Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

5 dicas para o Enem: saiba como aproveitar melhor o seu tempo de estudo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Se você está começando a estudar para o Enem, provavelmente está encontrando quais são os melhores métodos para organizar a sua rotina. E, se você está na reta final, pode ser que em alguns momentos tenha a sensação desesperadora de que não vai dar tempo de aprender ou revisar tudo o que você precisa, certo?

Mas calma! Por mais clichê que pareça, esses são momentos comuns na vida de um vestibulando. 

E, para te ajudar a passar por essa fase e se dar bem no Exame, as dicas para o Enem são sempre bem-vindas. Afinal, nada melhor do que aprender com especialistas da área sobre quais são as melhores práticas de estudo.

A ideia é realmente encontrar a melhor forma de estudar aquilo que você pode no tempo que você tem à disposição.

Então, separe um tempinho aí e aproveite as 5 dicas que separamos para você!

1. Dedique-se à leitura

A primeira das nossas dicas para o Enem é: separe uma hora do seu dia para se atualizar sobre os temas atuais.

A prova do Enem costuma cobrar assuntos da atualidade, tanto nos enunciados das provas objetivas quanto na redação. Por isso, se você não estiver por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo, pode ter dificuldades para compreender algumas questões e para formular argumentos para a sua redação. 

Mas não para por aí. Você já deve saber que o Enem requer domínio da linguagem e interpretação, certo? E esse último ponto está relacionado inclusive à prova de exatas!

Por isso, estar por dentro dos acontecimentos recentes é fundamental para que você consiga ter uma boa compreensão e desempenho em sua prova como um todo. Não deixe de separar um espacinho em sua agenda para se inteirar sobre o que está acontecendo.

2. Priorize os conteúdos que você irá estudar

Agora que você já sabe que não deve estudar apenas o que está nos livros, mas também o que está acontecendo no Brasil e no mundo, vamos para a nossa segunda dica para o Enem: priorize o conteúdo que você tem a possibilidade de melhorar e ampliar o seu conhecimento.

De que adianta tentar devorar “todos” os conteúdos e se esforçar para aprender, às pressas, uma matéria que você não conseguiu assimilar de forma nenhuma ao longo do ano ou que (quase) não cai no Enem?

Coloque como prioridade aqueles conteúdos que você conseguirá absorver e procure os tópicos importantes e frequentes no Exame. Assim, você estará aproveitando o seu tempo da melhor forma, se dedicando às matérias que realmente importam e que impactarão positivamente em sua nota!

[INSERIR FORM DA COMUNIDADE IMAGINIE]

3. Refaça as provas dos anos anteriores

Refazer as provas anteriores do Enem te ajuda em dois pontos principais: compreensão do estilo da prova e marcação do tempo gasto

A prova do Enem é grande e é preciso se preparar para essa maratona, inclusive fisicamente! Afinal, são 90 questões para fazer em 4h30 em um dia do Exame e 90 questões mais a redação que será elaborada no outro dia em 5h30.

gif de uma maratona masculina em que um dos atletas está saindo na frente e abrindo os braços para o céu.

Por isso, conhecer o Enem anteriormente e estar adaptado a ele fará com que você entenda como os assuntos abordados, qual tipo de matéria é frequente e até mesmo como o seu corpo e a sua mente se comporta nesse tipo de situação.

Assim, você poderá trabalhar ao longo dos meses para se preparar da melhor forma, física e mentalmente, para dar conta de levar tanto tempo pensando em uma mesma posição e, ainda assim, conseguir bons resultados.

4. Valorize a prova de redação

Se você acompanha o nosso blog há um tempo, sabe que uma boa nota na prova de redação pode ser o diferencial para você garantir sua vaga na universidade que você deseja.

Mas, para alcançar a tão sonhada nota mil, também é preciso estudar e praticar

A nossa primeira dica já irá te ajudar muito nesse ponto. Afinal, estar por dentro dos assuntos atuais é fundamental para compreender a proposta de redação do ano!

Porém, isso não é tudo! A prática é uma das nossas principais dicas do Enem. Afinal, é através dela que você conseguirá ir melhorando o seu desempenho até alcançar a perfeição para o dia do exame.

Alguns alunos fazem duas redações por semana desde o início do ano. Se você ainda não está nesse ritmo, agora é hora de correr atrás do tempo perdido. 

Para você ter uma ideia, pesquisas indicam que os estudantes apresentam uma melhora de, no mínimo, 21% na nota após a realização de 10 redações. Então, quanto mais você treinar, maior sua chance de alcançar uma boa nota!

Então, aqui vai mais um ponto importante das nossas dicas para o Enem: hoje em dia existem no mercado plataformas que oferecem possíveis temas de redação para você treinar e fazem a correção do seu texto de acordo com os 5 critérios de avaliação do Enem. Você pode procurar pela ferramenta que melhor se adequa às suas necessidades!


5. Descontração

Na reta final de qualquer grande prova, é normal os estudantes ficarem exaustos com a rotina de estudos. Para conseguir relaxar e ter períodos mais prazerosos, é muito importante ter momentos de lazer.

Uma forma interessante de aprender e reter o conteúdo é assistindo a filmes. Isso mesmo: prepare a pipoca e chame a galera que está na mesma situação que você: estudando sem parar! 

Muitos filmes funcionam como livros de história, ou seja, tem muito conteúdo para você aprender. Após a sessão de cinema faça um bate-papo com os colegas e tente associar com o que tem visto em sala de aula e que pode ser cobrado na prova.

Agora que você já sabe as nossas dicas para o Enem, já pode começar a colocá-las em prática! Além de aproveitar o seu tempo da melhor forma, você alcançará o resultado que você espera. E aí vai uma última dica bônus: preparamos um ebook com filmes e documentários para você aumentar o seu repertório sociocultural. É só baixar gratuitamente aqui!

Banner de divulgação do ebook "Filmes e documentários para aumentar o seu repertório socioculturar". Link para baixar:

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter