Você sabia que o que você come influencia o funcionamento do seu cérebro, sua memória e concentração?
Saber o que comer antes do Enem pode fazer diferença no seu desempenho. Afinal, você precisará de muita disposição.
Como todas as dicas para se dar bem nas provas são bem-vindas, listamos alguns alimentos que você pode colocar em sua dieta antes do Exame. Vamos lá?
O que comer antes do Enem?
Separamos várias sugestões de alimentos que te ajudarão a alcançar um bom desempenho no Enem.
Se você não gostar muito de alguns, existe a possibilidade de fazer sucos misturando com outros alimentos que você gosta, como suas frutas favoritas.
O principal é: não deixe de se alimentar bem e de forma equilibrada. Isso te ajudará a manter o seu foco e concentração nas provas!
1. Frutas
Coma frutas, dando preferência àquelas ricas em vitamina C. Assim, você melhora a absorção do ferro em seu corpo. Além disso, elas são ricas em antioxidantes, auxiliando o sistema nervoso a funcionar melhor.
Veja algumas frutas com vitamina C:
- laranja;
- tangerina;
- maracujá;
- morango;
- acerola.
Para ter um melhor equilíbrio emocional, a banana é uma ótima opção! Ela ajuda a reduzir a ansiedade.
Outra fruta que você pode colocar na dieta é o abacate. Ele é rico em vitaminas B6, B12, C e E, além de selênio, luteína, colina e outros compostos que são fundamentais para os neurônios.
2. Hortaliças de coloração verde-escura
Nas hortaliças verde-escuras, há concentração de várias substâncias boas para o sistema nervoso. Veja alguns exemplos:
Espinafre
O espinafre é um dos alimentos mais nutritivos presentes na natureza, com poucas calorias e muitas vitaminas.
Pesquisas mostram que se alimentar com espinafre ajuda a proteger o cérebro de danos dos radicais livres e do declínio da capacidade cognitiva. Ou seja, ele mantém o cérebro saudável por mais tempo ao longo da vida.
O espinafre também possui vitamina E, que é ótima para o nosso cérebro. Então, pode acrescentar ele aí em sua lista sobre o que comer antes do Enem!
Brócolis
O brócolis é rico em ácido fólico, responsável pela manutenção e bom funcionamento do cérebro.
Estudos já comprovaram que ele é capaz de diminuir o risco de desenvolver doenças degenerativas que prejudicam a memória.
Ele pode ser consumido cozido em saladas e seletas de legumes, gratinado com outros vegetais ou misturado à preparação de cremes e sopas.
3. Alimentos com ômega 3
O ômega 3 é um tipo de gordura boa que favorece a comunicação entre os neurônios, melhorando a concentração, a memória e o aprendizado em geral.
Esse nutriente está presente no salmão, na sardinha e no atum, além de sementes de linhaça e chia.
Existem cápsulas desse nutriente também! Mas é sempre bom consultar um nutricionista antes de consumir as cápsulas, pois elas são comercializadas em grande concentração e pode haver contraindicações.
4. Azeite de oliva
O Azeite de Oliva aumenta a oxigenação no cérebro, melhorando seu funcionamento.
Além disso, ele contém vitamina E, que é especialmente importante para nos proteger da demência e também aumenta o fornecimento de oxigênio no cérebro.
5. Ovos
Os ovos são ricos em triptofano e proteína, por isso fornecem bastante energia. Além disso, consumir ovos aumenta a capacidade de aprendizado.
Então, não deixe de colocá-lo em sua lista sobre o que comer antes do Enem!
6. Castanhas
Castanhas de caju e do Pará, amêndoas, amendoim e aveia são ricas em ácido glutâmico, que aumentam a função cerebral e atividade mental. Isso melhora principalmente a cognição e a memória!
7. Nozes
As nozes contém ácidos gordurosos que ajudam a otimizar a performance do cérebro. Além disso, são fonte de ferro e oxigênio para o cérebro, aumentando sua atenção e habilidade de reter informações.
8. Cereais integrais
Cereais integrais ajudam no seu raciocínio e deixarão seu cérebro mais afiado, já que melhoram o funcionamento da rede de neurônios.
9. Chocolate amargo
O chocolate possui flavonoides, antioxidantes presentes naturalmente no cacau. Eles aumentam o fluxo sanguíneo do cérebro e promovem melhora da memória.
Por isso, aquela barrinha 70% ou mais de cacau pode te ajudar a ter bons resultados!
O que não comer antes do Enem?
Assim como existem alimentos que podem te ajudar a ter um melhor desempenho, também há aqueles que podem te atrapalhar. Confira quais são eles!
1. Frituras
As frituras podem diminuir a sua atenção e sua capacidade de raciocínio, além de deixarem sensação de peso no estômago e levar a estados de sonolência. Melhor evitar, né?
2. Carnes vermelhas e gordurosas
As carnes vermelhas e gordurosas também podem gerar sonolência por serem de difícil digestão. Então, evite ingerí-las antes do Enem para não ter dificuldades durante as provas!
3. Energéticos
Muita gente acaba tomando energéticos para se manter acordado por mais tempo. Porém, eles diminuem a concentração e o foco, além de prejudicarem a qualidade do sono, que é essencial para realizar uma boa prova.
O que levar para comer na hora do Enem?
O Inep permite levar lanches para as provas, porém alguns cuidados precisam ser tomados, pois o fiscal de prova tem autonomia e autoridade para fiscalizar tudo o que você levar. Aqui estão algumas boas opções:
- frutas fáceis de serem consumidas como maçã, pera e banana.
- castanhas;
- sanduíche natural;
- barras de proteína;
- chocolate amargo;
- iogurte.
Portanto, considere:
- Levar o que for beber em um recipiente transparente e sem rótulo;
- Levar os alimentos que for comer também em recipiente transparente.
Então, agora você já sabe o que comer antes do Enem para ter um bom desempenho, certo? Aproveite e confira o nosso artigo sobre o que fazer um dia antes do Exame!