Hora de tomar talvez sua primeira grande decisão na vida: o curso universitário. Uma decisão que significa muito mais que simplesmente um curso: vai determinar os rumos de sua maneira de existir. Profissão, tipos de pessoas com as quais você vai conviver, estilo de vida, tudo isso está sendo decidido agora, com o caminho que você tomar.
Então, você tem bons motivos para investir e acertar em cheio nesta decisão. Porque o que está em jogo é a sua felicidade, como pessoa e como profissional.
Bem, mas por onde começar? Como acertar? Porque uns se dão tão bem com suas escolhas e outros passam uma vida inteira de insatisfação e insucesso?
Simplesmente porque acertar ou errar depende de algo fundamental: você se conhecer, e escolher uma profissão que coloque em ação o que você tem de melhor: seus potenciais e talentos pessoais. E pode parecer óbvio, simples, mas não é: talentos e habilidades são características pessoais que às vezes se escondem tão bem nos métodos de ensino tradicional, que podem parecer até mesmo defeitos…
Além disso, há o desafio da enorme diversidade de cursos, atualmente: são mais de 200 cursos, espalhados por todo o Brasil, com uma gama de 25 mil oportunidades de estudo! Novos cursos que você nem imagina existirem, cursos que vão se tornando defasados diante das mudanças sócio-econômicas… Há muito o que saber para tomar a decisão certa!
Complexo? Sim, mas por isso existe a orientação profissional. Para te ajudar a acertar de fato, em vez de escolher baseado em influências, padrões de status ou “achismos”.
Ok, mas quando fazer uma orientação profissional? Qual o melhor momento? Uma coisa é certa: “se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Lembra-se disso em Alice no País das Maravilhas? Super atual, ainda…
Essa é a verdade: se você não sabe que curso escolher no ENEM ou nos vestibulares, com certeza sua motivação para estudar será infinitamente menor. Toda a pressão dos estudos, que é enorme hoje, ganha um novo sentido quando você tem certeza de onde quer chegar. Então, a hora de fazer orientação profissional, é a hora em que você precisa se dedicar totalmente para os estudos que levam à vida universitária: o ensino médio.
O primeiro ano do ensino médio ainda pode esperar por esta decisão. É um momento de transição e adaptação. Para alguns estudantes, o início do segundo ano é o ideal, se a angústia da decisão já bate forte. Mas com certeza, antes de iniciar o terceiro ano, quando a pressão dos estudos aumenta demais, é chegada a hora limite para fazer uma boa orientação profissional!
E não tenha dúvidas: receber ajuda e acertar na escolha é um enorme atalho que você pega, para acertar na vida: hoje se sabe que mais de 60% dos estudantes universitários desistem de seu primeiro curso, voltando atrás, fazendo novas escolhas uma, duas, até três vezes, num processo de angústia, perda de tempo e dinheiro.
Então, hora de decidir, hora de se orientar. Busque ajuda de quem pode te ajudar a acertar em cheio! 😉