botânica;
- Evolução;
- Zoologia;
- Classificação;
- Embriologia;
- Imunologia;
- Parasitologia.
E o que estudar para os vestibulares que ainda possuem exames próprios:
- Evolução biológica;
- Metabolismo celular;
- Os processos de obtenção de energia: fotossíntese, fermentação e respiração celular;
- Células eucariotas e procariotas;
- Divisão celular;
- As leis gerais da hereditariedade;
- Noções de embriologia animal e de diferenciação celular;
- Grupos animais;
- Parasitoses humanas brasileiras (doenças provocadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes);
- A fisiologia animal;
- Os principais grupos vegetais;
- A fisiologia vegetal;
- O fluxo de energia e os ciclos da matéria nos ecossistemas;
- Dinâmica das populações e comunidades.
Como você pôde ver, as disciplinas que terá que focar não são poucas e olha que separamos para você aquilo que de fato cai nas provas de acesso ao Ensino Superior. Mas calma que com um bom cronograma de estudos dá pra ver tudo e se preparar bem para os exames.
Se você prestar atenção aos detalhes perceberá que os assuntos que permeiam tanto o Enem quanto os vestibulares específicos são bastante similares.
Isso se justifica porque os assuntos são basicamente todo o conteúdo programático que você viu durante o Ensino Médio. E é a partir dele que vamos dar algumas das dicas mais relevantes sobre como estudar biologia. Para conferir este conteúdo, basta seguir na leitura! Vamos lá?
1. Assista a documentários para estudar biologia
Genética, evolução e classificação dos seres vivos são assuntos que muito provavelmente caírão em sua prova de biologia.
Saber como estudar biologia passa por dominar esses assuntos profundamente. Uma maneira prática e até divertida de estudá-los é por meio dos documentários de ciência e natureza.
Na Netflix existem várias séries documentais superinteressantes que tratam destes assuntos de modo divertido e curioso.
Recomendamos que você não deixe de fazer aquela classificação típica da fisiologia animal:
Rei = Reino; Filósofos = Filo; Classificou = Classe; Ordinária = Ordem; Família = Família; General = Gênero; Esparta = Espécie.
E não deixe de vinculá-la à evolução das espécies. A genética também entra aqui, portanto vincule os documentários aos estudos teóricos do DNA e RNA e da famosa Lei de Mendel.
2. Aprenda citologia, mitose e meiose por meio de mapas mentais
A citologia, a mitose e a meiose são alguns dos conteúdos que você deve focar se quer realmente saber como estudar biologia e mandar bem nas provas.
E uma das maneiras mais interessantes de estudar essas matérias é por meio de mapas mentais.
Os mapas mentais são ótimas ferramentas de estudo, principalmente, para a biologia. Eles possuem cores e uma linguagem mista, que envolve desenhos, conceitos e conexões, muitas setas e, claro, o conteúdo a ser estudado, o que é maravilhoso para se estudar os assuntos da biologia, sobretudo a citologia.
Pensa só: você pode fazer um desenho de uma célula eucarionte, que tem uma estrutura complexa, sendo formada por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo com material genético; e, a partir do desenho, ir ligando setas e dando nomes a todas essas estruturas para fixar e internalizar bem o conteúdo.
Para a mitose e meiose, os mapas mentais são ótimas ferramentas para esquematizar e desenhar todas as partes, comparando os dois processos. Outra dica bem legal é relacionar esse conteúdo com a genética, já que, de acordo com cientistas e especialistas, aprende-se mais quando se vincula conceitos diferentes que estão ligados de algumas maneira.
Viu só como dá para estudar para biologia por um mapa mental? ? Então, seja criativo e divirta-se estudando! ?
Leia mais: “9 dicas infalíveis de como organizar os estudos de uma vez por todas.”
3. Procure pelas provas anteriores e refaça-as
A nossa terceira dica de como estudar biologia é: procure pelas provas anteriores e refaça-as.
Leia mais: “Conheça 8 dicas de como estudar para prova de maneira produtiva.”
Se você quer refazer as edições anteriores do Enem, é fácil: você encontra todas as provas no site do Inep e pode fazer as questões e depois conferir o gabarito com as respostas corretas (só não vale trapacear e ver as respostas antes, ein? ?).
Se há outros vestibulares que você quer prestar, não deixe de pesquisar no site da universidade por provas anteriores, é bem comum que eles divulguem a prova e o gabarito das questões.
Essa é uma dica muito massa, já que você consegue se habituar a como o Enem e outros vestibulares costumam cobrar as questões de biologia e, então, analisar as suas falhas e dar atenção a elas, para não cometê-las na hora do Exame oficial!
4. Faça uma escala de todo o conteúdo que precisa ver até a data das provas oficiais
As matérias de biologia são sim muitas e ainda se subdividem em outros conteúdos, por isso o que recomendamos como quarta dica de como estudar biologia é que você faça uma escala de todo o conteúdo que precisa ver até a data das provas oficiais.
Divida todos os conteúdos que precisa ver até o Enem, por exemplo, em meses.
Se você considerar os assuntos que mais caem, você pode fazer a seguinte divisão:
Janeiro:
- Fevereiro: Ecologia; Citologia
- Março: Fisiologia humana; Genética
- Abril: Microbiologia; Biotecnologia
- Maio: Botânica; Evolução
- Junho: Zoologia; Classificação
- Julho: Embriologia; Imunologia
- Agosto: Parasitologia.
Se você se organizar e seguir uma rotina de estudos sem perder o foco, conseguirá terminar de ver todos os conteúdos até agosto e depois poderá apenas revisar aquilo que tem mais dificuldade.
Leia mais: “Confira 3 passos de como estudar matéria atrasada.”
5. Tenha um olhar analítico às atualidades e como elas se relacionam à biologia
Saber como estudar biologia também passa por estar atento às atualidades. Principalmente para você que quer mandar super, mega bem no Enem.
Não sei se você sabe, mas o Exame Nacional do Ensino Médio adora cobrar questões contextualizadas à nossa realidade. E é por isso você deve ler, consumir e assistir a muitos jornais e outras fontes de conhecimento, sempre confiáveis, é claro.
Inclusive um dos assuntos que mais caem e que o Exame costuma cobrar de modo contextualizado é a microbiologia, que é o estudo dos vírus, bactérias, fungos e protozoários.
Esse assunto é terreno fértil e é facilmente relacionado aos problemas sociais e atuais que permeiam nossa sociedade. Os vírus geralmente costumam ganhar a cena, já que podem ser vetores de doenças como a dengue e a chikungunya, além de serem considerados por muitos como organismos vivos, e podem sofrer mutações.
Portanto, esteja atento a esse assunto que costuma ser notícia o ano inteiro, já que é muitas vezes um problema de saúde pública. Não deixe de estudar a progressão e os efeitos que os vírus causam aos seres humanos. Dê atenção ao HIV, gripe, febre amarela, dengue e outras doenças causadas pelos vírus, além do sistema imunológico e seus componentes.
6. Estude ecologia e botânica com um pé na geografia
Nossa sexta dica de como estudar biologia é: estude ecologia e botânica com um pé na geografia.
Esses assuntos tudo tem a ver com a disciplina de geografia. Já que envolvem a modificação da fauna por meios antrópicos, como os impactos ambientais, a cadeia alimentar e o fluxo de energia. Toda a realidade social sobre preservação do meio ambiente e um olhar crítico às mudanças tem sido tema tanto da biologia quanto da geografia.
Leia mais: “9 dicas diferentes de como estudar geografia e mandar superbem em qualquer vestibular.”
Em relação à botânica, volte sua atenção à fotossíntese e às discrepâncias entre raízes dicotiledônea e monocotiledônea. E não se esqueça das clássicas questões sobre briófitas, pteridófitas, etc.
7. Faça simulados com questões inéditas
Como mencionamos na dica 3, fazer questões de edições anteriores é superprodutivo, no entanto, essas questões nunca se repetirão. Por isso nossa sétima e última dica de como estudar biologia é: faça simulados com questões inéditas.
Essa dica está vinculada, principalmente, aos estudantes que querem se dedicar ao Enem — maior vestibular do país. Isso se justifica porque hoje em dia já existem plataformas virtuais que têm investido em fazer questões inéditas totalmente alinhadas às do Exame oficial e ainda com correção TRI (Teoria de Resposta ao Item)!
Além disso, como você notou, as matérias que mais aparecem no Enem e nos vestibulares são bastante similares, logo, fazer questões inéditas para o Enem também irá te ajudar e muito a mandar bem em biologia em outras provas.
Muito massa, né?
Então, não deixe de adicionar essa dica à sua lista e procure um simulado Enem de qualidade para praticar e mandar bem na prova de biologia!
E aí curtiu nossas dicas de como estudar biologia? Acho que você notou como o simulado é importante para se preparar de modo prático. Então, que tal dar uma conferida em nosso post sobre como fazer simulado online e se preparar de verdade para o Enem?