Como organizar o tempo na prova do Enem: fotografia de um relógio sobre um quadro negro.

Como organizar o tempo na prova do Enem?

Roberta Firmino Dicas de Redação 0 Comments

Além de estudar as áreas de conhecimento e treinar a redação, quem vai fazer o Enem tem que saber como lidar com o tempo de prova. Spoiler: não é fácil!

Como você já sabe, o Enem acontece em dois domingos. No primeiro, os candidatos têm 5h30 para resolver as provas de Linguagens, Ciências Humanas e elaborar a redação; no segundo, são aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com duração de 5h.

Vamos utilizar o segundo dia como base para fazer uma continha básica. 5 horas totalizam 300 minutos: esse é o tempo que você tem para resolver as 90 questões do dia, o que dá 3,33 minutos para cada questão. Ah, e você ainda tem que passar o gabarito! Se você reservar 30 minutos para passar o gabarito, restam exatamente três minutos para a resolução de cada questão. Pouco, né?

Pensando nisso, escrevemos este post para dar algumas dicas sobre como organizar o tempo na prova do Enem e garantir que você consiga finalizar todas as questões!

1. No primeiro dia, comece pela redação

A redação do Enem é, sem sombra de dúvidas, a parte mais importante da prova. Somente nela a correção não depende da TRI e os candidatos têm a chance de alcançar a tão sonhada nota 1000. Uma boa nota na redação pode ser decisiva na aprovação para o curso que você quer, então vale a pena dedicar um tempo extra a ela.

Por isso, comece a prova do primeiro dia pela redação. Faça um esqueleto do que será o seu texto, identificando a tese e os argumentos que você vai defender em cada parágrafo de desenvolvimento, e já pense na proposta de intervenção. Depois disso, escreva o rascunho do seu texto dissertativo-argumentativo. O ideal é que esse processo leve 40 minutos. Lembre-se que você ainda vai ter que passar a redação a limpo!

Escreveu o rascunho? Agora você esqueça a redação e vá resolver as 90 questões que te esperam. Isso mesmo, nada de passar a redação a limpo imediatamente. Quando terminamos de escrever um texto, é normal que pequenos erros de gramática, repetição de palavras e frases incompletas passem despercebidos. Por isso, é importante deixar o rascunho da redação de lado, resolver as provas de Linguagens e Ciências Humanas e só voltar à redação ao final.

Voltando à redação, é hora de revisar seu texto para corrigir eventuais erros e passá-lo a limpo. Tenha em mente que esse processo vai levar pelo menos 30 minutos. Então, se você perceber que o tempo de prova está acabando, é melhor parar com as questões e finalizar a redação, para garantir que seu texto será entregue na folha oficial!

2. Resolvendo as questões: se garanta no que você sabe

Com apenas 3 minutos para resolver cada questão do Enem, você precisa priorizar as questões que sabe que tem maior chance de acertar. Assim, se se deparar com um enunciado que você não faz ideia do que se trata, pule para a próxima questão.

A prova provavelmente vai ter questões que você até sabe resolver, mas sabe que vai demorar muito tempo até chegar à resposta. Marque essas questões com um asterisco ou outro símbolo para voltar a elas quando tiver terminado as outras. A gente sabe que é difícil abandonar uma questão sobre um assunto que você estudou e sabe resolver, mas é preciso desapegar e priorizar as questões que demandam menos tempo de resolução!

Uma boa maneira de treinar o seu tempo de prova é incorporando a resolução de simulados na sua rotina de estudos. Assim, você já vai se acostumando a resolver as questões cada vez mais rápido e a fazer essa priorização das questões.

3. Passando o gabarito

Muitos candidatos conseguem resolver prova toda, mas não reservam um tempo para passar o gabarito. Na pressa, acabam passando o gabarito com pressa e correm o risco de errar, ou pior, deixá-lo em branco.

Para que nenhum desses casos aconteça com você, reserve a última meia hora de prova para passar o gabarito. Parece muito, mas não é! São 90 questões e passar o gabarito é uma atividade que exige o máximo da sua atenção. Para quem tem medo de passar todas as questões de uma vez para o gabarito, uma dica boa é resolver dez questões e já passá-las para o gabarito. Assim, você vai resolvendo a prova e marcando o gabarito sempre, e não corre o risco de faltar tempo no final.

Qualquer que seja a sua estratégia, não menospreze a importância do gabarito. Lembre-se de que é o gabarito que será corrigido, e não o seu caderno de provas, então não adianta você ter resolvido tudo direitinho se não marcar as alternativas corretas no gabarito oficial.

Esperamos que você já saiba como organizar o tempo na prova do Enem e boa prova!

Este artigo foi produzido pela equipe do Curso Enem Gratuito.

Vamos debater sobre?

Deixe uma resposta