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Exemplo de redação: Deve-se discutir a maioridade penal no Brasil?

  • Carla Gobb
  • 23/03/2017
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Já conhece a parceria entre Imaginie e Guia do Estudante? As primeiras pessoas que se cadastrarem ganham uma correção gratuita. Fique de olho!

Veja um exemplo de redação sobre o tema: Deve-se discutir a maioridade penal no Brasil?

ESCREVA SOBRE ESSE TEMA

[2]Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente represente um marco jurídico importante na defesa da cidadania infantil, o crescente número de crimes graves cometidos por menores infratores requer novas discussões acerca da redução da maioridade penal no país. Nesse sentido, o fortalecimento do papel escolar na formação civil e a reestruturação do sistema de reabilitação socioeducativa são potenciais alternativas no combate à violência nos grandes centros urbanos do país.

[3]A violência praticada por menores infratores é resultado de uma política educacional frágil que não corresponde às reais necessidades da população. Sob esse aspecto, o relatório produzido pelo Conselho Nacional do Ministério Público revela que internos com idades entre 16 e 18 anos são aqueles que apresentam os maiores índices de evasão escolar. Nesse contexto, o fortalecimento da escola integral garante o acesso a projetos sociais que, por sua vez, reduzem as possibilidades de envolvimento de menores com o tráfico de drogas.

[4]Some-se a isso o ineficiente sistema de reabilitação socioeducativa que se detém a punir em detrimento de qualificar para o mercado trabalho. Nesse sentido, a ausência de formação profissional adequada reduz as chances de conquista do primeiro emprego e, consequentemente, aumentam os índices de reincidência em crimes. Assim sendo, é necessário reformar as medidas socioeducativas garantindo, dessa forma, maior projeção social e inserção profissional.

[6]Diante disso, cabe ao Governo Federal e ao [5]Terceiro [1]setor reverter esse quadro. As organizações não governamentais devem oferecer serviços de qualificação aos menores infratores, por meio de cursos profissionalizantes, nas áreas de maior demanda conforme a região onde reside o reabilitando. Por fim, o Estado deve investir na reestruturação inovadora das escolas públicas, por meio do direcionamento de recursos arrecadados com os royalties do petróleo, oferecendo alimentação, práticas esportivas, acesso à cultura e ao ensino médio técnico integral em todo território nacional.

Análise da redação do aluno:

O texto do estudante está bem escrito e estruturado. Mostrou bom domínio do tema, construindo bons argumentos. Além disso, o texto está coeso e o estudante apresenta bom domínio da norma culta.

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

O estudante cometeu poucos erros e demonstra bom conhecimento da norma culta da língua.

[1] Utilizar a primeira letra maiúscula também na palavra “setor”.

Competência II – Compreender a Proposta:

[2] Boa introdução. Apresentou a proposta e os argumentos que irão nortear a redação.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

Os argumentos foram bem selecionados.

[3] Argumento retorna à introdução. Além disso, o posicionamento possui dados e fontes comprovatórias.

[5] Explicar, sucintamente, o que é o Terceiro Setor.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[4] Boa utilização de retomadas (pronomes e /ou conjunções).

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[6] Apresenta proposta de intervenção bem fundamentada e detalhada.

ESCREVA SOBRE ESSE TEMA

É a sua vez de praticar!

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  • Carla Gobb
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