Tema de Redação: Concurso Público para formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Texto I
Abraçar
aceitar determinada situação ou missão difícil.
Acochambrão/Acochambrador
militar que sempre arranja alguma desculpa para não trabalhar; vadio; preguiçoso; enrolão; aquele que se acochambra (ver “acochambrar”).
Acochambrar
fugir do serviço; enrolar; fazer corpo mole; fazer nas coxas, sem vontade, com preguiça, sem ânimo; reduzir o esforço em alguma tarefa e fazê-la sem esmero.
Barata-voa
desordem; agitação; zaralho (ver “zaralho”).
Barro
fracasso na missão; derrota; xafúrnio.
Bicho
aluno recém ingresso na corporação.
(Dicionário de Gírias Militares 1ª edição Florianópolis – 2014)
Texto II
O preconceito linguístico – o mais sutil de todos eles – atinge um dos mais nobres legados do homem, que é o domínio de uma língua. Exercer isso é retirar o direito de fala de milhares de pessoas que se exprimem em formas sem prestígio social. Não quero dizer com isso que não temos o direito de gostar mais, ou menos, do falar de uma região ou de outra, do falar de um grupo social ou de outro. O que afirmo e até enfatizo é que ninguém tem o direito de humilhar o outro pela forma de falar. Ninguém tem o direito de exercer assédio linguístico. Ninguém tem o direito de causar constrangimento ao seu semelhante pela forma de falar.
(MARTA SCHERRE, linguista e pesquisadora do CNPQ. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI110515-17774,00-O+PRECONCEITO+LINGUISTICO+DEVERIA+SER+CRIME.html).
Texto III
Códigos usados na comunicação dos Bombeiros
Ex: O que se transmite (Central = USB 22 é a central, UBS 22 = QRV, Central= Desloca no QTH Juliet, Kilo Código Terceiro, Colisão Carro x Moto, USB 22 = QSL), Tradução (Central chama uma ambulância cujo número é UBS 22, a UBS responde, prossiga, a central repassa a seguinte informação, vai até a rua JK com urgência atender um acidente entre um carro e uma moto a UBS responde entendido)
(Disponível em: http://bombeiros193.blogspot.com.br/2008/01/cdigos-utilizados-na-comunicao-dos.html. Adaptado.)
Com base nos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema:
“O domínio da língua tendo em vista a necessária adequação linguística em diferentes situações de comunicação”.