Tema de redação: Democracia na era digital: a transformação da sociedade a partir de ações reais de efetiva cidadania

Roberta Rinaldi Redação para concurso público

15 De Setembro – Dia Internacional da Democracia – #EU4Democracy 2017

Dia Internacional da Democracia foi adotado pelas Nações Unidas em 2007. Em 2017, a União Europeia celebra a democracia com a campanha #EU4Democracy, com enfoque no Direito de Saber e como cidadãos podem se tornar mais ativos para sensibilizar a opinião pública e mobilizar comunidades para garantir o livre fluxo de informações necessárias para alcançar suas necessidades sociais, econômicas e políticas.

Para celebrar a #EU4Democracy, a Delegação da União Europeia no Brasil, bem como outras delegações pelo mundo, está lançando no Facebook e no Twitter a ação “Minha democracia é…”, que consiste em selfies com um cartaz refletindo em poucas palavras o que a democracia é para você, como este exemplo com o Embaixador João Gomes Cravinho. Use as hashtags #minhademocraciaé e #eu4democracy para participar com a #UE.
Qual a visão da UE sobre democracia?

A União Europeia vê uma ligação inextricável entre os direitos humanos e a democracia. Somente em uma democracia os indivíduos podem realizar plenamente seus direitos humanos, incluindo os direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais. Embora não exista um modelo único de democracia, as democracias compartilham características comuns, como um sistema de escolha e substituição do governo através de eleições com participação de partidos políticos (oposição), participação ativa das pessoas na política e vida cívica, estado de direito em que as leis e os procedimentos aplicam-se igualmente a todos os cidadãos e o respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais, incluindo o princípio da não discriminação, que prevê que todos tenham direito ao gozo de todos os direitos humanos sem discriminação quanto à raça, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, nascimento ou outro status. A democracia deve garantir os direitos de todos, incluindo os direitos das pessoas pertencentes a minorias, de povos indígenas e outros grupos vulneráveis.

Disponível em: https://eeas.europa.eu/delegations/brazil/32240/15-de-setembro-dia-internacional-da-democracia-%E2%80%93-eu4democracy-2017_pt

Um novo conceito de política em tempos de redes sociais

Ativismo digital não é mais novidade. Usar a internet para conectar pessoas, divulgar causas e reunir multidões é algo que teve início ainda nos anos 90, quando o Subcomandante Marcos, do Exército Zapatista de Libertação Nacional, usava a internet para espalhar o drama dos índios no sul do México. Ou quando uma multidão se reuniu em Seattle, em novembro de 1999, para protestar contra encontros de cúpula da Organização Mundial do Trabalho. Mas a internet e as mídias digitais só começaram a se popularizar de verdade no início da década passada, por isso esse tipo de organização política ainda estava restrito a militantes mais engajados.

Mas a internet deixou de ser uma rede de geeks. Celulares se tornaram o principal meio de comunicação do planeta. Além de fotografar e filmar, ainda se conectam à web para divulgar o que foi registrado onde for.

(Link/Estadão. Alexandre Matias, editor do caderno de Tecnologia do Estadão.)

Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Vem, vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer

(Geraldo Vandré. Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores)

De acordo com os textos motivadores anteriores, redija um texto dissertativo acerca da temática:

“Democracia na era digital: a transformação da sociedade a partir de ações reais de efetiva cidadania”

Vamos debater sobre?