Durante meses, cogitamos qual seria o tema da redação do Enem 2022 e, agora, (finalmente!), temos acesso a ele: DESAFIOS PARA A VALORIZAÇÃO DE COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS NO BRASIL. Vamos analisar juntos o que era esperado da sua redação dissertativo-argumentativa sobre o assunto?
Como sabemos, o Enem cobra temas sociais, que discutem a garantia dos direitos, a preservação e a valorização da cultura, por exemplo. Quem é aluno IMAGINIE já estava treinando para falar sobre os diversos eixos temáticos possíveis de serem cobrados na redação do Enem 2022, até mesmo com repertórios relacionados a essa temática em questão.
Neste post, vamos compilar algumas informações sobre o assunto e o mais importante: quais são as expectativas da banca de correção em relação aos argumentos, aos repertórios e às informações a serem apresentadas na redação do Enem 2022.
Como abordar o tema da redação do Enem 2022?
É muito importante, ao abordar o tema, saber os principais motivos que desencadeiam a problemática. Povos e comunidades tradicionais são majoritariamente marginalizados, não tendo acesso, muitas vezes, a direitos básicos à sobrevivência.
Para darmos início, você sabe o que são comunidades e povos tradicionais do Brasil?
Segundo o site do Ministério da Cidadania, “entre os Povos e as Comunidades Tradicionais (PCTs) do Brasil estão os povos indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, os extrativistas, os ribeirinhos, os caboclos, os pescadores artesanais, os pomeranos, entre outros.”
Vamos analisar o comando do tema escolhido para a redação do Enem 2022. O aluno deve ficar atento a cada palavra-chave para não tangenciar ou fugir do tema proposto.
Começamos pela palavra “Desafios”. Já sabemos, de cara, que há um movimento para que essas comunidades e povos tradicionais do Brasil sejam valorizados, porém, não é simples. No texto, você deverá abordar quais são essas dificuldades.
Há uma diferenciação entre POVOS e COMUNIDADES no tema. Isso porque define-se como comunidade “um grupo de pessoas com características diversas unidas por vínculos sociais, que compartilham perspectivas comuns e se engajam em ações conjuntas em localidades ou ambientes geográficos”. […] Uma comunidade é uma área ou um local identificável, como uma cidade, uma aldeia, um bairro ou até um local de trabalho.” (Fonte: FHI, The science of improving lives)
Como abordar o tema da redação do Enem 2022?
Já povo é um “conjunto de pessoas que falam a mesma língua, têm costumes e interesses semelhantes, história e tradições comuns.” (Fonte: http://www.conteudojuridico.com.br)
E porque eles são tradicionais?
“Povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição (inciso I Art. 3º Decreto 6.040 / 2007).”
O aluno não pode se esquecer, também, de mencionar que se trata do contexto brasileiro, mesmo que os povos e as comunidades citadas sejam explicitamente aquelas conhecidas em nosso país. Assim, não corremos o risco de tangenciamento no texto. 😉
Quais dados e repertórios utilizar na redação?
- 650.234 famílias brasileiras se declararam como povo ou comunidade tradicional em 2019, segundo dados do Ministério Público Federal (MPF).
- Esses povos são minorias sociais históricas, sofreram opressão no passado e permanecem sofrendo ainda hoje.
- Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio) havia uma população indígena de aproximadamente 3 milhões de habitantes em 1500. Em 2010, o IBGE declarou um número de 896,9 mil indígenas.
- Filme ATL – Acampamento Terra Livre: em abril de 2017, em Brasília, povos indígenas de todas as regiões do país e das mais diversas etnias reuniram milhares de lideranças no maior Acampamento Terra Livre da história exigindo seus direitos, que têm sido sistematicamente vilipendiados. (Fonte: https://restauranatureza.org.br/8-sugestoes-de-filmes-sobre-povos-originarios-tradicionais-e-comunidades/)
- Filme Para Onde Foram as Andorinhas: capta de forma sensível e explícita como os povos habitantes do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, estão percebendo e sofrendo cotidianamente os impactos das mudanças climáticas, do intenso uso de agrotóxicos e do desmatamento desenfreado. (Fonte: https://restauranatureza.org.br/8-sugestoes-de-filmes-sobre-povos-originarios-tradicionais-e-comunidades/)
Possíveis propostas de intervenção para o problema
A seguir, reunimos algumas propostas de intervenção que são aceitas para solucionar o problema em questão:
- A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos deve realizar ações para garantir direitos básicos, como saúde, educação, saneamento básico e alimentação, promovendo, assim, a cidadania a esses povos e a essas comunidades tradicionais.
- A mídia, principal veículo de comunicação, deve, em parceria com o governo, promover campanhas de divulgação sobre o assunto. O não conhecimento sobre as culturas ocasiona a desigualdade entre os povos, ou seja, a falta de conhecimento sobre povos e comunidades tradicionais dificulta que sejam reconhecidos e, por consequência, valorizados.
- É fato que os povos indígenas tiveram um papel fundamental na formação da biodiversidade encontrada na América do Sul. Muitas plantas, por exemplo, surgiram como produto de técnicas indígenas de manejo da floresta, como a castanheira, a pupunha, o cacau, o babaçu, a mandioca e a araucária. Dessa forma, é preciso valorizá-los por tais feitos, por meio de incentivos e benefícios a essas comunidades.
Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre a redação Enem 2022 e que tenha se saído bem na prova! Se você for continuar estudando para o ano que vem, confira um dos nossos planos de correção! Até mais! 🙂