Imagine você em um grande evento, com uma multidão de pessoas. Você precisa se comunicar, chamar a atenção para si e para a situação, administrar o público, o microfone, o aglomerado de gente.
Que sentimento isso te causa? Para muitos, pode ser puro êxtase. Tem gente que ama tudo isso, que adora estar no meio da confusão total, se estimula com esse desafio, que tem prazer em fazer parte de histórias assim.
Mas esse não é o seu caso. Só de pensar em estar em uma situação como essa, você sente até um frio no estômago. Detesta tudo isso.
E aí? Será que isso é um defeito e você precisa aprender a estar nesse lugar? Será que precisa fazer um curso de oratória, precisa enfrentar o desafio do microfone, como parte de seu amadurecimento profissional?
A “gestão de talentos”, mais moderna ferramenta de decisão profissional e seleção de recursos humanos, diz que não. Na hora de investir na vida profissional, você não tem que investir em seus “pontos fracos”, naquilo que você não tem tanto talento pra fazer. Pelo contrário. Deve investir no que tem de habilidades e potenciais naturais. Valorizar seus talentos pessoais.
É inegável que em alguns momentos, ainda que você esteja investindo em seus talentos, você terá que administrar seus pontos fracos. Então, fazer o tal curso de oratória poderá ser muito bom pra quem não tem o dom da palavra. Mas, atenção: isso funcionará, desde que você não escolha uma profissão em que o foco principal seja o microfone. Porque este não é um ponto de excelência seu. E você estará competindo com pessoas que podem ser o máximo com um microfone na mão. Um caso típico de iniciar uma competição já em desvantagem.
Agora imaginemos outra situação: você está em um ambiente com poucas pessoas, calmo, silencioso, onde seu contato é mais individualizado, e assim você pode desenvolver relações mais profundas com quem está ao seu redor. Não tem que comunicar-se com muitas pessoas, desenvolve seu trabalho em grupos pequenos ou com apenas uma pessoa de cada vez. Pode dar atenção, entender quem está ao seu lado, conhecer sua história.
Sente-se confortável colocando-se neste lugar? Então, apresentamos um grande talento seu: RELACIONAMENTO. O talento de quem gosta de relacionar-se com poucas pessoas, aprofundando-se nos contatos. Uma pessoa de “poucos e bons amigos”. Um membro valioso de equipes de trabalho, porque confia e faz-se naturalmente confiável. Um talento poderoso para profissões em que o foco sejam as pessoas, de uma forma individualizada, personalizada, em que haja necessidade de estabelecer vínculos de confiança.
Se você tem o talento do RELACIONAMENTO, há profissões fantásticas te esperando, que farão de você aquele profissional de sucesso, que todos procuram e indicam. Porque você estará investindo em seu ponto forte.
Se o momento é de decisão profissional, invista em conhecer seus talentos pessoais. São mais de trinta talentos, e você possui cerca de 5 deles com mais força e potência. Conheça-se, conheça o mercado de trabalho e decida-se com consciência. Garantia de realização pessoal e financeira. Não é isso que você está buscando? 😉