Veja exemplo de redação do tema: IMPACTOS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
Fome. Sede. Pobreza. Esses são alguns dos males que assolam diversas famílias que vivem na caatinga nordestina. Devido a isso, o governo brasileiro está implementando o projeto de transposição do Rio São Francisco, desviando o curso da água. A façanha tem como objetivo fornecer água a 390 cidades, antes desprovidas de recursos hídricos. Por um lado, a obra pode gerar danos ambientais, no entanto, a transposição pode beneficiar a população local, aumentando a produtividade no campo e melhorando a qualidade de vida dos mesmos.
A alteração do curso do Rio São Francisco, favoreceria a economia agropecuária da localidade. Isso ocorre devido ao acesso a água, antes não existente na região. Outrossim, fazendeiros poderão investir na produção de frutas como a uva, que pode representar um novo polo de produção de vinho no país. Além disso, rebanhos de gado prosperarão na região de planalto, que provida de recursos hídricos torna-se um local perfeito para a criação de bovinos de corte.
Por conseguinte, a obra possibilitará a criação de diversos empregos, beneficiando as populações locais, além de empregar somente na construção onze mil trabalhadores, direta e indiretamente. Ademais, os habitantes das regiões contempladas contarão com a constante disponibilidade de água em suas residências, contribuindo para o cumprimento de uma das metas do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar o direito ao acesso a água.
Em contrapartida, a transposição do “Velho Chico” pode causar diversos problemas ambientais, como a criação de barreiras geográficas artificiais para espécies da região, desmatamento das matas nativas e diminuição do fluxo de água, exemplos que caracterizam a degradação do ecossistema nordestino.
Diante dos argumentos supracitados, medidas se fazem necessárias para corrigir a problemática. Com o objetivo de diminuir os impactos ambientais, o governo deve investir em mais passarelas que liguem as novas margens do rio, permitindo o deslocamento de espécies nativas e impedindo o surgimento de barreiras geográficas. Soma-se a implementação de matas ciliares ao longo dos novos cursos de água, impedindo o assoreamento e garantindo a continuidade da correnteza e o abastecimento dos 390 municípios beneficiados.
Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉