Você deve achar que tem um grande defeito. Porque em nossa sociedade, em que tudo muda rápido o tempo todo, tomar decisões de forma intempestiva, sem pensar muito, é o que é mais valorizado.
Mas você não é assim. De jeito nenhum. Antes de tomar uma decisão, você pensa em mil variantes, em tudo que pode acontecer de bom e de ruim, pesa, mede, compara, pensa e finalmente decide. Mas que dificuldade! Enquanto as pessoas tomam atitudes com a maior rapidez, você fica ali, sofrendo pra se definir.
Desde que se lembra, você sempre foi assim. Sempre pensou muito antes de agir. Provavelmente as pessoas dizem que é “empacado”, que fica em cima do muro, que nunca dá suas opiniões, que fica só observando, que não se posiciona, que é “do contra”, que sua primeira palavra é NÃO, que sempre joga um balde de água fria quando alguém vem com uma grande ideia.
Mas agora vamos te mostrar o outro lado da moeda. Você é cuidadoso. É vigilante. Uma pessoa reservada, que sabe que toda situação oferece riscos que quase ninguém percebe. Você tem visão de águia. Vê riscos com facilidade. E em vez de negar esses riscos, você identifica, avalia e finalmente tenta um caminho que reduza os riscos. Por consequência, você é uma pessoa naturalmente mais séria, que aborda a vida com certa reserva. Você gosta de planejar à frente, para se antecipar ao que pode dar errado. Prudência é sua opção.
PRUDÊNCIA. Este é um dos 34 talentos que uma pessoa pode ter. Um talento absolutamente fantástico para profissões em que se tenha que pensar, analisar, medir riscos, antes de tomar uma atitude. Por outro lado, um talento que inviabiliza o sucesso em outras profissões. Imagine uma pessoa que tenha PRUDÊNCIA, trabalhando na Bolsa de Valores, lugar em que as decisões têm que ser rápidas como um raio. Crise profissional na certa!
Existem inúmeras profissões em que a PRUDÊNCIA é um dos talentos mais importantes para se ter sucesso e realização. Se a hora é de decisão profissional, quem tem PRUDÊNCIA sai na frente, com mais chances de acertar. Porque sabe que é melhor pesquisar, refletir, conhecer e se autoconhecer muito bem, antes de decidir. Porque errar na decisão implica em desperdício de tempo, energia e dinheiro. Quem tem PRUDÊNCIA sabe disso!