Como se dar bem no enem - imagem de uma menina segurando uma prova com a nota máxima.

8 dicas sobre como se dar bem no Enem

Ana Massêo Dicas de estudo, Enem e vestibulares

Se você é um dos estudantes que está se preparando para o Enem ou outros vestibulares, já sabe que precisa se dedicar, e muito, para garantir a tão sonhada vaga na graduação. E é por isso que saber como se dar bem no Enem pode te ajudar a conquistar esse grande objetivo. 

Sendo a porta de entrada para diversas faculdades do Brasil e, até mesmo, de outros países, garantir uma boa nota no Enem é extremamente importante para quem deseja ingressar no ensino superior. 

Por isso, abra o caderno e anote essas 8 dicas de como se dar bem no Enem!

1. Leia o edital

Parece besteira, mas ler o edital é sempre importante em qualquer processo seletivo que você se inscrever. Afinal de contas, é nele que você encontra as informações sobre os conteúdos da prova, prazos, regras, locais, horários, o que precisa levar, o que pode te eliminar, etc. 

Inclusive, vale lembrar que para o Enem você poderá utilizar apenas caneta preta, fabricada em material transparente e também deve levar um documento oficial, com foto, para provar sua identidade.

Esse é um exemplo de informação que você encontra no edital e, por isso, é importante ficar atento a ele para entender como se dar bem no Enem. 

2. Cuide da sua alimentação

Você sabia que a alimentação impacta no seu desempenho na hora dos estudos? Existem alimentos que aceleram o seu ritmo e outros que te deixam mais calmo, por exemplo.

Por isso, é importante tomar cuidado com o que você ingere e, se quiser, você pode conferir o nosso post com 8 alimentos que dão energia para estudar

Fora isso, como a prova do Enem é feita durante a tarde inteira, é preciso levar alguns lanchinhos simples para comer durante o exame, como chocolate, barrinha de cereais, frutas, etc.

Mas tenha cuidado: não leve comidas muito pesadas ou de difícil manuseio, pois, além de não querer perder tempo, você também não quer ficar com sono durante o exame, certo?

Gif de um menino estudando e caindo de sono em cima do livro.

3. Esteja descansado

Se estudar nem sempre é uma tarefa tão fácil, cansado fica ainda mais difícil. Por isso, o recomendado é dormir, pelo menos, durante 8h por noite, principalmente antes do dia do Enem.

Afinal de contas, quando estamos cansados é muito mais difícil nos concentrar e realizar uma boa prova. 

Além disso, sempre que estiver estudando e sentir que seu rendimento está caindo, tire alguns minutinhos para se distrair e descansar. Só não vale perder a hora e acabar passando a tarde toda mexendo no celular, hein.

4. Monte um plano de estudos

Organização e planejamento são as palavras-chave de como se dar bem no Enem. É preciso que você coloque a sua rotina no papel e estabeleça um cronograma de estudos que te permita revisar todas as matérias e praticar a redação.  

Como cada pessoa tem uma programação diferente, cada um deve montar o seu cronograma de acordo com o seu tempo disponível e pensando nos conteúdos que você tem mais dificuldade, precisando dar mais atenção a eles. 

Além de te ajudar a não se esquecer de nenhuma matéria, montar um plano de estudos te ajuda a ser mais fiel à rotina, já que você saberá o que precisa fazer a cada hora e pode estabelecer metas para cumprir. 

E, como já falamos da importância de descansar, separe cerca de 15 minutinhos para se distrair ou comer algo quando for mudar de um conteúdo para outro. 

5. Faça simulados

Como o próprio nome diz, os simulados são uma forma de simular a prova do Enem antes do grande dia. Através deles você consegue testar os seus conhecimentos, analisar quais conteúdos precisa dar mais foco e sentir como é ficar tanto tempo realizando a prova.

Afinal de contas, a prova do Enem dura 5h e 30min no primeiro dia e 5h no segundo dia, sendo importante que você esteja preparado para enfrentar essas longas horas. 

Ou seja, quem já tiver praticado realizar 90 questões nesse tempo, por meio de simulados, tem mais chances de chegar no Enem e se dar bem por já ter aprendido formas de lidar com o cansaço e com o tempo. 

E olha que, além de muitas escolas promoverem simulados para seus alunos, é possível encontrar sites e plataformas que geram simulados online para todos conseguirem se preparar para a prova mais importante do ano.

6. Pratique a redação

Se você ainda não sabe, no primeiro dia do Enem, além das 90 questões, é esperado que você produza uma redação valendo 1000 pontos. Sendo assim, essa é uma parte muito importante desse exame porque pode te ajudar, significativamente, a melhorar a sua média final. 

Mas, para garantir que você tire uma nota boa na redação, não basta apenas chegar no dia da prova sem nunca ter praticado antes. É importante ler o edital, entender os critérios de correção, o gênero cobrado e as regras que podem zerar a sua produção escrita.

Depois disso, uma forma de como se dar bem no Enem é praticar, no mínimo, três vezes por semana a sua redação, escrevendo sobre temas variados. 

É claro que essa quantidade pode variar de acordo com o curso que você deseja e a quantidade de candidatos por vaga. Mas é só praticando que você conseguirá desenvolver essa habilidade e chegar preparado no dia da prova para escrever sobre qualquer tema que possa aparecer. 

Fora que, atualmente, já existem diversas plataformas online de correção de redação que te ajudam a avaliar o seu texto e entender o que precisa ser melhorado nele, com feedbacks completos e nota nos mesmos moldes do Enem. 


7. Planeje o seu tempo

Apesar de já termos falado sobre o plano de estudos, planejar o seu tempo é muito importante, principalmente, no dia do Enem. 

No primeiro dia do exame você terá 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias e uma redação para escrever. Então, se você não se planejar bem, 5h e 30min não será tempo suficiente para fazer tudo.

Nesse dia, o recomendado é que você comece fazendo o seu rascunho da redação, gastando, no máximo, 1 hora e depois passe para as questões de múltipla escolha. 

Lembrando-se que é preciso reservar mais um tempinho, ao final, para passar o rascunho para a folha oficial de redação, além de passar as respostas das questões para a folha de gabarito, se já não tiver feito isso ao longo do exame. 

E, apesar do segundo dia não ter uma produção escrita, é muito importante planejar as 5h de provas para realizar as 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias, pensando que muitas delas precisam de contas e demoram mais tempo para serem realizadas.

Enfim, planejar o tempo no Enem é mais do que essencial para que você não deixe nada em branco e perca pontos por isso. 

8. Leia bastante

Pode parecer óbvio, mas ler é algo fundamental para quem quer saber como se dar bem no Enem. Através da leitura você amplia o seu repertório sociocultural, aprende novas palavras e pratica algo que você fará durante a prova inteira: ler. 

E, como a redação do Enem e as questões cobram um vasto conhecimento sobre diversas áreas de conhecimento, quanto mais você conseguir ler sobre assuntos variados, melhor para você se preparar.

Gif de uma menina sentada lendo um livro e a estante, atrás, se enchendo de livros.

Além de revistas, jornais, livros, artigos, blogs, redes sociais, etc. você também pode assistir noticiários, documentários, filmes ou, até mesmo, escutar podcasts. O importante é filtrar bem as suas fontes e se manter atualizado o máximo possível antes do dia da prova.

Bom, essas são as 8 dicas básicas de como se dar bem no Enem. Seguindo elas, você perceberá como será mais fácil se preparar para esse exame. 

E não acaba por aí: você também pode conferir o nosso post sobre metodologias de estudo para encontrar a que mais se encaixa ao seu perfil e tornar a sua rotina de estudos ainda mais produtiva e eficiente. 😉

Vamos debater sobre?