Se você tem interesse em aprender sobre a formação da língua portuguesa e/ou de alguma língua estrangeira, indicamos o curso de Letras.
Durante a graduação, os alunos estudam os aspectos que envolvem um determinado idioma, como a estrutura da língua e literatura. Além disso, eles estudam a história e os meios de comunicação, bem como a interação e cultura de um povo.
Os estudos nessa área proporcionam um entendimento aprofundado sobre questões linguísticas, que explicam de onde vem os significados das palavras e como a língua evolui a partir de mudanças históricas e culturais.
Para saber mais sobre o curso de Letras, basta continuar a leitura. Você vai entender melhor o que os alunos aprendem nessa graduação e quais as possibilidades do letrólogo no mercado de trabalho. Aproveite para descobrir se é isso mesmo que você quer fazer!
Como funciona o curso de Letras?
O curso de Letras tem duração média de quatro anos e vários enfoques, dentro das seguintes modalidades: bacharelado e licenciatura.
Em relação às disciplinas, o conteúdo da graduação é voltado para a área de Estudos Linguísticos e Literários, que compreende a língua e a literatura como práticas sociais e manifestações culturais elaboradas.
Nesse sentido, os estudantes de Letras cursam disciplinas sobre fonética, fonologia, gramática, literatura, sintaxe e produção textual, entre outras que abordam aspectos relacionados à língua portuguesa e às línguas estrangeiras.
Por falar em língua estrangeira, os alunos podem escolher o idioma que desejam cursar além do português, se for o caso. Algumas universidades oferecem várias opções, como inglês, alemão, italiano, francês, grego e latim. Mas lembre-se: em algumas instituições você deve ter conhecimento prévio do idioma escolhido!
Além disso, o letrólogo precisa ter gosto por leitura e escrita, interesse por novas culturas, boa comunicação, concentração, organização e disciplina.
Qual a grade curricular do curso de Letras?
Para saber exatamente o que esperar no curso de Letras, vamos apresentar uma das grades curriculares oferecidas pela Universidade de São Paulo (USP), que aparece em primeiro lugar no Ranking Universitário da Folha (RUF) 2019.
Confira abaixo as disciplinas obrigatórias do bacharelado em Letras – Inglês da USP:
1º semestre
- Introdução aos Estudos Clássicos I
- Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa I
- Elementos de Linguística I
- Introdução aos Estudos Literários I
2º semestre
- Introdução aos Estudos Clássicos II
- Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa II
- Elementos de Linguística II
- Introdução aos Estudos Literários II
3º semestre
- Análise e Prática de Pronúncia do Inglês
- Introdução ao Conto
4º semestre
- Descrição e Análise Morfossintática do Inglês
- Introdução ao Teatro
5° semestre
- Tradução: Análise Contrastiva Inlês/Português
- Questões Sociolinguísticas do Inglês
- Introdução ao Romance
6º semestre
- Estudos Discursivos em Inglês
- Introdução à Poesia
- Estudos de Cultura
Além dessas disciplinas, a USP disponibiliza uma relação de matérias optativas eletivas e optativas livres para os alunos cursarem. Veja todos os detalhes aqui.
E-BOOK GRATUITO
Saiba como ter uma rotina de estudos produtiva para manter a motivação e passar no curso dos sonhos!
Como ingressar no curso de Letras?
Existem duas opções para estudar Letras: optar por uma universidade pública ou particular.
Universidade pública
Para entrar em uma universidade pública, o caminho mais utilizado é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Porém, se você quiser estudar na Unicamp, por exemplo, vai precisar fazer um vestibular próprio.
Quanto ao Sisu, para conseguir uma vaga, você deve atingir uma determinada nota de corte, que é a pontuação mínima para ocupar uma vaga na lista de um curso específico. Essa nota não é a mesma para todos os cursos e sofre várias alterações durante o período de inscrições no Sistema.
No Sisu 2020, a maior nota de corte para estudar Letras – Português e Inglês foi 717.95, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Já a menor nota de corte para o mesmo curso foi 527.44, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Universidade particular
Além de estudar Letras em alguma universidade pública, você pode conseguir uma vaga em uma instituição de ensino particular. Nesse caso, você tem três opções: pagar a mensalidade, concorrer a uma bolsa pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) ou solicitar um financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
O ProUni é um programa que concede bolsas integrais ou parciais (50%) para estudantes de baixa renda, enquanto o Fies é um programa de financiamento a juros baixos. Não deixe de procurar mais informações sobre os dois para conquistar uma vaga na universidade dos seus sonhos!
Quais as áreas de atuação do letrólogo?
No mercado de trabalho, o letrólogo pode assumir diferentes funções, como tradutor, intérprete, redator, revisor, professor etc.
Abaixo, explicamos um pouco sobre cada uma delas:
- Tradutor: traduz textos de outros idiomas para o português e vice-versa, considerando variáveis culturais e aspectos linguísticos.
- Intérprete: estabelece a comunicação entre pessoas que não falam o mesmo idioma. Pode atuar em diferentes situações, como palestras e debates, e deve respeitar o contexto e as características culturais das partes envolvidas.
- Redator: produz textos dos mais variados gêneros, como romances, novelas, prosas, crônicas, colunas para jornais e conteúdos para sites e blogs.
- Revisor: corrige erros de ortografia, gramática, coesão e coerência etc, para deixar os textos de acordo com as normas da língua em questão.
- Professor: leciona em escolas de ensino fundamental e médio, escolas de idiomas, cursos preparatórios para o vestibular, universidades etc.
De forma geral, o profissional formado em Letras pode trabalhar em editoras e agências de publicidade; eventos, congressos e seminários; escolas, cursos preparatórios e universidades.
Embora o letrólogo tenha muitas opções no mercado de trabalho, as maiores oportunidades estão na área acadêmica. Isso porque as escolas de educação básica carecem de professores para as disciplinas de língua portuguesa e estrangeira.
Quanto ao salário desse profissional, no Brasil, a média é equivalente a R$2.741,17. Os estados que pagam os melhores salários são Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Maranhão.
E aí, gostou de saber mais sobre o curso de Letras? Agora, confira o nosso próximo artigo e descubra como escolher a profissão certa.
Você tem dúvidas sobre qual carreira seguir?