Foi-se o tempo em que a sua lista de materiais de estudo se resumia a lápis, borracha, caneta e caderno. Da mesma forma que as matérias da escola ou da faculdade aumentam, novos itens entram nessa lista para facilitar e deixar o seu dia a dia mais organizado.
São muito mais coisas acontecendo ao mesmo tempo, como provas de diversas disciplinas, lista de exercícios, aulas e palestras. Para não se perder no meio de tanto compromisso, sua escrivaninha vai precisar de reforços!
Confira a seguir uma lista de materiais de estudo que vão fazer a diferença na organização da sua rotina de universitário, ou até mesmo para vestibulandos na expectativa de entrar na faculdade.
Materiais de estudo que você vai precisar
A lista a seguir mostra quais materiais de estudo são ótimos investimentos para que você não se perca na enorme quantidade de aulas, listas, apostilas de estudo e provas. Confira!
Agendas, cadernos e planners
Vamos começar pelo óbvio! Como seriam seus estudos sem o papel do seu lado? Mesmo com tanta tecnologia para te dar suporte, nada vai substituir as páginas de um caderno para anotar aquilo que é mais importante, ou uma agenda para deixar a semana organizada e não perder as datas de entregas de exercícios e das provas.
Parecem materiais simples, mas serão fundamentais na organização de estudos. O caderno é onde você vai registrar tudo o que é mais importante, fazer os exercícios e resumos para facilitar na hora de estudar para a prova.
A agenda e o planner também serão grandes companhias, principalmente para organização da rotina. Neles, você vai anotar quais são as principais datas da semana ou do mês e poder anotar todas as prioridades do dia a dia.
Celular, tablet, notebook
O papel é um grande amigo dos estudantes, mas a tecnologia também é um material indispensável para a organização dos estudos. Hoje em dia, existem muitos aplicativos que podem ser usados para organizar as prioridades e fazer os exercícios.
Afinal, os aparelhos eletrônicos são parte da vida das pessoas já há algum tempo, e não será diferente para os estudantes. Aplicativos do pacote Office e do Google Workspace, por exemplo, são usados tanto no mundo acadêmico como no universo profissional. Além de ajudar nos estudos, aproveitar esses recursos desde cedo já será um diferencial para o início da carreira.
Canetas Coloridas e Marca-texto
As cores podem ter mais importância no aprendizado e na organização do que você imagina. Segundo a neurociência, cores podem ajudar na produtividade quando formam um ambiente de harmonia para o estudante ou trabalhador. Nos cadernos, não é diferente, e usar canetas coloridas e marca-textos para diferenciar os assuntos vai te ajudar.
Nas anotações, é importante deixar cores mais chamativas, como o vermelho e o verde, para os temas que considerar mais importantes para os estudos. Na agenda, a dica é usar as canetas coloridas para anotar as tarefas de acordo com as prioridades. Veja uma sugestão:
- Caneta azul: tarefas em andamento;
- Caneta verde: tarefas concluídas;
- Caneta amarela: tarefas com prazo se aproximando;
- Caneta vermelha: tarefas urgentes ou em atraso.
Post-It
Ainda aproveitando o material colorido, quanto mais visual estiver o seu local de estudos, melhor. E os post-its são essas ferramentas que parecem muito básicas, mas fazem toda a diferença na organização da rotina. Eles são versáteis e podem servir em várias situações.
A primeira é como forma de lembretes. Se você deixar um post-it em um lugar que os seus olhos estarão sempre em contato, você não vai esquecer de fazer aquela atividade que está anotada ali ou perder alguma data importante do semestre. Espalhe em lugares que você costuma ficar, como o seu quarto e espelho do banheiro, ou até mesmo nos materiais de estudo, como apostila, caderno e computador.
Além de lembretes, você pode construir um fluxograma das atividades que precisam ser feitas, e vamos explicar melhor como no próximo item!
Tabelas e calendários para uma rotina mais ágil
Você já ouviu falar em metodologia ágil? São formas que algumas equipes se organizam dentro das empresas para executar as suas tarefas com mais precisão e rapidez, dando prioridade sempre às demandas mais urgentes. Os métodos ágeis mais famosos, como Scrum e Kanban, podem ser reproduzidos utilizando post-its e um mural.
Com eles, você cria tabelas e calendários para separar por etapas de uma tarefa pendente. Por exemplo, dividir as atividades de cada matéria do semestre e ir cumprindo uma de cada vez, de acordo com as que são prioridades. É importante também separar uma coluna para atividades concluídas, para você ver o progresso e sentir aquela sensação de dever cumprido depois dos exercícios.
De acordo com um relatório anual da empresa de tecnologia Digital.ai, 94% das empresas usam algum projeto ágil nas operações da companhia. Portanto, se adaptar a esse modelo ainda como estudante já é uma habilidade para pôr no currículo e será um grande diferencial para buscar o primeiro emprego, caso sua área seja a tecnologia.
Como fazer a organização de estudos no dia a dia?
Finalizamos a lista de materiais de estudo, mas ainda é muito importante deixar tudo isso organizado para que o ambiente esteja adequado aos estudos, seja no seu quarto, sala ou escritório.
Primeiro de tudo, seja minimalista e deixe em cima da mesa apenas o que for necessário. Cadernos e apostila de estudo apenas da matéria de hoje, os outros guardados no armário. O bom e velho estojo não deve ser dispensado para guardar os lápis, canetas e outros materiais.
Apenas deixe o notebook na mesa se você for usar para os estudos. Se ele não for necessário hoje, deixe ele em outro lugar para evitar distrações, assim como o smartphone. Uma lousa perto da mesa pode ser uma boa dica para se planejar e colar os post-its!
Este artigo foi produzido pela equipe do Responde Aí.