Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Tema de redação: Polícia Militar de Goiás

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

REDAÇÃO: O MARKETING DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS DESTINADO AOS JOVENS – PM GO (2003)

Relacionar bebidas alcoólicas a temas como alegria, juventude e sexualidade sempre foi uma estratégia eficaz utilizada pela propaganda para atrair novos consumidores. Nos últimos anos, contudo, o alvo dessa estratégia tem sido jovens e adolescentes, a despeito da lei que proíbe a venda de álcool a menores de 18 anos. A mais recente e importante investida da indústria de bebidas na busca de consumidores jovens brasileiros foi a introdução no mercado, a partir de 99, dos produtos “ices”, que misturam vodca, uísque, rum e cachaça com sucos, água ou qualquer outro líquido que dilua o álcool e disfarce seu sabor acentuado, tornando-o mais tolerável ao paladar juvenil.

Sobre esse assunto, apresentamos, abaixo, uma coletânea de textos. Leia-a atentamente, pois ela poderá contribuir para o desenvolvimento da sua redação.

TEXTO 1

Hoje, tratam-se crianças e adolescentes como adultos a não existe assunto ao qual não tenham acesso. Ainda que muitas vezes tenhamos vontade de mandá-las para fora da sala, prendê-las no quarto, só que é politicamente incorreto. E nada mais terrível que ser politicamente incorreto. Jornais, revistas, rádios e TVs atiram sobre crianças e jovens apelos sedutores para os quais eles não têm defesa. Não são como Ulisses que tapou os ouvidos para não ouvir o canto das sereias. Nem há como, seria necessário andar de olhos e ouvidos tapados. Culpar a quem? A indústria produz, o comércio precisa vender, os publicitários devem fazer campanhas… É o ciclo.

BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Os novos tiranos. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 1997. Revista de domingo. [Adaptado].

TEXTO 2

Beber, os adolescentes vão beber sempre. O importante é ajudá-los a não perder aulas, a não se envolver em violência, a não dirigir embriagados, a não transar sem camisinha. Se possível, fazer com que não caiam sobre seus próprios vômitos no banheiro. São lições que, por envolverem segurança e saúde dos adolescentes, deveriam constar do currículo das escolas e universidades. De forma simples, esse é o conceito de redução de danos aplicado ao álcool, ideia ainda polêmica que vem se espalhando no mundo e que no ano passado mereceu o primeiro encontro internacional, justamente no Brasil. “Uma vez que o beber está presente na sociedade, é melhor que se comece a ensiná-lo na escola”, afirma Florence Kerr-Corrêa, titular de psiquiatria da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

LEITE, Fabiane; BIANCARELLI, Aureliano. Em SP, programa ensina jovem a beber. Folha de S. Paulo, São Paulo, fev. 2003. [Adaptado].

TEXTO 3

É possível mostrar estratégias de prevenção aos riscos do álcool em uma propaganda de bebidas? O setor publicitário, apesar de reconhecer os riscos, diz que não vislumbra a idéia, defendida por alguns especialistas em álcool e drogas. “Isso é impossível. Os fabricantes não irão concordar. É contradição com o que está sendo anunciado, explicar o prazer e depois o desprazer, a alegria e a depressão”, diz Sérgio Amado, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade. Para ele, a publicidade não é “agente” na prevenção aos possíveis danos do álcool. “Se houver uma base extraordinária em casa, tudo é discutido. Você vai ensinar que a bebida é um instrumento de prazer momentâneo. A indústria da propaganda é instrumento de comunicação. O papel da educação é do Estado”, diz Amado.

LEITE, Fabiane; BIANCARELLI, Aureliano. O primeiro gole. Folha de S. Paulo, São Paulo, fev. 2003. [Adaptado].

TEXTO 4

Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2001, sobre o marketing de álcool para jovens mostra que a indústria tem esse mercado como algo crucial para maximizar as vendas. Segundo a OMS, para pessoas jovens, cinco minutos extras de exposição à propaganda do álcool na TV por dia estão associados a um aumento no consumo diário de álcool de cinco gramas. Assim, ao ver na telinha um jovem bebendo no gargalo uma Smirnoff Ice, outros jovens poderiam ser induzidos a achar que podem fazer o mesmo com as bebidas de maior teor alcóolico. Assim, conforme Mônica Gorgulho, psicóloga e presidente da Rede Brasileira de Redução de Danos, “os jovens não estão preparados para entender os danos da propaganda”.

LEITE, Fabiane; BIANCARELLI, Aureliano. O primeiro gole. Folha de S. Paulo, São Paulo, fev. 2003. [Adaptado].

Como você pode depreender da leitura da coletânea, o aumento do consumo de bebidas alcóolicas tem feito ressurgir uma antiga polêmica a respeito da influência do marketing para crianças e adolescentes. Participe do debate sobre esse assunto. Para tanto, elabore um texto DISSERTATIVO abordando o seguinte tema:

O marketing da indústria de bebidas alcoólicas destinado aos jovens.

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter