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Exemplo de redação sobre o tema: A importância da família no desenvolvimento educacional das crianças

  • Carla Gobb
  • 03/07/2017
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Já conhece a parceria entre Imaginie e Guia do Estudante? As primeiras pessoas que se cadastrarem ganham uma correção gratuita. Fique de olho!
Veja um exemplo de redação sobre o tema: A importância da família no desenvolvimento educacional das crianças.

[2]É sabido que, quando bem estruturada, a família é a base da sociedade. Para tanto é imprescindível a presença dos pais para a criação de mecanismos necessários para a educação dos seus filhos, contribuindo na formação ética e moral deles, por meio de tomadas de decisões e de limites pré-estabelecidos por eles.

[4]Em primeiro lugar, cabe aos pais o principal papel na educação dos filhos. Isso significa que, aquele ditado popular “educação vem de casa”, torna-se válido, pois o primeiro contato das crianças com os saberes, advém do interior de sua residência. Nesse sentido, a família deve, principalmente, educá-los, por meio de exemplos, apoio emocional, levando a teatros, cinemas e livrarias, para assim terem contatos com outras culturas e despertar o intelecto deles que somados auxiliará em bons resultados no desenvolvimento escolar.

[3]Vale lembrar que a escola também possui papel importante na educação dos jovens, [5]porém ele é secundário. Isso quer dizer que as regras básicas têm que ser ensinadas pela família, e a escola deve reforçá-las. [6]No entanto, muitas vezes essa ligação, família versus escola, não seguem um padrão, pois muitos pais dão liberdade demais aos seus filhos, prejudicando o papel coadjuvante da escola. Paralelamente a isso, a escola encontrará dificuldades em impor as suas regras básicas, como seguir os horários corretamente e, além disso, não conseguirá impor limites às brincadeiras entre eles, podendo ocasionar quadros graves de bullying. [6]É necessário[1] portanto que, com o apoio do Ministério da Educação e ajuda governamental, as ONG’s em conjunto com as escolas, podem contribuir com o fornecimento de orientadores educacionais às famílias que necessitam desse apoio. [7]Além disso, postos de ajuda em locais de difícil acesso, que promova uma melhor interação dos jovens com outras culturas, por meio de bibliotecas, mini cinemas e teatros, auxiliará famílias com poucos recursos financeiros e assim garantirá a extensão deste auxílio para toda a sociedade por meio da educação.

Análise da redação do aluno:

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[1] Uso de vírgula.
Comentário Geral: A escrita está excelente. O aluno apresenta um ótimo domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.

Competência II – Compreender a Proposta:

[2]Parabéns! A introdução está muito bem organizada e escrita. O aluno apresenta de forma clara e coesa a contextualização e explicitamente apresenta a tese que será abordada.
 [3]Cuidado! Período longo. Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos.
Observação: Em uma redação ou qualquer outro texto é necessário que haja uma margem (espaços) entre os parágrafos. As margens são espaçamentos que tem por função separar elementos/parágrafos com fins de organização e design do texto. Deixe um pouca mais de espaço entre os parágrafos.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

[4]Desenvolvimento bem articulado. Neste parágrafo, o aluno soube apresentar informações sobre o tema e relacioná-los com uma defesa de ponto de vista que seria o dever da família em educar seus filhos com exemplos vindo de casa. Parabéns!

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[5] Muito bem! Por mais que o parágrafo esteja grande, o aluno conseguiu deixá-lo claro, coeso e coerente e o ponto importante, apresenta um bom repertório sociocultural.
[6]Parabéns! Procure usar sempre os conectivos, pois harmoniza o texto e suas ideias, além de enriquecer o texto. O uso de conectivos é imprescindível em uma redação, tendo em vista a sua importância na coesão de um texto. Procure sempre usá-los, enriquecerá seu texto.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[6]Iniciou bem, apresentou o que fazer e quem poderia fazer, entretanto, busque detalhar e especificar como os orientadores iriam atender às famílias para dar-lhes apoio.
[7]Da mesma forma que a orientação anterior. Falta detalhar mais a proposta. Para a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, deve-se responder O QUE fazer, QUEM pode fazer e COMO fazer, de modo detalhado e bem articulado.

Gostou? Veja o tema aqui e escreva a sua redação hein! ?

Bons estudos! 

É a sua vez de praticar!

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