O desafio do tratamento de dependentes químicos: referências para a redação

Beatriz Kalil Othero Dicas de Redação

Um dos problemas mais sérios de saúde pública no Brasil é a dependência química. Devido à gravidade da situação e à necessidade do tratamento dos dependentes, o tema também é tratado como proposta de redação. Pensando nisso e na sua conscientização sobre o assunto, te indicamos três referências para conhecer e usar na redação sobre o tema:

The Truth About Alcohol (“A Verdade Sobre o Álcool”, em tradução livre) – 2016

Nesse pequeno documentário de quase uma hora de duração, o médico de pronto-socorro Javid Abdelmoneim vai a fundo nos estudos sobre o álcool, descobrindo benefícios e malefícios da bebida. A produção está disponível na Netflix. Veja um pequeno clipe sobre o documentário abaixo:

Série The Fosters (2013-atualidade)

Mike possui um sério problema de dependência alcoólica. Ele, que é policial, chega a deixar a bebida no carro da viatura, denotando forte vício. Além disso, ele tem dificuldade em aceitar seu problema e reluta em ir às sessões dos Alcoólatras Anônimos, o que é muito recorrente na sociedade.

O policial Mike Foster. Foto: reprodução

Novela Mulheres Apaixonadas (2003)

A produção da Rede Globo contava com uma personagem alcoólatra, Santana (Vera Holtz). Santana tinha uma séria dependência de álcool, e escondeu o problema de todos à sua volta o maior tempo que conseguiu. Posteriormente, ela chegou a frequentar o Alcoólicos Anônimos, grupo de apoio muito importante na causa contra o alcoolismo.

Santana em uma de suas recaídas. Foto: reprodução

Esperamos que reflita com as indicações! Boa produção 🙂

VEJA TAMBÉM: O NARCOTRÁFICO NAS SOCIEDADES: REFERÊNCIAS PARA A REDAÇÃO

Vamos debater sobre?