Caso você não tenha sido selecionado na Chamada Regular do Sisu, não se desespere e nem fique chateado. A Lista de Espera do Sisu pode ser a salvação da pátria!
Ela te dá a chance de concorrer às vagas da sua primeira ou segunda opção de curso nas próximas chamadas. Ou seja, você ainda pode ser chamado para ocupar uma vaga que não foi preenchida por conta de fatores como desistência de outros candidatos.
Mas, vamos por partes. Você sabe que precisa se manifestar para participar da lista de espera? E mais, você sabe o que é a Lista de Espera do Sisu?
Neste post vamos explicar o que é a lista, como manifestar interesse e ainda estratégias para que você consiga iniciar a sua vida profissional o mais rápido possível. Vamos lá?!
O que é a Lista de Espera do Sisu?
A Lista de Espera do Sisu é a relação dos alunos que não foram selecionados na Chamada Regular e que estão à espera de vagas que não foram preenchidas pelos candidatos que já foram convocados.
A Lista de Espera é uma chance a mais para que as instituições de ensino superior possam preencher suas vagas realizando chamadas à medida que os candidatos já selecionados forem desistindo, mudando de ideia, etc.
Quem pode participar da Lista de Espera do Sisu?
Podem participar da Lista de Espera os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções assinaladas durante o processo de inscrição do Sisu.
Caso você tenha sido selecionado em pelo menos uma das duas opções de curso, você não poderá participar da Lista de Espera.
Por isso, é muito importante que a sua primeira e segunda opção no Sisu sejam cursos de seu interesse, já que se você for selecionado para a sua segunda opção não poderá manifestar interesse para Lista de Espera da primeira.
Entendido até aqui, certo? Então, se você não foi selecionado em nenhuma das suas duas opções do Sisu, poderá escolher uma delas para manifestar interesse para a lista de espera.
E como saber se estou escolhendo a opção ideal? Bom, ao final da Chamada Regular as notas de corte ficam disponíveis, possibilitando que você escolha aquela opção que tem a nota mais próxima da sua.
Essa estratégia é bastante interessante, uma vez que encurta o seu caminho até a universidade e curso desejados. Ainda que a sua segunda opção não seja aquela tão sonhada, a grande maioria das universidades possuem processos internos que possibilitam a mudança de turno (matutino, noturno), dentre outras características do curso.
É claro que vale muito a pena dar uma pesquisada sobre esses trâmites na própria instituição, mas, de maneira geral, as instituições são abertas e, você, consegue, inclusive, puxar matérias de cursos diferentes.
Quando a Lista de espera fica disponível?
A Lista de Espera do Sisu estará disponível no site do programa, após o resultado da Chamada Regular.
Neste ano, o período para manifestação de interesse é do dia 28 de fevereiro a 8 de março.
Basta acessar com o seu login e senha no site do Sisu e clicar na lista de espera da opção desejada. Atenção: você precisa demonstrar interesse, pois você não participa da lista de espera automaticamente.
Quando sai o resultado da Lista de Espera?
Bom, após manifestar interesse na Lista de Espera, as datas programadas para a liberação das chamadas daqueles que foram aprovados na lista será a partir do dia 13 de março de 2023.
Como consultar o resultado da Lista de Espera?
As chamadas dos alunos aprovados na Lista de Espera ficam disponíveis nos sites das próprias instituições de ensino. Então, é seu dever checar sempre que possível no portal da universidade que você escolher.
Uma estratégia interessante é pesquisar por quantas chamadas a instituição escolhida por você costuma fazer. A UFMG, por exemplo, fez mais de 10 chamadas no ano anterior. Isso significa que, para alguns cursos e universidades, há muitas chances de você ser selecionado, uma vez que a nota de corte vai diminuindo cada vez mais.
Mas lembre-se: é de sua inteira responsabilidade checar as lista de selecionados em cada chamada, já que em muitos casos as universidades não mandarão um e-mail comunicando a você a sua aprovação.
Além disso, geralmente, o prazo para efetivar sua matrícula é curto e você precisa ficar atento para não perder as datas e, consequentemente, sua vaga.
Esperamos que as nossas dicas sobre a Lista de Espera do Sisu tenham deixado você um pouco mais calmo. Se você quer saber mais detalhes sobre o Sistema de Seleção Unificada basta dar uma lida em nosso guia completo!