Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

7 dicas de como estudar matemática de um jeito mais eficiente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Para muitos estudantes, é só pensar como estudar matemática que a cabeça já fica confusa, não é mesmo? ?

Mas calma! Essa matéria não é tão difícil quanto parece e pode ser bem agradável de se estudada quando se tem uma boa organização dos estudos. Além disso, sua compreensão é muito importante, pois ela é cobrada no Enem nos diversos vestibulares. 

Por isso, vamos te mostrar, neste artigo, 7 dicas bastante úteis de como estudar matemática para te ajudar a entender o mundo das operações direitinho. Vamos lá?

como estudar matemática: gif de várias expressões e contas matemáticas passando em frente à imagem de um homem.

7 dicas de como estudar matemática

Dominar os conceitos mais importantes, fazer revisão e praticar com exercícios são algumas das estratégias que ajudam muito a alcançar um ótimo aprendizado em matemática. A seguir, veja nossa lista completa com 7 dicas de como estudar matemática!

1. Estude o que mais cai em matemática no Enem e nos vestibulares

O passo mais importante que você precisar tomar primeiro, é saber o que mais cai em matemática no Enem e nos outros vestibulares. De acordo com as últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio, os tópicos mais cobrados dessa matéria são:

  • análise combinatória e probabilidade;
  • aritmética;
  • estatística;
  • funções;
  • geometria analítica;
  • geometria espacial;
  • geometria plana;
  • matriz e sistema linear;
  • progressões;
  • propriedades;
  • razão, proporção e porcentagem;
  • trigonometria.

Vale ressaltar, que essa lista também pode servir como uma colinha para você colocar na parede ou em outra área visível no seu ambiente de estudos. 

2. Crie um ambiente agradável para estudar 

Estudar matemática é uma atividade que requer muita concentração e disciplina. Por isso, estudar em um local agradável e apropriado, longe de distrações pode ajudar muito a focar no aprendizado.

Para isso, você também precisa se manter longe de aparelhos eletrônicos, principalmente celulares e tablets para não ficar olhando as redes sociais o tempo todo.

Outra dica para tornar o ambiente de estudo mais aconchegante é estudar matemática ouvindo música. Além de poder melhorar sua concentração, ela ajuda a criar uma atmosfera de relaxamento e também estimula o fluxo da informação na cabeça. Ah, lembrando que a música clássica é a melhor opção para isso, pois ela reduz sua possibilidade de distração

3. Domine os conceitos importantes

Depois de saber quais são os temas que mais caem nas provas, a próxima dica de como estudar matemática é entender a lógica que se está por trás de cada um destes processos de resolução. Pois, esse método é melhor que memorizar uma quantidade enorme de fórmulas e operações. 

Assim, você terá mais produtividade em seus estudos e verá como é muito melhor e mais recompensador aprender matemática. 

4. Pratique sempre

A princípio, essa dica de como estudar matemática pode parecer muito óbvia, mas todos sabemos que a prática é uma estratégia essencial para você fixar qualquer tipo de conhecimento. 

Para isso, você precisa resolver muitos exercícios, sejam novos ou antigos. Saiba que quanto mais você praticar, mais rápido e de forma mais eficiente você irá aprender. E como cada assunto na matemática possui determinado aspecto, então, é muito importante que você procure resolver diferentes exercícios. 

5. Faça revisões

Quando você estiver praticando, outra dica importante de como estudar matemática é fazer revisões dos conteúdos que estão sendo fixados. 

Essa prática pode ser associada com a técnica da Repetição Espaçada, que corresponde a um método de memorização baseado na curva do esquecimento de Ebbinghaus, primeiro autor na Psicologia a desenvolver testes de inteligência.   

Esse método parte do princípio que uma informação deve ser revisada regularmente para que fique ancorada permanentemente em nossa memória. No entanto, existe um momento ideal para revisar o que aprendemos. Ao fazer isso muito cedo, perdemos tempo; muito tarde, esquecemos aquilo que aprendemos e temos de reaprender.

Portanto, o melhor momento para revisar é justamente quando estamos prestes a esquecer a informação aprendida. Claro que esse momento é difícil de prever e varia de pessoa para pessoa e da informação que será memorizada, mas não deixa de ser uma dica interessante de se tentar! ?

6. Assista a filmes para estudar matemática

Quem acha que a dica de como estudar matemática por filmes não dá certo, se enganou. Existem muitos filmes interessantes que abordam o mundo dos cálculos e operações visando a resolução de um problema. Veja a lista de alguns deles: 

  • Estrelas Além do Tempo;
  • Gênio indomável;
  • O Homem que Mudou o Jogo;
  • O Homem que Viu o Infinito;
  • O Jogo da Imitação;
  • Uma Mente Brilhante.

Lembre-se que os filmes são ficcionais e podem passar algumas informações erradas, por isso, recomendamos que você tenha muito cuidado ao tomar qualquer conteúdo como certo. 

Mas, para tirar todas as suas dúvidas e melhorar sua compreensão sobre os conteúdos, você também pode estudar vendo canais no YouTube de professores de matemática.

7. Faça simulados com questões inéditas

Por fim, nossa última dica de como estudar matemática é: faça simulados com questões inéditas.

Essa dica está vinculada, principalmente, aos estudantes que querem se dedicar ao Enem — o maior vestibular do país. Isso se justifica porque hoje em dia já existem plataformas virtuais que têm investido em fazer questões inéditas totalmente alinhadas às do Exame oficial e ainda possui a correção com a Teoria de Resposta ao Item (TRI)!

Além disso, como você notou, as matérias que mais aparecem no Enem e nos vestibulares são bastante similares, logo, fazer questões inéditas para o Enem também irá te ajudar a mandar muito bem na matemática de forma geral.

Curtiu?

Então, não deixe de adicionar essa dica à sua lista para estudar essa matéria direitinho e procure um simulado Enem de qualidade para praticar!

E aí, gostou das nossas dicas de como estudar matemática? Esperamos que você tenha visto como a prática é importante para se preparar melhor para essa disciplina. Agora, que tal dar uma conferida em nosso próximo artigo para conferir o que mais cai em matemática no Enem? Boa leitura! 

Quer praticar para o Enem com simulados online, questões inéditas, correção TRI e redação? Conheça a Imaginie Simulados .

Autor

  • Sabrina Andrade

    Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter