Durante a realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é comum acontecerem algumas situações incômodas ou até mesmo prejudiciais para o candidato. Para evitar que esse tipo de problema ocorra durante a sua prova, é necessário tomar alguns cuidados básicos.
Primeiro, o candidato deve estar ciente de que algumas coisas, tão comuns ao nosso dia a dia, podem causar desde incômodo pessoal a até mesmo desclassificação da prova, portanto, todo cuidado é pouco na hora de prestar o ENEM, para não acabar eliminado por pura desatenção. Confira aqui algumas das situações que podem acontecer, mas devem ser evitadas
As pessoas podem não se dar conta, mas durante a realização da prova do ENEM, algumas coisas podem acontecer, causando incômodo ou até mesmo prejudicando o candidato. Algumas destas situações são:
- Prova com questões faltando: Mesmo que isto não aconteça por culpa do candidato, você deve prestar muita atenção aos seus cadernos de questões, conferindo o número de páginas e as questões assim que os receber. É mais comum do que muitos imaginam, devido a erros de impressão, e ao perceber que o caderno contém questões faltando, o candidato deverá informar imediatamente ao examinador.
- Ficha de respostas ou redação com dados incorretos: Outra situação mais comum do que muitos imaginam é o recebimento de uma ficha de respostas ou de redação com seus dados incorretos. Caso isto ocorra, chame um examinador e solicite o formulário de correção.
- Celular tocando no meio da prova: Muitas pessoas acabam se esquecendo de retirar o celular do bolso e colocá-lo no saquinho fornecido pelo MEC, ou até mesmo o fazem de caso pensado. Nisto, diversas pessoas são desclassificadas e retiradas da sala de aplicação de prova por que seu celular começa a tocar ou despertar durante o ENEM.
- Esquecer a caneta ou ela começar a falhar: Na pressa, muitas vezes acabamos esquecendo a caneta em casa, ou levamos apenas uma. Na porta das escolas é sempre possível encontrar ambulantes, mas o valor cobrado pela caneta costuma ser alto, e muitas vezes o candidato não possui esse valor. Para evitar essa situação, faça seu kit-ENEM, com pelo menos duas canetas, e coloque-o na bolsa, mochila ou em uma bolsinha de canetas.
- Glicemia baixa: Um problema relacionado à saúde, a glicemia baixa nada mais é do que a queda de açúcar no sangue, e pode acontecer por diversos motivos, desde diabetes, à ansiedade ou falta de alimentação. Para garantir que não passará por isso, tenha sempre uma bala ou chocolate na bolsa ou no bolso, pois, caso sinta a cabeça começar a ficar leve e os pensamentos ficando mais lentos que o normal, pode ser necessário repor o açúcar do sangue.
- Queda de pressão: Outro problema relacionado à saúde, e que acontece com uma frequência absurda, a queda de pressão geralmente é causada por falta de líquido no corpo ou por falta de alimentação, principalmente para aqueles que já possuem predisposição. Para evitar este problema, leve sempre água e um refrigerante em garrafa para a prova. Apesar da água ser a melhor solução, refrigerantes possuem alto teor de sódio e ajudam a pressão a subir com maior velocidade.
- Branco de prova: O branco de prova costuma acontecer por excesso de nervosismo ou por muita pressão psicológica. Para evitar o temido branco de prova, relaxe e mentalize que o que você sabe ninguém vai tirar de você. Relaxe e tenha calma.
- Boca seca: Causado também por nervosismo ou por ansiedade, a boca seca é a sensação de se se está com areia na boca, ou até mesmo de que se está atravessando um deserto. Para solucionar este problema, mantenha sempre sua garrafinha de água cheia. Não esqueça ela em casa, pois caso contrário, será necessário pedir aos fiscais, e a ida constante para fora da sala pode causar desconforto e, em alguns casos, até mesmo suspeita de fraude.
- Idas constantes ao banheiro: Durante a prova é comum sentir vontade de ir ao banheiro, mas o melhor é diminuir essa situação ao máximo. Para isso, não se esqueça de ir ao banheiro antes de entrar na prova.
- Falta de tempo: Gerenciar o tempo para o preenchimento do gabarito é essencial, portanto, tome cuidado para não perder tempo demais com questões difíceis, e acabar ficando sem tempo para transcrever a resposta para o gabarito.
- Se perder: Antes de sair de casa, verifique a localização da escola, trace a melhor rota. Tome cuidado para não se perder.
- Não chegar a tempo: Lembre-se que o portão será fechado exatamente às 13h, e quem não estiver dentro da escola não poderá prestar a prova. Gerencie seu horário.
- Cair na entrada: Uma decorrência comum do atraso de muitos candidatos é a corrida para tentar chegar antes do portão ser fechado. Neste esforço, muitos candidatos caem, e alguns se machucam gravemente, podendo até mesmo chegar a extremos, como quebrar o pé ou a perna. Evite contusões e se programe para chegar adiantado.
- Falta de documentos: Na pressa para sair de casa, algumas pessoas esquecem seus documentos e são impedidos de realizar a prova. Nunca se esqueça de conferir se está de posse de algum documento pessoal de identificação com foto.
- Ser pego no detector de metais: Lembre-se que os banheiros das escolas que participam do ENEM são monitorados por fiscais com detectores de metal. Lembre-se de retirar o celular do bolso e colocar no saquinho plástico do INEP, que é entregue na porta, pois se o detector de metais encontrar alguém com aparelho celular, o candidato será desclassificado.