ENEM: quem se informa sai na frente!

Brenna Carvalho Dicas de Redação

Compreender todas as demandas da sociedade contemporânea e estar conectado aos principais acontecimentos geopolíticos, econômicos, ambientais e científicos é um requisito básico para o candidato que deseja ingressar no ensino superior por meio da prova do ENEM 2015.

“Atualidades” é uma matéria interdisciplinar que permeia toda a prova, das ciências exatas à redação, devido a importância de se saber converter o conhecimento teórico adquirido ao longo da vida estudantil em compreensão e transformação da realidade fática em que vivemos…

Se pensarmos que o objetivo da graduação é gerar profissionais e pesquisadores que possam atuar de maneira a suprir as necessidades geradas constantemente pela nossa sociedade globalizada, estar por dentro dos fenômenos mundiais mais importantes é de extrema importância para os futuros universitários, mas o enfoque nas notícias nacionais é importantíssimo!

Dessa maneira, o candidato do ENEM 2015 precisa estar a par do que acontece no mundo e principalmente no Brasil, sabendo interpretar as notícias de maneira crítica e interligada. Por esse motivo, produzimos esse artigo visando listar motivos pelos quais estar em dia com as notícias é necessário para obter um bom resultado no ENEM. Confira:

Por que é necessário manter-se atualizado é decisivo para um bom desempenho no ENEM?

O acesso à informação é cada vez mais fácil e democrático, uma vez que a maioria dos jornais e revistas consagrados possuem versões gratuitas online. Cada vez se faz mais necessário estar informado a respeito das atualidades para não ficar para trás no vestibular…

Um melhor desempenho do candidato estar diretamente ligado ao seu nível de informação sobre a atualidade se deve a fatores como o tema da redação ser surpresa, por exemplo.

Para manter-se interado sobre as notícias da atualidade, principalmente no Brasil, é interessante que o candidato acesse pelo menos três vezes por semana websites de notícias, como o do G1, Carta Capital e Folha de São Paulo, que são fontes confiáveis e atualizadas para ler e aprender sobre os acontecimentos globais mais importantes.

Lembrando que, para desenvolver um olhar crítico, é necessário ler notícias de diferentes periódicos, sob diferentes pontos de vista.

ENEM 2015: Periodicidade e especificidade são palavras de ordem!

Alguns websites especializados em provas de vestibular fazem um resumo das atualidades do ano, o que possibilita que candidato faça uma boa revisão antes de ir para a prova do ENEM 2015.

O apanhado geral de atualidades 2015 do Guia do Estudante e o vídeo didático do professor Alexandre da Exag Vestibulares são boas opções para quem não teve tempo de acompanhar as noticias até hoje e precisa de um resumo dos acontecimentos do ano.

É importante que o candidato acompanhe as notícias com frequência e periodicidade para que não acumule muita matéria a ser estudada em cima da hora da prova. Além disso, deve-se prestar atenção às notícias que tem maior relevância para o país e o mundo, aquelas que causaram maior comoção ou impacto social, econômico e ambiental.

Por exemplo, a crise hídrica é uma notícia que provavelmente será abordada na prova do ENEM 2015 pela sua relevância nas áreas de política, economia e meio ambiente. As manifestações que pedem a volta da ditadura militar no ano do aniversário de 50 anos do fim desse regime político também é um assunto cotado para aparecer na prova.

ENEM 2015: Invista em manter-se atualizado e saia na frente!

Para obter um bom resultado no ENEM 2015, estude, atualize-se e fique mais próximo de garantir a sua aprovação.

Se você gostou desse conteúdo e ele te ajudou de alguma forma, lembre-se de compartilhar com um amigo e caso reste alguma dúvida, deixe um comentário que eu terei o prazer de esclarecer!

Até a próxima!

VEJA TAMBÉM: DICA PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NOS ESTUDOS

Vamos debater sobre?