Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Entenda as 5 etapas do cronograma Sisu 2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Quer saber o cronograma Sisu? O Sistema de Seleção Unificada é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) por meio da qual estudantes podem se candidatar para vagas em instituições públicas de ensino superior utilizando a nota obtida no Enem. 

Mesmo para os candidatos mais familiarizados com o processo seletivo, é comum surgirem dúvidas. Afinal, são muitas informações e etapas às quais ficar atento. Neste artigo, vamos esclarecer todos os seus questionamentos sobre o cronograma Sisu. Vem com a gente!

Gif de uma criança correndo desesperada.

Confira o cronograma Sisu 2023/1

O cronograma Sisu 2023/1 foi divulgado pelo Ministério da Educação. Confira as datas a seguir:

Cronograma SisuDatas
Inscrição28 de fevereiro a 3 de março
Resultados7 de março

Entenda cada etapa do cronograma Sisu

Está com dúvidas sobre o funcionamento das etapas do cronograma Sisu? Nós explicamos cada uma delas abaixo!

1ª Etapa: Inscrição 

Para participar do Sistema de Seleção Unificada, há basicamente dois requisitos:

  • ter feito a última edição do Enem;
  • e não ter zerado a redação.

Observação: também fique atento às exigências do edital do Enem para não haver qualquer problema, ok?

A inscrição é realizada em uma única etapa, no próprio site do Sisu. Tudo é feito gratuitamente.

No momento da inscrição, você deve informar:

  • seu número de registro no Enem;
  • e a senha mais atual cadastrada no site do exame.

Caso você tenha esquecido sua senha, não precisa se desesperar: dá para recuperá-la aqui.

Feita a inscrição, o próximo passo é escolher sua opção 1 e sua opção 2 de curso. Você também deve definir se pretende concorrer às vagas de ampla concorrência ou utilizar o sistema de cotas.  

Durante os dias em que as inscrições estiverem abertas, o candidato pode alterar as opções escolhidas. Serão consideradas aquelas selecionadas por último.

2ª Etapa: Resultado da Chamada Regular 

O resultado da Chamada Regular pode ser conferido no boletim do candidato, na página do Sisu.

É importante lembrar que os candidatos aprovados na Chamada Regular não poderão participar da Lista de Espera — se não demonstrarem interesse em ocupar a vaga nesse primeiro momento, perderão a oportunidade de fazê-lo depois.

3ª Etapa: Prazo para participar da Lista de Espera

A terceira etapa do cronograma Sisu é a Lista de Espera. Após a divulgação do resultado da Chamada Regular, os candidatos que não obtiverem aprovação em nenhuma das opções escolhidas podem pleitear vagas que eventualmente não foram ocupadas. 

Na própria página do Sisu, você deve acessar o boletim e, dentro do prazo estabelecido, manifestar seu interesse em participar da Lista de Espera, devendo optar por uma das duas opções de curso escolhidas no momento da inscrição.

4ª Etapa: Matrícula dos candidatos aprovados na Chamada Regular

Eis o momento para quem conseguiu aprovação na primeira chamada efetuar a matrícula na instituição de ensino e garantir a vaga. 

Portanto, lembre-se de que, se sua nota for suficiente para aprovação na Chamada Regular, seja da primeira ou da segunda opção de curso, terá apenas uma oportunidade de fazer matrícula. Então cuidado para não perder os prazos!

As informações sobre como fazer a matrícula, documentos necessários e os prazos são disponibilizadas pela própria instituição. Ou seja, você não fará a matrícula na plataforma do Sisu!

Aqueles que não realizarem o registro na instituição de ensino perdem direito à vaga, que será direcionada para outro aluno.

5ª Etapa: Convocação dos candidatos aprovados na Lista de Espera

Chegou a fase de convocação dos candidatos aprovados na Lista de Espera. A chamada para realizar matrícula será feita pelas próprias instituições de ensino — então não deixe de acompanhar as datas da universidade que você escolheu.

Saiba como se dar bem no Sisu

Para que tudo dê certo e você garanta sua vaga já na Chamada Regular, a preparação deve começar muito antes, nos estudos para o Enem. Como dissemos acima, um dos pré-requisitos para participar do Sisu é obter nota superior a zero na redação. Mas é claro que isso é o básico, e você quer muito mais!

Uma boa (aliás, de preferência, excelente) redação pode ser o divisor de águas para sua aprovação. E uma maneira de garantir esse diferencial é se preparar por meio de plataformas online de correção de redações

Cadastre-se em nossa plataforma

São mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.

Funciona assim: você escreve redações diversas sobre temas pré-definidos e seus textos são avaliados por corretores especializados nos critérios de avaliação do Enem. Assim você consegue um feedback para treinar seus pontos fracos e melhorar os fortes!

A preparação para mandar bem no Enem é o primeiro ponto. Inclusive, fique atento também ao cronograma do Exame. Mas no momento do Sisu de fato, ou seja, de inscrições, escolha de opção 1 e opção 2, matrícula etc., há algumas estratégias que você pode adotar a seu favor.

Na hora de selecionar as opções de cursos, confira como estão as notas de corte. Durante o período de inscrição, o Sisu calcula diariamente a menor nota necessária para cada opção disponível. 

Esse cálculo é feito a partir do número de vagas e de candidatos que, até o momento, estão optando por aquele curso/naquela universidade. O número varia durante o período de inscrições, já que os candidatos vão mudando de ideia, mas serve para ter uma base da nota necessária para a opção que você quer.

E não é preciso nem dizer para ficar atento aos prazos e às datas, certo? Anote no celular, cole na parede do quarto… só não durma no ponto!

Agora que você já sabe tudo sobre o cronograma Sisu, separamos mais uma dica. Você deve saber que, embora a maioria das instituições públicas de ensino do país adotem o Enem como forma de ingresso, ainda existem aquelas exceções. Então, para ter certeza de que sua escolha estará disponível no Sisu, confira nosso artigo com a lista das faculdades que aceitam a nota do Exame!

Autor

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze + 6 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter