Para muitos, a redação é o momento mais temido da prova do Enem. Isso porque, além de ser uma etapa extensa do exame, ela complementa uma boa parte da nota final. Por isso, aprender a como fazer uma boa redação no Enem é fundamental na preparação de qualquer estudante.
Para saber como mandar bem na redação, existem algumas técnicas que devem ser conhecidas e aplicadas. Pensando nisso, vamos dar 8 dicas para te ajudar a alcançar a nota 1000. Se liga!
Como fazer uma boa redação no Enem
1. Conheça as competências exigidas na prova
A redação do Enem possui algumas competências que são exigidas e avaliadas no momento da correção. Por isso, é essencial que o aluno tenha conhecimento de quais são elas.
Ao todo, são 5 competências, em que cada uma vale 200 pontos. Somadas equivalem à nota final 1000. Logo, cada um desses critérios avaliam um ponto diferente ao longo do texto e atribuem a nota correspondente.
São elas:
- Competência 1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
- Competência 2 – Compreender a proposta e não fugir do tema;
- Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência 5 – Elaborar a proposta de intervenção para o problema.
Portanto, se o candidato demonstrar domínio sobre essas competências, certamente fará uma boa redação no Enem.
Domine a estrutura da redação
Existem inúmeros tipos de textos, como narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo etc. E cada um deles possui uma estrutura e finalidade diferente.
O texto cobrado na prova do Enem é do tipo dissertativo-argumentativo. Isto é, o candidato deve discorrer sobre um tema solicitado e defender seu ponto de vista através de argumentos pertinentes.
Porém, a prova do Enem exige uma estrutura bem definida, com introdução, desenvolvimento e conclusão, além de limitar o número de linhas.
Por isso, o aluno deve estar familiarizado com o formato do texto dissertativo para conseguir fazer uma boa redação.
Logo, procure ler textos dissertativos-argumentativos, aprenda a como expor argumentos válidos e defendê-los e busque saber como distribuir as informações em parágrafos. Isso te ajudará a se preparar para o dia da prova.
[MAPA MENTAL]
Estrutura da redação: conheça as características dos principais gêneros textuais que aparecem nos vestibulares
Não fuja do tema
No dia da prova, será solicitado um tema específico acompanhando de textos de apoio que servem para auxiliar a escrita do candidato.
Logo, o tema proposto deve ser a tese principal ao longo do texto. E, caso isso não aconteça, o candidato corre o risco de zerar a nota de sua redação.
Por isso, atente-se sempre ao que está sendo pedido e utilize argumentos e exemplos relacionados ao tema.
Pratique
Você já ouviu a frase “a prática leva à perfeição”? Pois bem, pense comigo, quando desejamos aprender a tocar algum instrumento, devemos, todos os dias, tocar alguma música, treinar os acordes, ler as partituras etc. Enfim, devemos praticar, certo?
Com a redação não é diferente! Estudar a teoria, conhecer cada detalhe da prova e dominar a estrutura e gênero textual são coisas fundamentais. Porém, elas devem ser aplicadas através da prática frequente da escrita de redação.
Dessa forma, a dica é: reserve um dia da sua semana para praticar redação. A cada semana escolha um tema diferente. Você vai ver o quanto isso irá te ajudar!
Amplie seu repertório sociocultural
Como vimos, o gênero textual cobrado na redação Enem é o dissertativo-argumentativo, ou seja, o candidato deverá argumentar com base em fatos, referências e embasamento teórico para defender suas ideias.
Para isso, o aluno procura estar sempre em busca de ampliar seu repertório sociocultural, seja através de livros, documentários, noticiários, filmes, músicas etc.
Quanto mais extenso for o seu repertório, mais elementos poderão ser citados na redação, e você conseguirá fazer uma boa redação no Enem.
E-BOOK GRATUITO
Quer saber como usar filmes, documentários e séries na redação? Confira este e-book que preparamos com mais de 70 sugestões, separadas por eixos temáticos.
Faça um rascunho
No dia da prova, antes de começar a escrever na folha definitiva da redação, planeje e organize suas ideias na folha de rascunho, para só então passar todo o texto a limpo.
Logo, após ver qual é o tema da proposta e ler os textos de apoio, rascunhe as ideias que vierem à cabeça, citações que possam ser usadas e planeje como irá distribuir o seu texto na página.
Tudo isso se deve ao fato de que a organização e o planejamento do que será escrito é um dos pontos fundamentais para se escrever uma boa redação.
Atente-se à linguagem
Uma das competências exigidas na prova é o domínio da escrita formal da Língua Portuguesa. Logo, para saber como fazer uma boa redação no Enem, é fundamental se atentar à linguagem utilizada.
É por meio da escrita que suas ideias serão expressas, por isso, é muito importante o cuidado com os vícios de linguagem, generalizações de ideias, coerência e coesão, pois esses itens serão essenciais para alcançar a nota 1000.
Diante disso, existem algumas práticas que podem te ajudar a saber como fazer uma boa redação no Enem e evitar erros linguísticos e gramaticais, como desenvolver o hábito da leitura diária, por exemplo.
Revise o seu texto
Pode parecer uma dica boba, mas para não deixar passar nenhum erro, é super importante revisar o seu texto antes de entregá-lo. Por isso, revise se a pontuação, concordância e ortografia estão corretas.
Porém, para não fazer grandes rabiscos na folha de redação, o que pode causar a perda de alguns pontos na nota final, corrija o erro de uma forma discreta e que fique claro ao corretor que é apenas uma correção.
E aí, gostou das dicas de como fazer uma boa redação no Enem? E para dar continuidade aos seus estudos, que tal ler o nosso próximo artigo do blog sobre tudo o que você precisa saber para escrever bem?